O campeonato mais tradicional do surfe brasileiro comemora sua 23ª edição em 2008, novamente com a indicação ?prime location? que a ASP concede aos eventos do WQS realizados em lugares com ótimas condições de ondas como as da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE).
Pelo nono ano consecutivo, o Hang Loose Pro Contest será realizado nas ondas potentes e tubulares do ?Hawaii brasileiro? entre os próximos dias 12 e 17 de fevereiro, promovendo mais um tira-teima no número de vitórias de surfistas do Brasil e de outros países, que está empatado em 12 a 12.
O campeonato permanece com nível 5 estrelas, mas com a classificação ?prime? sobe para o nível de pontuação de uma prova normal de 6 estrelas, ou seja, o campeão marca 2.500 pontos no ranking que classifica 15 surfistas para o WCT.
A premiação total oferecida aumentou para US$ 110 mil e a expectativa é de que o limite de 192 participantes seja preenchido, já que esta terceira etapa do WQS é o primeiro grande evento do ano no calendário da ASP.
Vitória brasileira – O primeiro Hang Loose Pro Contest foi disputado em 1986 e marcou a volta do circuito mundial ao Brasil, com eventos inesquecíveis na Joaquina, Florianópolis (SC).
O bicampeão mundial Tom Carroll também foi bicampeão em Florianópolis nos dois anos seguintes. Em 1990 veio a primeira mudança para o litoral paulista e logo na estréia em Guarujá, o paraibano Fábio Gouveia conquistou a primeira vitória brasileira na história do circuito mundial da ASP.
Depois de mais cinco temporadas na região Sudeste do país, em 1996 o campeonato foi transferido para o Nordeste e não saiu mais de Pernambuco.
Começou percorrendo as principais praias do litoral Sul do estado, até atingir o objetivo maior que era chegar ao Arquipélago de Fernando de Noronha.
O Hang Loose Pro Contest estreou nas ondas da Cacimba do Padre no ano 2000, com o niteroiense Guilherme Herdy inaugurando a galeria dos campeões.
A segunda edição foi premiada com o lendário pico do Abras sediando as fases decisivas e o cearense Fábio Silva faturou seu segundo título, pois já havia sido campeão na estréia do evento em Pernambuco, na Baía de Maracaípe em 1996.
A hegemonia verde-amarela em Fernando de Noronha prosseguiu com Victor Ribas e Neco Padaratz, sendo os reis dos tubos na Cacimba do Padre nos anos seguintes. Mas em 2004, o jovem Warwick Wright quebrou a série invicta de vitórias brasileiras no arquipélago e se tornou o primeiro sul-africano a ser campeão do Hang Loose Pro Contest.
Em 2005, o californiano Bobby Martinez comandou o show com nota 10 num tubão contra Dunga Neto na primeira final homem-a-homem do WQS. Em 2006, em outra decisão Brasil x Estados Unidos, Jean da Silva derrotou Gabe Kling. Já no ano passado, o espanhol Aritz Aranburu igualou o número de 12 vitórias brasileiras e estrangeiras no Hang Loose Pro Contest.
##
Domínio aussie – Os australianos dominaram os pódios do início da sua história na Joaquina, vencendo as quatro edições realizadas em Santa Catarina com um bicampeonato de Tom Carroll em 1987 e 1988.
Em 1990, o evento mudou para São Paulo e veio outro bi da Austrália com Nicky Wood em 1991/92, logo após a primeira vitória brasileira na ASP de Fábio Gouveia.
Mais dois estrangeiros venceram no Guarujá, até o paranaense Peterson Rosa recolocar a bandeira verde-amarela no alto do pódio. Uma multidão festejou seu título no evento que marcou a despedida do Hang Loose Pro Contest do Sul do país.
Em 1996, estreou em Pernambuco e os surfistas nordestinos aproveitaram o conhecimento das ondas para escreverem seus nomes na mais longa ?galeria de campeões? de um evento de surf mundial na América do Sul.
O cearense Fábio Silva venceu a primeira edição na baía de Maracaípe e o potiguar Marcelo Nunes ganhou a segunda também em Porto de Galinhas. O baiano Armando Daltro levou a única disputada na praia de Gaibú e só em 1999 o australiano Richard Lovett conseguiu quebrar a supremacia nordestina no litoral pernambucano.
Entretanto, os brasileiros reiniciaram uma segunda fase de vitórias consecutivas em 2000, quando o campeonato mudou definitivamente para Fernando de Noronha.
A 23ª edição do Hang Loose Pro Contest conta com patrocínio exclusivo: Hang Loose. Co-patrocínio: Reef, Supatech Tecidos, Brisbane e Santa Inês e conta com a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco e Administração de Fernando de Noronha. Apoio: Gráfica Formag’s, Fluir, Waves, Star Point, Uluwatu, Central Surf, Overboard, Bleat, Hot Water, Sthill, KYW, WQSurf, 900 Graus, Bali Surf Shop, Surf X-Press, Star Surf, Pro Esporte, Tchuk Thones e Surfstore. Homologação: ASP South América com apoio da Federação Pernambucana de Surf e Associação Nordestina de Surf.
Galeria de campeões do Hang Loose Pro Contest
2007 Aritz Aranburu (Esp) – Fernando de Noronha (PE)
2006 Jean da Silva (Bra) – Fernando de Noronha (PE)
2005 Bobby Martinez (EUA) – Fernando de Noronha (PE)
2004 Warwick Wright (Afr) – Fernando de Noronha (PE)
2003 Neco Padaratz (Bra) – Fernando de Noronha (PE)
2002 Victor Ribas (Bra) – Fernando de Noronha (PE)
2001 Fábio Silva (Bra) – Fernando de Noronha (PE)
2000 Guilherme Herdy (Bra) – Fernando de Noronha (PE)
2000 Crhistiano Spirro (Bra) – Maresias, São Sebastião (SP)
1999 Richard Lovett (Aus) – Maracaípe, Ipojuca (PE)
1999 Peterson Rosa (Bra) – Maresias, São Sebastião (SP)
1998 Armando Daltro (Bra) – Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)
1997 Marcelo Nunes (Bra) – Maracaípe, Ipojuca (PE)
1996 Fábio Silva (Bra) – Maracaípe, Ipojuca (PE)
1995 Peterson Rosa (Bra) – Pitangueiras, Guarujá (SP)
1994 Matt Hoy (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)
1993 Joey Jenkins (EUA) – Pitangueiras, Guarujá (SP)
1992 Nicky Wood (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)
1991 Nicky Wood (Aus) – Pitangueiras, Guarujá (SP)
1990 Fábio Gouveia (Bra) – Pitangueiras, Guarujá (SP)
1989 Glen Winton (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)
1988 Tom Carroll (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)
1987 Tom Carooll (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)
1986 Dave Macaulay (Aus) – Joaquina, Florianópolis (SC)