Pena Pro Nordeste

Cometa brilha em Várzea do Una

Halley Batista, Pena Nordeste Pro 2010, Várzea do Una (PE)

Halley Batista conquista vitória na paradisíaca Várzea do Una (PE). Foto: Sidnei Machado.
Luel Felipe fica com o segundo lugar. Foto: Sidnei Machado.

Depois de uma grande atuação na final, Halley Batista comemorou neste domingo (5/9) o título de campeão da quinta etapa do ANS Pro Tour em ondas de até 1 metro em Várzea do Una, São José da Coroa Grande (PE).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Várzea do Una, graças a mais uma atitude arrojada da ANS e Pena, recebeu pelo segundo ano consecutivo uma etapa do tour nordestino. A pequena vila exibiu todo seu potencial para a realização de grandes eventos, com estrutura organizada e boas ondas.

A prefeitura de São José da Coroa Grande, que sempre recebe a todos com muita alegria, mesmo depois de passar por grandes dificuldades com as enchentes, não desistiu de realizar a etapa do Pena Pro Nordeste, que movimenta a economia da cidade e incentiva o esporte na região.

O domingo de decisão foi de muita adrenalina e bons scores desde o começo do dia nas baterias das quartas-de-final, que tiveram como destaque o paraibano Ulisses Meira dominando as ações contra o cearense Felipe Martins (2°), o potiguar José Júnior (3°) e Erbeliel Andrade (4°), também da Paraíba.

Meira surfou com muita pressão para registrar 17.25 pontos dos 20 possíveis levantando o público presente. O paraibano de Mangabeira não teve a mesma sorte na semifinal, ficando em sétimo na etapa. Meira foi barrado pelos cearenses Michel Roque e Gutembergue Silva, primeiro e segundo nesta ordem.

As duas últimas vagas na grande final ficaram com os pernambucanos Halley Batista e Luel Felipe. César Aguiar, depois de cometer interferência em cima do próprio Luel e mesmo barrado na semifinal, assumiu a vice-liderança do tour à frente apenas 30 pontos do terceiro Bino Lopes.

Felipe Martins, finalista na etapa anterior do Tour, e John Max, autor da maior somatória do sábado (16.50), foram eliminados nas semifinais e terminaram a competição na quinta colocação.

As finais rolaram em ondas bastante alinhadas e abrindo para os dois lados. O bom posicionamento e a sintonia com as ondas de Una foram um dos ingredientes para Halley Batista comemorar o título de campeão do Pena Pro Nordeste, quinta etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional.

O Cometa surfou as melhores ondas da bateria. Ele iniciou o ataque com um movimento forte acelerando para voar alto para arrancar um 9.50 dos juízes e por pouco não bateu seu próprio recorde de melhor nota (9.75) conquistado no sábado durante a segunda fase da prova.

Halley, que recentemente arrastou o título de campeão do Pena Longboard Internacional em Maracaípe, teve ao seu lado a torcida local que também festejou o título.

“Este é o meu primeiro resultado positivo este ano no ANS Pro Tour, o campeonato aqui em Várzea foi de alto nível, high scores em todas as baterias e me sinto muito feliz por ter chegado à final e conquistado o título”, comemora Halley.

Com este resultado, o atleta pernambucano embolsa R$ 8 mil, 2.000 mil pontos no ranking, pula de 13° para 5° colocado e assume a liderança na briga pelo título de “rei do Nordeste” na Tríplice Coroa Pena Pro Nordeste.

“Agora vou dar o gás para fazer uma boa apresentação na etapa de Itacaré e se Deus quiser conquistar a passagem para o Hawaii. Acho que todo surfista tem que ter este passaporte para se tornar completo. Parabéns a Pena por esta iniciativa. Agradeço a Zangs que acreditou em mim e me resgatou em um momento muito difícil”, finaliza o integrante do quinteto fantástico de Maracaípe.

Luel Felipe, que nas duas últimas baterias que disputou virou nos minutos finais, cravou uma nota 8.25 em sua última onda ficando com o vice-campeonato. Ele, que também compõe o quinteto, está sem patrocínio e faz sua primeira final no tour de 2010.

Michel Roque teve nesta etapa seu melhor resultado no circuito, o cearense que avançou em primeiro em todas as baterias que disputou não conseguiu superar a dobradinha pernambucana e acabou na terceira colocação.

Gutembergue Silva, atleta ainda amador, tem planos de se profissionalizar em 2011 e foi uma das grandes surpresas do evento quando desbancou a liderança da Bahia, mandando para casa mais cedo os líderes Bruno Galini e Bino Lopes na primeira e segunda fase da competição.

 

Guto começou bem a bateria, mas não foi páreo para a dupla pernambucana, terminou em quarto e subiu uma posição do ranking do tour, agora é o sétimo.

 

Pena Air Show As feras do surf nordestino Profissional voaram alto na disputa pela premiação de R$ 1 mil. O potiguar Alan Jhones, atleta Pena, soltou o pé em um aéreo de frontside e aterrissou com perfeição para faturar a premiação do Pena Air Show.

No próximo final de semana 11, 12 e 13 de setembro, o Pena Pro Nordeste vai estar em Itacaré, cidade baiana do surf, para encerrar a tríplice coroa e sexta etapa do Tour Nordestino.

O Pena Pro Nordeste conta com patrocínio da Pena, Governo do Estado de Pernambuco, Empetur, Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande e Secretaria de Turismo. Apoio: Starboard, Haco, Eberle, Menegotti, Filati, Matesa Têxtil, Komunik Mídia Digital, Malhas Caiman e Bonor. Divulgação: Cearasurf, Waves, Surfguru, SurfBahia, Surf PE, Ondulação, Wave Wind Beach Show, ESPN e Woohoo. Realização: ANS, Abrasp, ASEA (Associação de Surf e Esportes Aquáticos de São José da Coroa Grande) e Federação Pernambucana de Surf.

 

Resultados do Pena Pro Nordeste 2010

 

1 Halley Batista (PE)
2 Luel Felipe (PE)
3 Michel Roque (CE)
4 Gutemberg Silva (CE)
5 Felipe Martins (CE)
5 John Max (RN)
7 Ulisses Meira (PB)
7 César Aguiar (PE)

Ranking do Circuito Nordestino de Surf Profissional depois de cinco etapas

1 Bruno Galini (BA) – 5.900 pontos
2 César Aguiar (PE) – 5.650
3 Bino Lopes (BA) – 5.620
4 Alan Jones (RN) – 5.270
5 Halley Batista (PE) -5.230
6 John Max (RN) – 5.110
7 Gutemberg Silva (CE) – 5.060
8 Charlie Brown (CE) – 4.760
9 Thiago de Sousa (CE) – 4.700
10º Patrick Tamberg (FN) – 4360
11º Alan Donato (PE) – 4300
12º Isaias Silva (CE)- 4260
13º Michel Roque (CE) – 4160
14º Ulisses Meira (PB) – 3950
15º Luel Felipe (PE) – 3840
16º Marcelo Nunes (RN) – 3820

Exit mobile version