Depois de um grande período de chuvas, o domingo (13/12) foi presenteado com um dia inteiro de muito sol para a realização da 12ª edição do Puc Surf. Não faltou diversão, gente bonita, surfe, altinha, slackline, brincadeiras para o público valendo prêmios, exposição de arte e muito som com DJ’s e bandas no fim de tarde.
As atividades começaram às 8 horas no Posto 3 da Barra da Tijuca com as baterias do surfe individual masculino. Apesar do mar pequeno, os competidores mostraram seu potencial e Uhane Bartel tirou leite de pedra e conseguiu fazer a única nota 10 do dia. Em uma final eletrizante, a vala de direita escolhida por Pedro Carraro e Dudu Barbetta rendeu as melhores ondas e fez a diferença para que os dois conseguissem o 1º e o 2º lugares, respectivamente.
Em seguida começaram as disputas do slackline, que impressionaram todos os presentes com seus mortais e manobras alucinantes. Quando a grande campeã Giovanna Petrucci fazia suas acrobacias com muito estilo, atraía um grande público e todos ficavam hipnotizados. Na altinha, o que chamou atenção foram os 4min53s em que a equipe “Brownie do Luiz” manteve a bola no alto sem cair e com muito suor, defendia todos os cortes. Além disso, o surfe feminino fez história: pela primeira vez a modalidade foi julgada exclusivamente por mulheres profissionais do esporte, sendo elas Cláudia Gonçalves, Gilvanilta Ferreira e Aline Adisaka. Bárbara Rizzeto mais uma vez não deixou escapar o alto do pódio. O confronto universitário foi muito disputado e dessa vez foi o time da Estácio quem levou a melhor.
A surpresa ficou por conta da 2ª edição da “Phantom Race”, uma corrida de remada que qualquer pessoa presente pode se inscrever. O primeiro a chegar na areia, depois de dar uma volta na boia colocada no mar, ganhava uma bermuda Phantom da Hurley. Yuri Fresia, da Estácio, foi curtir o dia na praia, se inscreveu na categoria, remou forte elevou a bermuda pra casa.
Com muito som, os DJ’s RV (Rogério Varella) e Maz (Thomaz Prado) agitaram a tarde com muito hip hop, rap e deep house. A novidade este ano foi a Art Wall, onde os alunos Bárbara Pereira e Diogo Franco expuseram suas artes e fizeram muito sucesso. O “test ride” das pranchas “Z surf & design”, do shaper e aluno Raphael de Sá Brito, foi bastante concorrido e as pranchas foram utilizadas até o fim do dia pelo público. As “Marias Parafinas” estavam prontas para teste também, e não deixaram ninguém errar manobra por falta de parafina.
E para fechar o dia com chave de ouro, a galera curtiu o som da banda “Neurotik Project”, que tocou músicas do Rappa, Natiruts, Bob Marley, entre outras bandas, além das autorais. E junto com um pôr do sol incrível, a banda Sent U Feelin’, fechou o dia com chave de ouro.
Resultados finais do Puc Surf 2015
SURF MASCULINO
1 – Pedro Carraro
2 – Dudu Barbetta
3 – Thomas Smith
4 – Uhane Barthel
SURF FEMININO
1 – Bárbara Rizzeto
2 – Jessica Biot
3 – Andrezza Ramos
4 – Marina Trovão
CONFRONTO UNIVERSITÁRIO
1 – Estácio de Sá
2 – PUC 1
3 – IBMR
4 – PUC 2
ALTINHA
1 – Brownie do Luiz
2 – Mandala
SLACKLINE
1 – Giovana Petrucci
2 – Blackline
3 – Luca Rocha
4 – Tiago TH
PHANTOM RACE – Ganhador: Yuri Fresia