Red Nose Tow In

Competição prestigia remada

Maresias, São Sebastião (SP)

Surf na remada é uma das categorias do Red Nose Tow In Championship em Maresias. Foto: Aleko Stergiou.

Surfar ondas grandes na remada sempre foi o grande desafio dos big riders. Mas, a busca por ondas cada vez maiores, o limite imposto pela natureza e a limitação dos equipamentos fez nascer o tow in.

Porém, os mais respeitados nomes do surf rebocado atual já provaram a que vieram remando nas grandes ondas sem o auxílio das poderosas máquinas.
 
Nomes como Rodrigo Resende, Eraldo Gueiros, Danilo Couto, Jorge Pacelli e Carlos Burle – bicampeão mundial de ondas grandes, na remada – fizeram seu nome quando o que contava era pôr a gun na água e remar forte.

 

Para prestigiar essa atitude, a Red Nose criou o Red Nose Paddle Challenge 2010, que premia com R$ 5 mil o surfista que pegar a maior onda na remada: surf convencional ou Stand Up.

Para Burle, que carimbou seu primeiro título em Todos os Santos, em 1998, o surf na remada será um fator extra na preparação dos competidores
 
“Acho interessante termos essa categoria na remada. Ela motivará a preparação física dos atletas. Mas não podemos esquecer o foco do evento, que é o tow in”, analisa Burle.
 
Já Paulo Moura, que ano passado levantou o caneco do Red Nose Tow In Championship International junto com seu parceiro Wilson Nora, afirma que vai com tudo para  o desafio.
 
“Com certeza vou remar amarradão. O tow in é um pouco diferente, mas o surf é um esporte universal e eu estou amarradão para pegar a maior onda que conseguir com minha gunzeira 8 pés”, disse ele que pretende manter a receita de 2009.
 
“Este ano vou repetir a dupla com o Nora e estamos super empolgados.  Eu e ele temos um bom relacionamento desde a época de amador e estamos bem entrosados. O Nora está no Tahiti e eu vou pra Indonésia. Quando voltarmos os treinos de tow in retornam à rotina”, conclui Moura, que já fez parte da elite do surf mundial.

Lembrando que são necessárias ondas de no mínimo 3 metros de altura para o evento ser realizado. A janela de espera será aberta no dia 15 de julho e vai até o dia 30 de novembro em Maresias, São Sebastião (SP).

 

Para se inscrever no Red Nose Paddle Challenge 2010, acesse o site da Red Nose.
 
O Red Nose Tow In Championship International 2010 é apresentado por Lupo. Patrocínio: Sea Doo, Casarini e Surf Trip. Apoio: Mega Group, Abrasmo, Prefeitura de São Sebastião, Gzero Tech, Santo Segurança, ASM, ASRM, ASSS. Divulgação: Fluir e Waves.

Exit mobile version