A idade limite era 16 anos, mas eles surfaram como gente grande. Não deixaram nada a desejar e mostraram por que o surf brasileiro vem ganhando o Mundo. No campeonato em que Gabriel Medina foi vencedor em todas as categorias e até hoje é o único brasileiro a ser campeão da final internacional, o Rip Curl Grom Search teve a etapa inicial de sua 16ª edição consecutiva na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), nos últimos dias 7 e 8.
Clique aqui para ver a reportagem completa
Foram 112 surfistas, do Sul ao Nordeste, incluindo atletas da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Junto às disputas nas ondas, o evento contou com diversas atrações na areia, como brincadeiras e ações socioambientais, confirmando o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”.
O vídeo produzido pela Gank Filmes, tendo na trilha sonora a música Wicked Sea, do Pictures of Then, mostra tudo o que rolou no evento, desde os shows de surf e seus vencedores, à atividades na areia, bem como a tradicional confraternização e a visita de Gabriel Medina, prestigiando o evento e depois na sessão de autógrafos na loja Sul Nativo.
Das quatro finais individuais, duas ficaram para os paulistas, com Samuel Pupo, de São Sebastião, em busca de seu quinto título seguido, o bicampeonato na mirim (até 16 anos), e Diego Aguiar, de Ubatuba, faturando a grommet (até 12 anos), e duas para os catarinenses, com a pequena Tainá Hinckel, da Guarda do Embaú, que só tem 11 anos, na feminina (também com limite de 16 anos) e Leonardo Barcelos, de Imbituba, na iniciante (sub 14).
No Tag Team GoPro, a equipe “Outros Estados” foi a primeira colocada, principalmente pela grande atuação de Kauê Germano, que tirou o 9,65 e ainda dobrou a nota, por ser o “coringa” do time, também composto pelo potiguar Thomaz Carvalho, a carioca Raissa Fernandes e o catarinense Noah Machado. A competição, com praia lotada, sol e ondas de 1 metro, abriu o Circuito, que definirá os dois representantes brasileiros para a final internacional do Rip Curl Grom Search, em 2016.
Próxima
Agora, o Rip Curl tem a segunda etapa nos dias 7 e 8 de março, na praia do Tombo, em Guarujá (SP), onde serão definidos os títulos da Grommet e Iniciante. Já a Mirim e Feminina terão a decisão na praia de Maresias, antes da final internacional, reunindo os seis melhores de cada categoria, como convidados. As inscrições para a próxima disputa abrem na próxima segunda-feira (16), com a Federação Paulista de Surf. Os atletas precisam enviar e-mail inscricao@fpsurf.com.br.
O 16º Rip Curl Grom Search é uma realização da Rip Curl, com patrocínios das lojas Sul Nativo e Overboard. Apoios: Jandaia, Skullcandy, GoPro, OHP Surfboards, Skygraf, prefeituras municipais de Garopaba e do Guarujá. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federação Catarinense de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias e cobertura da Revista Fluir e portal Waves.