Mormaii ASP Pro Junior

Crisanto quebra recordes

Peterson Crisanto, Mormaii Pro Junior 2009, Ferrugem, Garopaba (SC)

Peterson Crisanto registra maiores pontuações do sábado no Mormaii Pro Junior. Foto: Basílio Ruy.

O paranaense Peterson Crisanto completou um incrível aéreo 360 que valeu nota 9,9 e bateu também o maior placar do Mormaii Pro Junior com os 16,15 pontos da vitória na bateria que tirou o atual campeão sul-americano do campeonato, o paulista da equipe Mormaii, Alex Ribeiro.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Antes disso, o catarinense Alejo Muniz já havia ampliado as marcas da sexta-feira, quando tirou uma nota 9,25 e somou 15,50 pontos no confronto que fechou a fase anterior.

 

No sábado de ondas de meio metro de altura na praia da Ferrugem, com a formação prejudicada pelo forte vento nordeste que soprou o dia inteiro em Garopaba, foram realizadas duas fases de cada categoria.

Franklin Serpa também avança às quartas-de-final na Ferrugem. Foto: Basílio Ruy.

Foram definidas as semifinais femininas e as quartas-de-final masculinas, mas o domingo decisivo da primeira seletiva sul-americana para o Mundial Pro Junior da ASP será inaugurado com as semifinais do Air Show, competição especial de aéreos que vale uma passagem para o Peru.

 

A atual campeã sul-americana, Diana Cristina, da Paraíba, continua defendendo o título no Mormaii Pro Junior e vai enfrentar a paulista Camila Cássia na primeira semifinal feminina. Já a segunda será disputada pela catarinense Gabriela Leite e pela capixaba Barbara Segatto.

“Estou muito feliz por ter passado essas duas baterias hoje. De manhã estava mais difícil do que essa agora, mas deu tudo certo e continuo aí na briga pelo título de novo”, confirmou a índia Diana Cristina, da Tribo Potiguara da Baía da Traição, na Paraíba.

 

Camila Cássia rasga forte para garantir vaga na semifinal feminina. Foto: Basílio Ruy.

Ela tirou as maiores notas entre as meninas, fazendo a melhor apresentação feminina do Mormaii Pro Junior em sua estréia na praia da Ferrugem, quando recebeu uma nota 7,25. Nessa bateria, Camila Cássia passou junto com ela em segundo lugar e agora as duas vão se enfrentar num confronto direto nas semifinais.

Apenas quatro meninas seguiram para o domingo, enquanto no masculino oito ainda estão na briga pelo título em Garopaba. Os primeiros a garantirem classificação foram os recordistas da sexta-feira, o baiano Franklin Serpa e o paulista Miguel Pupo.

 

“Bateria muito dificil. Petterson Thomaz também estava quebrando, fez uma manobra alucinante ontem, galera toda com alto nível”, enalteceu Franklin Serpa.

 

“O funil ta apertando e tive sorte de achar duas ondas legais e vencer”, contou o baiano, que vai enfrentar o pernambucano Ian Gouveia na primeira quarta-de-final.

Já Miguel Pupo vai encarar o novo recordista absoluto do Mormaii Pro Junior, Peterson Crisanto, na segunda bateria. “O mar ficou difícil pra caramba com esse vento forte e agora vamos pra fase do homem-a-homem. É outra tática, o jogo é mais difícil, então tem que jogar bem para poder chegar na final. Como disse ontem, meu objetivo aqui é a vitória e vou atrás dela amanhã”, prometeu Miguel, que é filho de um surfista de grande renome nacional, Wagner Pupo, assim como o pai de Ian Gouveia é um dos maiores ídolos do surfe brasileiro, Fábio Gouveia.

Ian ganhou a disputa pela segunda vaga na bateria do show de Peterson Crisanto, do atual campeão sul-americano Alex Ribeiro, que terminou em nono lugar no evento do seu patrocinador. O paranaense quebrou todos os recordes do Mormaii Pro Junior com a nota 9,90 que recebeu no fantástico aéreo 360 que arriscou nas difíceis condições do mar no sábado ensolarado em Garopaba.

“Eu me machuquei na minha primeira bateria hoje aqui. Charlie Brown não viu e passou por cima do meu pé com a prancha, mas o pessoal do Salva Surf fez um curativo legal e competi sem problemas”, contou Peterson Crisanto, que também falou sobre a maior nota do campeonato.

 

“A manobra foi irada. Estou com essa manobra no pé, treino bastante ela, mas é bem difícil, um aéreo rodando sem as mãos na borda. Quase cai na finalização, mas tive a felicidade de completar e estou muito feliz por ter conseguido bater os recordes do campeonato”.

Antes, o catarinense Alejo Muniz já tinha estabelecido novas marcas para o Mormaii Pro Junior no fechamento da terceira fase, ganhando nota 9,25 numa onda destruída por fortes batidas e rasgadas. Ele já faturou o título brasileiro sub-20 esse ano na praia do Atalaia, em Itajaí, também em Santa Catarina.

 

Agora, quer o título sul-americano e, principalmente, a classificação para o Mundial Pro Junior da Austrália. Seu primeiro adversário no domingo é outro catarinense, Magno Pacheco, na última quarta-de-final. A terceira ficou formada pelo baiano Marco Fernandez e pelo carioca Jerônimo Vargas, que passou junto com Alejo na última bateria masculina do sábado.

“Eu já vim para cá com objetivo da vitória e vou dar meu máximo amanhã para conseguir vencer essa etapa””, prometeu Alejo Muniz. “”Eu treinei bastante para fazer um bom resultado aqui e foi bem difícil hoje (sábado). O mar nessa última bateria então ficou mais difícil ainda. O vento muito forte atrapalha, não dá para ouvir as notas e eu nem sabia se tinha passado ou não. Quando cheguei na praia é que fui saber que tinha vencido, então estou muito feliz”.

 

Mormaii Pro Junior 2009

Quartas-de-final da categoria masculina

1 Franklin Serpa (BA) x Ian Gouveia (PE)
2 Miguel Pupo (SP) x Peterson Crisanto (PR)
3 Marco Fernandez (BA) x Jerônimo Vargas (RJ)
4 Magno Pacheco (SP) x Alejo Muniz (SC)

Semifinais da categoria feminina

1 Diana Cristina (PB) x Camila Cássia (SP)
2 Gabriela Leite (SC) x Bárbara Segatto (ES)

Exit mobile version