A abertura do ISA World Surfing Games contou com ondas de meio metro e séries maiores, com formação regular na praia de Jacó, Costa Rica.
Um grande público prestigiou os atletas das 26 nações inscritas no evento.
Atuais campeões e donos da casa, os costa-riquenhos começaram muito bem. Destaque para Carlos Muñoz, autor de 16.83 pontos na primeira fase da Open.
A marca obtida por Muñoz foi ultrapassada apenas pelo francês Medi Verminardi, da Ilha Reunião, que anotou 17.83 pontos em sua estreia.
mexicano Dylan Southworth, que anotou 17.83 pontos em sua estreia.
Outros atletas com boas performances nas difíceis condições do mar foram o peruano Miguel Tudela, o mexicano Dylan Southworth e o francês Dimitri Ouvré, de Guadalupe.
Devido à falta de recursos para montar uma equipe competitiva, a Confederação Brasileira de Surf (CBS) desistiu de participar do evento.
O Brasil até tem alguns surfistas participando da competição, mas atualmente eles representam Portugal – Eduardo Fernandes e os irmãos Pedro e Carol Henrique.
Eduardo e Pedrinho já estrearam em Jacó e avançaram em primeiro lugar. O primeiro abriu a competição totalizando 13.27 pontos, enquanto o ex-integrante da elite mundial obteve 13.60 em seu confronto.
Confira a transmissão ao vivo nesta segunda-feira, a partir das 11 horas (horário de Brasília).
Veja os melhores momentos do primeiro dia