Costinha e Taís de Almeida faturam SuperSurf

Costinha voa para a vitória em Saquarema, a primeira em sua carreira profissional

O ubatubense Alexandre Costa de Oliveira, o ?Costinha?, e a local de Saquarema Taís de Almeida foram os campeões da quarta etapa do SuperSurf 2002, encerrada neste domingo (04/08) em ondas de até 2,5 metros na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Mesmo com o dia nublado e com a volta do vento sudoeste o público lotou a praia para assistir as finais.

Na final masculina Costinha teve que trabalhar duro para derrotar o destemido paranaense Peterson Rosa, que estava obstinado pela vitória e atropelou os adversários que cruzaram seu caminho. O mar estava grande e mexido, ideal para o instinto do ?Bronco?, tricampeão brasileiro. Porém, Costinha também apresentou um surf consistente e conquistou seu primeiro título profissional em Saquarema.

?Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Quero apenas agradecer ao público, que prestigiou a etapa, e a todos os responsáveis por esse show que é o SuperSurf?, disse o campeão durante a entrega de prêmios. “Ganhar do Victor Ribas, depois do Fábio Gouveia e na final do Peterson Rosa, três surfistas do WCT, foi demais pra mim”, completou Costinha, que embolsou R$ 15 mil e pulou da 33a para a oitava posição no ranking.

Já Peterson Rosa entrou na água disposto a quebrar outro recorde na história do circuito brasileiro: deter o maior número de vitórias em etapas, oito, e superar o carioca Pedro Muller, seu adversário na semi, que também possui o mesmo número. Mesmo não tendo alcançado o objetivo, ele saiu de Saquarema com o recorde de maior pontuação dos três anos de história do SuperSurf: 27,67 pontos de 30 possíveis.

?Eu queria muito ter vencido, mas o Costinha mereceu. Ele teve uma carreira difícil e deu a volta por cima. Competimos juntos desde os 11 anos de idade, e inclusive já morei na casa dele, em Ubatuba, quando garoto. Foi uma grande final e todos estão de parabéns?, declarou Peterson, emocionado.

Em terceiro lugar ficaram os já veteranos Fábio Gouveia (PB) e Pedro Muller (RJ), atual presidente da ABRASP. Fabinho perdeu para Costinha na primeira semi, e o ?Águia? sucumbiu ao surf power de Peterson na segunda. Com os resultados, Maicon Rosa, nono colocado no evento, assumiu a liderança do circuito.

Em segundo lugar está o carioca Marcelo Trekinho, quinto colocado em Itaúna e campeão da primeira etapa, em Maresias (SP), com Léo Neves, morador de Saquarema que terminou em nono lugar, em terceiro e Andreas Eduardo, campeão da última etapa, em Ubatuba (SP), em quarto.

Entre as mulheres a história foi diferente, a começar pela final 100% Saquarema, com as locais Alessandra Vieira, campeã desta etapa em 2001, e Taís de Almeida disputando os R$ 5 mil de prêmio. Devido às condições extremamente difíceis, a maioria das atletas optou por surfar as ondas do inside, menos Taís, não por acaso a campeã do evento ? e campeã da etapa da Prainha no ano passado.

Com apenas 17 anos de idae, ela resolveu ir para o outside e esperou cerca de 20 minutos para pegar a única onda que surfou, mas que lhe valeu a vitória. Alessandra pegou algumas ondas no inside, mas a formação era terrível e ela não conseguiu os pontos necessários para superar a onda da amiga. No final, a atleta passou mal e teve de receber ajuda para sair da água, mas felizmente foi apenas um mal-estar devido ao grande esforço.

Em terceiro lugar ficaram as cariocas Juliana Guimarães e Andréa Lopes, que perdeu a chance de conquistar o título de tricampeã brasileira por antecipação. A próxima etapa do SuperSurf 2002 acontece entre 4 e 8 de setembro na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

Confira a cobertura completa desta quarta etapa em nossas próximas atualizações.

Resultados da quarta etapa do SuperSurf 202 ? Saquarema (RJ)

1) Alexandre Costinha (SP)
2) Peterson Rosa (PR)
3) Fábio Gouveia (PB)
3) Pedro Muller (RJ)
5) Marcelo Trekinho (RJ)
5) Vitor Ribas (RJ)
5) Jojó de Olivença (BA)
5) Tadeu Pereira (SP)

Ranking SuperSurf 2002

1º) 2.290 – Maicon Rosa (PR)
2º) 2.250 – Marcelo Trekinho (RJ)
3º) 2.240 – Leonardo Neves (RJ)
4º) 2.200 – Andreas Eduardo (SC)
5º) 2.120 – Tânio Barreto (AL)
5º) 2.120 – Beto Fernandes (SP)
7º) 2.060 – Fabrício Júnior (RN)
8º) 2.040 – Wagner Pupo (SP)
8º) 2.040 – Costinha (SP)
10º) 2.030 – Joca Júnior (RN)
11º) 2.000 – Sávio Carneiro (PE)
12º) 1.950 – Alexandre Almeida (RJ)
13º) 1.910 – Tadeu Pereira (SP)
14º) 1.870 – Peterson Rosa (PR)
14º) 1.870 – Pedro Muller (RJ)
16º) 1.860 – Jojó de Olivença (BA)

Feminino

1) Taís de Almeida (RJ)
2) Alessandra Vieira (RJ)
3) Andréa Lopes (R)
3) Juliana Guimarães (RJ)
5) Suelen Naraisa (SP)
5) Juliana Quint (SC)
5) Alcione Silva (RN)
5) Brigitte Mayer (RJ)

Ranking Brasileiro Feminino

1a) 3.590 – Andréa Lopes (RJ)
2a) 2.700 – Viviane Maria (RN)
3a) 2.680 – Brigitte Mayer (RJ)
4a) 2.450 – Juliana Guimarães (RJ)
5a) 2.340 – Suelen Naraisa (SP)

Exit mobile version