Junte um forte swell, um dos melhores picos para a prática do surf no Brasil e alguns dos nomes mais fortes do esporte no país quando o assunto é performance. Essa é a fórmula que tem tudo para tornar o Saquarema Surf Pro, apresentado pela Prefeitura Municipal de Saquarema, uma etapa histórica da FESERJ – Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro.
A prova vai definir os campeões profissionais do Rio de Janeiro de 2017 e dar vagas para o campeão e para a campeã na triagem da etapa brasileira do CT em 2018, caso esta siga no Estado.
O Saquarema Surf Pro vai mais uma vez juntar atletas da nova geração, como Daniel Templar e Carol Bonelli, com surfistas que já fizeram história no surf mundial, como Victor Ribas e Leandro Bastos. Todos estão com uma enorme expectativa para competir em Itaúna com ondas grandes e perfeitas, que vão chegar a 2,5m no próxima fim de semana, quando acontecem as disputas.
“Estou muito feliz com meu resultado na primeira etapa. Ficar em terceiro em uma etapa do profissional, com caras que já foram da elite, foi um grande passo para mim. Foi uma experiência muito irada! A previsão para Saquarema está muito boa, com um swell de 2,5m. Vai ser muito irado competir com os melhores do Rio em um mar grande e difícil. Saquarema não é pra qualquer um. Agora é botar a prancha grande no pé e dar o melhor no campeonato”, disse o saquaremense Daniel Templar, que este ano venceu duas etapas do CBSurf na categoria Mirim e garantiu vaga no Mundial ISA, que acontece no Japão, em setembro.
Carol Bonelli atualmente vive em Maresias, São Paulo, onde treina no Instituto Gabriel Medina, mas é saquaremense, conhece muito bem as ondas de Itaúna e sabe o que vai encontrar em Itaúna durante o swell que vai bombar durante o Saquarema Surf Pro.
“A expectativa está grande, estou acompanhando a previsão e vai ser um fim de semana de Saquarema clássico. Mesmo que agora eu esteja morando fora, aprendi a surfar em Saquarema, conheço e principalmente respeito aquele mar. Essa praia ainda é a minha casa, e poder participar de um campeonato tão importante, que vale vaga para o trials da etapa brasileria do CT, é animador. O curso de apneia está em dia. E a prancha do Joca Secco (shaper) está saindo do forno para estrear nesse mar”, contou Carol que também está garantida no Mundial ISA do Japão.
A galera mais experiente também está focada e ansiosa pra pegar Itaúna “daquele jeito”. O cabofriense Victor Ribas, terceiro melhor surfista do circuito da elite mundial em 1999, competiu na etapa de sua cidade, foi até a semifinal e quer mais na prova de Saquarema.
“Vai ser um grande prazer competir nessa etapa do Circuito Profissional do Rio em Saquarema. A primeira etapa, que rolou na Praia do Forte, já aconteceu com altas ondas e eu não ia deixar de competir em Itaúna sabendo dessa previsão”, contou o ídolo do surf brasileiro, que também comentou sobre o retorno do Circuito Profissional da FESERJ após três anos sem etapas. “Estou amarradão em estar de volta às competições. É muito bom ter o Circuito do Rio de volta e espero que a FESERJ dê continuidade, pois os grandes nomes da nova geração precisam desse circuito para aparecer no circuito brasileiro e no mundial. A gente já formou grandes surfistas no estado do Rio de Janeiro e precisamos muito que a federação dê sequência a esses eventos. Vamos estar lá em Saquarema com tudo, se Deus quiser”.
O vice-campeão da prova de Cabo Frio, Leando Bastos, está num bom ritmo. Antes de chegar muito perto da vitória na primeira etapa do Circuito 2017 da FESERJ, o carioca chegou na semifinal da 2ª etapa do Circuito Paulista Pro 2017 e atualmente ocupa o quinto lugar no ranking. O campeão do QS 6000 do Arpoador de 2010 e vice no QS 6000 de Fernando de Noronha em 2017 já separou o quiver para as bombas que vão rolar durante o Saquarema Surf Pro.
“A expectativa está enorme para essa etapa. Vou levar um equipamento que vai ter prancha de 5’11” até 6’3”. Vou chegar em Saquarema na sexta-feira. Eu amo Saquarema e espero fazer um bom resultado. Meu objetivo é chegar na final. Vai ser um espetáculo pra galera”, disse Leandro que já venceu no Circuito Profissional do Rio de Janeiro.
Ao vivo
Para ninguém perder esse campeonato que promete entrar para a história com ondas clássicas na Praia de Itaúna, a FESERJ, em parceria com a Franco Filme, irá transmitir todo o evento ao vivo pela internet. O link vai ser divulgado no páginda do Facebook da FESERJ.
Inscrições
Hoje (quinta-feira 31 de agosto) é o útlimo dia para os atletas se inscreverem na competição que vai ter as categorias Masculino e Feminino Profissional e Open.
Categoria Pro / Am (masc e fem): R$ 160
Categoria Open (amador): R$ 80
As inscrições deverão ser feitas através de depósito na conta da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ.
CNPJ 01.920.708/0001-23
Banco Itaú Unibanco | Agência: 4.074 | Conta corrente: 14.333-2
O comprovante do pagamento deve ser enviado para o e-mail contato@feserj.org.br junto com o nome do atleta e categoria para confirmação da sua inscrição.
O Saquarema Surf Pro é uma realização da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ em parceria com a Prefeitura de Saquarema e apoio de ACQUATIC, Maasai Hotel, Pousada Canto da Vila, Pousada Espuma da Praia, Pousada das Garças, Pousada Solar de Itaúna, Pousada Airumã, Padaria da Ponte, Restaurante Forno a Lenha, Supermercado Gomes, e Surf-Resgate.
Apoio institucional: Associação de Surf de Saquarema (ASS) e ABRASP.
Mais informações: contato@feserj.org.br
*Texto enviado pela assessoria de imprensa da FESERJ.