Volta à Ilha de Santo Amaro

Contagem regressiva para o desafio

0
2300x1533

Prova de OC6 mais longa do mundo reunirá 21 equipes neste sábado?. Superação pessoal é o verdadeiro prêmio. Foto: Douglas Aby Saber.

Força, resistência, espírito e trabalho em equipe, sincronia, estratégia. O nome já diz tudo: desafio. Neste sábado (12), na Baixada Santista, quase 200 atletas serão “testados” ao extremo na mais longa disputa de canoagem do mundo, com nada menos que 75 km ininterruptos, com remadas no mar, enfrentando correntezas e ondas, no rio, incluindo manguezal (Canal de Bertioga) e no Porto de Santos.

O 13º Desafio Onbongo Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas reunirá 21 equipes de várias partes do País em busca do tradicional título da modalidade. A expectativa é que os campeões completem o percurso em torno de seis horas. “Mas tudo pode acontecer”, avisa o idealizador da disputa e, sem dúvida, o maior entusiasta da modalidade no país, Fábio Paiva.

Ele explica que a estratégia será fundamental, com os revezamentos de atletas, uma das atrações da prova. Cada time conta com nove integrantes, seis deles na canoa e outros três indo no barco de apoio, para as trocas com a canoa em movimento. “É uma prova que exige muito preparo. Tudo conta. Sempre digo que a prova começa quando anunciamos a data. As equipes começam a se mobilizar, se organizar, com a escolha de atletas, de staffs, barcos de apoio”, ressalta Fabio Paiva.

RECORDE – A disputa deste ano terá recorde de participação, passando das 14 canoas da última edição para 21. Um dos momentos mais emocionantes será a largada, onde a estratégia de leme e a força nas remadas já contarão muito para um bom posicionamento no primeiro trecho, atravessando o Canal do Porto. De lá, os atletas enfrentam cerca de 40 km em mar, costeando a ilha de Santo Amaro, passando por todas as praias de Guarujá.

A segunda parte da prova tem um cenário completamente diferente, no Canal de Bertioga e o final no Porto, com a chegada no mesmo ponto de partida. Os atletas estarão reunidos às 9 horas, para a “roda de energia” na areia da praia da Aparecida, em Santos. A largada, em estilo “Le Mans”, com as canoas sendo empurradas para o mar, será às 9h30. “A cada ano temos procurado aumentar o número de equipes. As vagas foram preenchidas rapidamente, porque o esporte tem crescido muito”, comemora Fábio Paiva.

“Que temos registro, é a maior prova do mundo, feita direta, sem parada e no mesmo dia. A largada será emocionante. Calculo próximo de 400 pessoas na água, contando com atletas, staffs, segurança, apoios, imprensa, convidados”, complementa o organizador, destacando a complexidade da disputa. “Lógico que o preparo físico conta bastante, mas o emocional e estratégia são fundamentais”, ressalta o diretor do evento.

Entre os participantes, destaque para as equipes de Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis. “Teremos atletas de vários estados. Estamos bem felizes com esse crescimento. Outro destaque é para uma equipe júnior da região, com garotos a partir dos 13 anos, competindo na categoria open”, completa.