Convidados fazem a mala

0

Renan Rocha tenta melhorar a performance do ano passado, quando foi o melhor brasileiro na etapa, sendo terceiro colocado. Foto: Ricardo Mega.
Uma verdadeira maratona de baterias tomou conta da praia da Vila, em Imbituba. Em boas ondas de 1 metro e séries maiores, foram disputadas a terceira rodada e as oitavas-de-final do Nova Schin Festival 2004, penúltima etapa do WCT.

 

Confira cobertura completa do Nova Schin Festival WCT 2004.

 

Quem prestigiou as disputas nesta segunda-feira viu o havaiano Andy Irons comemorar seu terceiro título mundial consecutivo.

 

A consagração aconteceu depois da derrota do australiano Joel Parkinson para o wildcard Tânio Barreto na 13ª bateria do terceiro round.

 

Tânio entrou com tudo na bateria, encaixando várias porradas e floaters de backside.

 

Tânio Barreto cumprimenta Andy Irons pelo título conquistado pelo havaiano. Na verdade, o havaiano é quem deveria agradecer ao alagoano. Foto: Jade Dechiara.
Parko aparentava nervosismo e não fez uma boa escolha de ondas. Depois de dropar muitas ondas espumadas e ficar na dependência de uma nota acima de 8 pontos para virar o resultado, o australiano viu as esperanças de chegar ao topo do WCT irem por água abaixo.

 

Enquanto as atenções eram voltadas para o novo tricampeão mundial, o catarinense Neco Padaratz dilacerava as ondas da Vila para totalizar a maior somatória de todo o evento, 18.17 pontos. A vítima do brazuca foi o havaiano Kalani Robb.

 

Porém, Neco não conseguiu repetir a impecável atuação na rodada seguinte e foi barrado por Tânio Barreto, o carrasco do dia. O alagoano liderou a bateria durante a maior parte do tempo e chegou a ser passado pra trás a menos de um

Fábio Gouveia exibe a linha clássica desenvolvida nas direitas de Baía Formosa. Foto: Ricardo Macario.
minuto para o término.

 

Neco comemorou bastante a virada e foi ovacionado pela torcida catarinense. Porém, na contagem regressiva Tânio Barreto achou uma esquerda, mandou boas batidas de backside e novamente virou a disputa, deixando Neco desolado na areia.

 

O próximo adversário do ?carrasco? é o australiano Nathan Hedge, que despachou seu compatriota Beau Emerton e o norte-americano Cory Lopez nesta segunda-feira.

 

Além de Tânio, outros dois wildcards brasileiros fizeram a mala dos adversários na praia da Vila e seguem na briga pelo título do Nova Schin Festival. Na abertura das quartas-de-final, o paraibano Fábio Gouveia e o paulista Renan Rocha relembram os bons tempos de Tops do WCT.

 

##

 

Peterson Rosa  durante a primeira fase do Nova Schin. Foto: Nilton Santos / Nova Schin Festival.
Fabinho passou pelo norte-americano CJ Hobgood num confronto com poucas ondas e depois eliminou o pernambucano Paulo Moura numa bateria bastante disputada e que terminou com o placar de 16.00 a 13.60, com direito até a tubo do ?Fabuloso?.

 

Renan Rocha passou por Luke Egan na primeira bateria do dia e depois abusou das fortes rasgadas e batidas para despachar Richard Lovett nas oitavas-de-final.

 

O paranaense Peterson Rosa foi outro brazuca que destruiu nesta segunda-feira foi. O ?Bronco?  venceu dois confrontos 100% verde-amarelo para avançar às quartas-de-final da competição.

 

Fabinho Gouveia depois da bateria. Foto: Jade Dechiara.
A primeira vítima do paranaense foi Marcelo Nunes. A bateria foi bastante acirrada, com Peterson vencendo pelo apertado placar de 14.50 a 13.73. Em seguida, ?Bronco? venceu com folgas o baiano Armando Daltro, que vinha de uma boa vitória sobre o aussie Michael Lowe e não conseguiu entrar em sintonia com as séries nas oitavas.

 

Nas quartas, Peterson encara o australiano Tom Whitaker, que encerrou a participação do tricampeão mundial Andy Irons na etapa brasileira do WCT.

 

No duelo contra Whitaker, já como tricampeão, o havaiano não fez esforço algum para vencer. Além de errar manobras fáceis, Irons boiou durante grande parte da bateria.

 

Ao contrário do havaiano, o hexacampeão mundial Kelly Slater surfou com muita vontade nas duas baterias disputadas nesta segunda-feira. Na primeira participação, Slater deu uma escovada no garoto Adriano de Souza, o ?Mineirinho?, derrotado pelo placar de 16.27 a 8.50.

 

Em seguida, o norte-americano bateu com tranqüilidade o australiano Darren O?Rafferty. O próximo adversário de Slater é o aussie Taj Burrow.

 

A organização do Nova Schin Festival temdois dias de prazo para terminar a competição em Santa Catarina, mas necessita apenas de um. A próxima chamada para avaliação das ondas acontece às 7 horas desta terça-feira na praia da Vila, em Imbituba.

 

Os picos da Joaquina e canto direito da praia Mole também serão checados. No caso de o evento acontecer nesta terça, as baterias começam às 10 horas da manhã.