Confronto Ceará X Rio marca finais do SuperSurf Feminino

0

Tita Tavares garante o título da temporada se vencer a etapa baiana do SuperSurf. Foto: Thiago Braga / Site SuperSurf.
As quartas-de-final femininas abriram o penúltimo dia do SuperSurf de Itacaré e as cearenses Tita Tavares e Silvana Lima continuam disputando o título brasileiro da temporada.

 

A número 1, Tita, derrotou a potiguar Alcione Silva registrando novamente a maior pontuação na Praia da Tiririca. E a nova vice-líder do ranking Silvana Lima barrou a vice-campeã mundial Jacqueline Silva (SC) para conquistar a última vaga nas semifinais.

 

Agora, Tita enfrenta Alessandra Vieira e Silvana pega outra surfista de Saquarema (RJ), Taís de Almeida, na disputa que define as duas finalistas desta penúltima etapa do SuperSurf 2003.

 

A maré seca chegou a paralisar a competição neste sábado. Foto: Sandra Dias / Waves Check BA.
Devido à maré seca, a competição foi paralisada, sendo marcada uma chamada para iniciar as emocionantes e decisivas oitavas-de-final masculinas às 12 horas, com chance ainda do sábado ser fechado já com os quatro finalistas definidos. 
 
No masculino, a disputa do título brasileiro continua com mais candidatos do que na categoria feminina. Se repetir a vitória conquistada no SuperSurf de Itacaré no ano passado, Tita Tavares já garante por antecipação as chaves de uma Parati Cross-Over zero quilômetro da Volkswagen, que patrocina o SuperSurf 2003 junto com a TIM.

 

Taís de Almeida durante a etapa de Ubatuba. A carioca enfrenta Silvana Lima neste domingo. Foto arquivo: Nilton Santos.
As únicas concorrentes da campeã brasileira da primeira edição do SuperSurf em 2000 são a também cearense Silvana Lima e a paulista Suelen Naraisa, que perdeu para Tita e Cláudia Gonçalves (SP) logo em sua estréia na Praia da Tiririca.

 

Claudinha não conseguiu repetir suas apresentações anteriores e foi eliminada pela vice-campeã brasileira Taís de Almeida nas quartas-de-final. Taís agora vai reviver com Silvana Lima as muitas finais em que já se defrontaram nas semifinais em Itacaré.

 

Numa disputa muita acirrada, Silvana derrotou a catarinense Jacqueline Silva na última bateria feminina, antes da paralisação devido à maré seca. As condições não estavam tão boas na Praia Tiririca e por décimos – 10,14 x 10,03 pontos  – a cearense assumiu a vice-liderança no ranking do SuperSurf 2003 com a classificação para as semifinais.

 

Também por uma pequena diferença, Alessandra Vieira ganhou da ubatubense Francisca Pereira – 6,17 x 5,44 pontos – o confronto pela vaga para enfrentar a defensora do título em Itacaré, Tita Tavares.

 

O surfe feminino também deve abrir o último dia da passagem dos melhores surfistas do Brasil na única etapa nordestina do SuperSurf 2003. Tita pode comemorar a conquista do seu segundo título brasileiro por antecipação como a tricampeã brasileira Andréa Lopes (RJ) no ano passado.

 

Além da decisão masculina, que deve ser igualmente emocionante nesta reta final do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, cuja última etapa será disputada entre os dias 22 e 26 de outubro no “Maracanã” do surfe nacional, a Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

 

O  SuperSurf 2003  é uma realização do Grupo Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e tem como patrocinadores a Vokswagen Saveiro SuperSurf e TIM, com co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Wagon, Bleat e Revista Hardcore. Esta quarta etapa ainda conta com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, Rádio Gabriela FM e ACERTI. Cobertura on-line no www.abrasp.com.br

 

Quartas-de-final Feminino

 

1 Tita Tavares (CE) 13,00 x 7,56 Alcione Silva (RN)
2 Alessandra Vieira (RJ) 6,17 x 5,44 Francisca Pereira (SP)
3 Taís de Almeida (RJ) 9,33 x 3,07 Cláudia Gonçalves (SP)
4 Silvana Lima (CE) 10,14 x 10,03 Jacqueline Silva (SC)

 

Oitavas-de-final Masculino

 

1 Odirlei Coutinho (SP) x Raphael Becker (SC)
2 Eric Miyakawa (SP) x Alexandre Almeida (RJ)
3 Fábio Gouveia (PB) x Victor Ribas (RJ)
4 Flávio Costa (BA) x Wilson Nora (BA)
5 Peterson Rosa (PR) x Sávio Carneiro (PE)
6 Dunga Neto (CE) x Anselmo Correia (RJ)
7 Renato Galvão (SP) x Otávio Lima (PB)
8 Maicon Rosa (PR) x Tadeu Pereira (SP)