Acontece neste final de semana (18 e 19/7) na Barraca Vira-Verão, praia do Futuro, Fortaleza (CE), a segunda etapa do Circuito Cearense de Surf Profissional.
Edvan Silva defende o título conquistado em 2008, buscando se isolar ainda mais na liderança, já que foi o vencedor da etapa inaugural.
Na cola do líder vem Adilton Mariano. Segundo no ranking, ele compete no quintal de sua casa e promete um desempenho semelhante, ou quem sabe, até melhor que o da primeira etapa, em que terminou em segundo. Adilton ficou em quarto no ano passado e é um dos maiores favoritos, pois reúne totais condições de sair de sua praia vencendo a competição.
Outro que também não costuma vender barato suas derrotas e sempre figura entre os favoritos é Dunga Neto. O terceiro do ranking pode muito bem sair vencedor e até assumir a liderança do circuito ao final da etapa. O atual vice-campeão cearense busca a vitória para tomar fôlego em sua vitoriosa carreira.
O quarto colocado do ranking é o mais jovem dos que estão na briga direta dentre os top 4. Betinho Rosa tem ao seu favor um importante fator. Ele ainda tem muito para aprender e conquistar, assim como seus rivais já o fizeram. Betinho Rosa é local da praia da Leste-Oeste e apesar de ter feito boas apresentações nos circuitos que tem competido, ainda está devendo uma vitória contundente.
Fora esses gladiadores e o resto do exército cearense, ainda tem a tropa de visitantes que representa uma boa fatia das inscrições, algo em torno de 25% do total de atletas.
Todos atrás dos R$ 15 mil de premiação e mais 1.000 pontos no cearense e 250 para o Brasil Tour, a divisão de acesso à elite do surf nacional.
Como se já não bastasse ainda tem os amadores, que costumam dar dores de cabeça aos profissionais.
Caso de Gutembergue Silva, que conhece muito bem as ondas da praia e sabe como poucos tirar proveito disso. Ou de Carlos Alexandre, que treina em condições bastante semelhantes e não raramente costuma surpreender seus adversários.
Correndo por fora, mas não por isso menos importante, vem a categoria Pro Júnior.
Se por um lado os cearenses dominaram a Profissional, o mesmo não se pode dizer a respeito da categoria, dominada pelos potiguares, que ficaram com as três primeiras colocações do pódio.
Foram eles, Alan Jones, embalado por uma sequência de bons resultados no Circuito Nordestino Pro, John Max e Djakson Paulino, respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados.
Na disputa entre os Pro Juniors está em jogo uma passagem aérea internacional.
Enquanto as ondas servirão de pista de decolagem para alguns dos melhores atletas do Ceará, do Nordeste e do Brasil, as areias brancas da Barraca Vira-Verão servirão de passarela para o desfile de algumas das maiores beldades que embelezam nossas praias.
A segunda etapa do Circuito Cearense de Surf Profissional será transmitida ao vivo pelo site da Maresia .
O Maresia Cearense de Surf Profissional é apresentado pela Tent Beach Surf Shop. Patrocínio: Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Realização: Federação Cearense de Surf e Top 16 Promoções. Divulgação: Cearasurf, Waves e Fluir.