Tattoogirls

Convenção reúne tatuadoras

0

Cartaz do 1º Tattoogirls 2009. Foto: Reprodução.

A cidade de Santos (SP) sedia nos dias 17 a 19 de julho, no Clube de Regatas Saldanha da Gama, o 1º Tattoogirls. O evento visa à integração das mulheres que encontraram na pele a forma de expressar sua arte.

 

Entre as tatuadoras convidadas estão Ana Velho, primeira tatuadora do país a se tornar profissional, Claudia Macá, precursora em São Paulo, Inácio da Glória, Alexandre Dallier, o vicentino Marcelo Mordenti e Toni Marques, escritor do livro O Brasil tatuado e outros mundos.

 

Além dos artistas, várias atrações e workshops farão do evento mais um marco na história da tatuagem brasileira. Afinal, foi no Porto de Santos que tudo começou. Com a chegada do dinamarquês Knud Harald Lykke Gregersen, em 20 de julho de 1959, a tatuagem deu seus primeiros “riscos” em solo brasileiro. Instalado aos arredores do Porto, Lucky Tattoo, como ficou conhecido, deu continuidade à arte aprendida pelo seu pai.

 

Por esta razão, o 1º Tattoogirls será também uma homenagem ao pai da tatuagem moderna. “A arte chegou ao Brasil na bagagem do Lucky que se estabeleceu em Santos por mais de dez anos e passou a usar seu talento e técnicas de desenhista e pintor profissional para tatuar marinheiros e pessoas que frequentavam o Porto”, comenta Mallu Santos, idealizadora do evento.

 

O 1º Tattoogirls terá ainda uma oficina ensinando as crianças sobre a reciclagem de materiais e também haverá um espaço onde diversas ONG’s prestarão serviços de informação, a respeito de hepatites, câncer de pele, DST´s (Doenças Sexualmente Transmitidas) e violências contra a mulher.

 

A convenção atenderá as normas de segurança previstas pela Vigilância Sanitária. As profissionais só poderão trabalhar com equipamentos de proteção individual, agulhas descartáveis, tintas fracionadas e instrumentais esterilizados, por meio dos mais seguros processos conhecidos na atualidade.
 
Para obter mais informações sobre o evento, acesse o site da Tatoo Girls .