Raoni Monteiro é uma das atrações do evento no Guarujá. Foto: Divulgação Rip Curl. |
Aos 21 anos, o surfista de Saquarema acaba de garantir a sua participação na ?Fórmula 1? do surf em 2004 e compete animado, sendo um dos favoritos à vitória, ao lado do amigo Leo Neves, atual bicampeão do Super Surf.
O evento, que encerra a temporada brasileira terá 48 surfistas, todos convidados, que disputarão um formato inédito. Todos os atletas se enfrentarão por quatro vezes, valendo as melhores somatórias de todas as fases, para avançar às quartas-de-final e assim até a decisão. Serão R$ 35 mil em premiação, sendo R$ 12 mil para o vencedor, o maior prêmio em dinheiro para o 1º colocado neste ano.
?Vai ser um campeonato diferente, legal, porque inova. Nunca competi assim e acho que a galera vai se amarrar. Estou indo para ganhar, claro, mas também quero rever os amigos e comemorar a minha vaga para o WCT. Além disso, já vou começar a entrar novamente no ritmo de competição?, comenta Raoni, que teve um desempenho significativo no Circuito Mundial WQS deste ano.
Em três das principais etapas do tour venceu um 6 estrelas (pontuação máxima) no Japão, foi o 3º colocado num 5 estrelas nas Ilhas Maldivas e o 5º em outro de nível máximo na França. ?Este ano comecei acreditando e me concentrei muito, principalmente na perna européia e na etapa japonesa e deu tudo certo. Estou há quatro anos na batalha e vinha sempre me preparando cada vez mais para chegar o meu momento?, comenta o surfista, que desde muito novo batalhou para evoluir.
Aos 13 anos, fez a sua 1ª viagem para o Havaí. Com 14, decidiu acompanhar a equipe brasileira no ISA World Surfing Games, o Mundial por equipes, na Califórnia, para aprender mais sobre campeonatos.
“Sempre quis viajar muito para me preparar. Tinha um objetivo em mente?, ressalta Raoni, que espera fazer bonito logo em sua 1ª temporada, vencendo a barreira de ser um calouro entre os melhores do planeta.
?Vou fazer o máximo e sempre surfar as ondas do jeito certo. Ganhei muita experiência nesses anos em todos os tipos de onda. Em Teahupoo tenho de entubar; em Jeffrey?s é acelerar no trilho. Cada onda tem seu jeito e estudei todas?, explica o competidor. ?Estou com muita vontade e determinado. Minha família e minha mulher (Natália) me apóiam e isso é fundamental?, completa o caçula brasileiro no WCT, que este ano terminou o ranking do WQS em 11º lugar.
Além de Raoni, a Sorriso Surf Cup terá várias estrelas do surf nacional brigando pela vitória. Desde os talentos da nova geração, como Adriano de Souza, o Mineirinho, e Hizunomê Bettero, até os veteranos Picuruta Salazar e Neno Matos, que apesar dos 43 anos, continuam em plena atividade. Outros destaques são Danylo Grillo e Binho Nunes, dois dos surfistas mais radicais do Mundo e especialista em tubos.
A competição começa nesta sexta-feira (dia 19), às 8 horas, com os 48 surfistas caindo no mar duas vezes. No sábado, também a partir das 8h, todos voltam para mais duas fases. O domingo começa no mesmo horário e fica reservado para os 16 melhores atletas, na somatória das quatro participações.
A grande final está prevista para ser disputada às 12h. Para conferir mais detalhes, visite os sites abrasp.com.br ou fpsurf.com.br .