Guilherme Herdy é o cabeça-de-chave número 1 da competição. Foto: Ricardo Macario. |
O prazo da segunda etapa do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) começou na última segunda e vai até domingo.
As principais estrelas da competição só estréiam na terceira rodada e o cabeça-de-chave número 1 do campeonato este ano é o niteroiense Guilherme Herdy, vencedor da primeira edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha, no ano 2000.
Um total de 144 surfistas vai competir e os brasileiros vêm dominando o alto do pódio na Ilha, com o cearense Fábio Silva, o cabo-friense Victor Ribas e o catarinense Neco Padaratz faturando os títulos de 2001, 2002 e 2003, respectivamente.
A vitória no primeiro grande evento da temporada 2004 do Circuito Mundial de Surfe Profissional vale US$ 10 mil de prêmio e 1.500 pontos que vão garantir a liderança no ranking do WQS, que classifica quinze surfistas para a elite do ASP World Championship Tour (WCT).
Danilo Grillo é um dos convidados da Hang Loose no evento. Foto: Sebastian Rojas/Hang Loose. |
A lista destes 32 surfistas é formada pelos quatorze atletas mais bem colocados nos rankings do WCT e do WQS no ano passado e mais quatro convidados, sendo dois indicados pelos organizadores de cada etapa e dois pelo escritório regional da ASP.
A Hang Loose escolheu dois integrantes da sua equipe de competição, Danylo Grillo (SP) e Marcondes Rocha (AL), enquanto a ASP South America ofereceu as vagas de “wildcard” para o vice-campeão brasileiro do SuperSurf, o carioca Anselmo Correia, e para o australiano Dan Dignam, o que causou estranheza em alguns brasileiros.
Mas, o diretor regional da ASP na América do Sul, Roberto Perdigão, justificou a indicação do surfista da Austrália: “O Dan Dignam teve um grave problema com a sua inscrição para a etapa do WQS da Praia Mole (em Florianópolis-SC) no ano passado e acabou perdendo a sua bateria. Procurando minimizar os prejuízos causados pela longa viagem do atleta, a ASP South America se comprometeu em lhe dar um convite (wildcard) nas suas duas primeiras etapas da temporada 2004, decisão esta que foi aprovada pelo Tour Manager do WQS, o australiano Al Hunt, e que será posta em prática pelos outros escritórios regionais da ASP em situações semelhantes”.
O franco-brasileiro Patrick Bevan recebeu o convite da ASP South America para disputar a 19a edição do Hang Loose Pro. Foto: Dimulle/ASPEurope. |
A Hang Loose mais uma vez escolheu um dos jovens atletas da sua equipe de competição, o baiano Dennis Tihara, e a ASP South America indicou o franco-brasileiro Patrick Beven.
“Ele perdeu o prazo dos 30 dias para confirmar sua inscrição antecipada no Hang Loose Pro Contest, mas apesar de competir pela França Patrick nasceu em Niterói (RJ) e no ano passado levou a bandeira brasileira para o alto do pódio do WQS 6 estrelas da praia Mole. Ele terminou a temporada de 2003 na 21a posição no WQS após a sua vitória no Brasil e fez por merecer esta última vaga”, explicou Perdigão.
Com apresentação da Nova Schin, o Hang Loose Pro Contest 2004 conta com o patrocínio da Hang Loose e Nova Schin, co-patrocínio da Reef, Arnette e da Têxtil Picasso, apoio das surf shops Bali, Overboard, Central Surf, Uluwatu, Surf Trip, Ophicina, Bleat, Styllos, Star Point e Hot Water, além do Governo do Estado de Pernambuco, Administração da Ilha de Fernando de Noronha, Gráfica Formag’s, Revista Fluir, Waves.Terra e Nivana Turismo.
Hang Loose Pro Contest – cabeças-de-chave da terceira fase
1 Neco Padaratz (Bra) e Danylo Grillo (Bra)
2 David Weare (Afr) e Leonardo Neves (Bra)
3 Adrian Buchan (Aus) e Kirk Flintoff (Aus)
4 Eric Rebiere (Fra) e Bruno Santos (Bra)
5 Greg Emslie (Afr) e Beto Fernandes (Bra)
6 Marcelo Nunes (Bra) e Jihad Kohdr (Bra)
7 Rodrigo Dornelles (Bra) e Travis Logie (Afr)
8 Guilherme Herdy (Bra) e Dan Dignam (Aus)
9 Victor Ribas (Bra) e Marcondes Rocha (Bra)
10 Marcelo Trekinho (Bra) e Bernardo Pigmeu (Bra)
11 Armando Daltro (Bra) e Jesse Merle-Jones (Haw)
12 Renan Rocha (Bra) e Dean Randazzo (EUA)
13 Raoni Monteiro (Bra) e Pedro Henrique (Bra)
14 Danilo Costa (Bra) e Yuri Sodré (Bra)
15 Paul Canning (Afr) e Fábio Gouveia (Bra)
16 Paulo Moura (Bra) e Anselmo Correia (Bra)