Cristina e Crisanto dominam

0

Peterson Crisanto garante título do Rip Curl Grom Search 2006 e representa o Brasil na Austrália. Foto: Ivan Storti.
Dois grandes talentos da nova geração, o paranaense Peterson Crisanto, o Urso, e a paraibana Diana Cristina, a Tininha, serão os representantes do Brasil no Mundial Sub-16 da Rip Curl na Austrália, em 2007.

 

Eles garantiram os títulos do 7º Rip Curl Grom Search, campeonato de nível nacional exclusivo para atletas até 16 anos, na etapa decisiva encerrada neste domingo na praia do Tombo, Guarujá (SP), com ondas boas de até 1 metro.

 

Foram acirradas as disputas nas duas categorias, Mirim e a Feminina. Peterson, 13 anos, mostrou muito talento ao chegar a duas finais.

 

Campeão antecipado na Iniciantes, decidiu poupar-se, ficando em quarto lugar. Depois, na Mirim, valendo vaga para o Mundial, teve uma disputa muito forte contra o paulista Matheus Toledo e o catarinense Alejo Muniz pelo primeiro lugar no ranking.

 

Matheus surfou melhor, garantiu o primeiro lugar na etapa, mas Peterson manteve-se em segundo lugar, resultado suficiente para comemorar a conquista mais importante na carreira até o momento.

 

Ele somou 1.800 pontos contra 1.729 de Matheus, atual campeão brasileiro Iniciantes. Outro forte candidato, Alejo, repetiu a terceira colocação nas outras duas etapas.

 

Rindo bastante, Peterson não escondia a felicidade e a surpresa com o novo título. ?Depois que fiz o segundo lugar na Ilha do Mel, me animei e comecei a pensar em ser também campeão Mirim, mas sabia que seria difícil. Decidi dar prioridade e deu certo. Quero muito fazer bonito lá na Austrália?, disse Urso, que a surfar aos 4 anos em Matinhos (PR).

 

Entre seus maiores incentivadores está o padrinho Peterson Rosa, tricampeão brasileiro profissional e integrante do WCT.

 

?Ele sempre deu a maior força junto com o meu pai e agora estou mostrando os resultados?, vibrou o surfista, também campeão Iniciantes (sub 14) no Rip Curl Grom Search.

 

##

 

Diana Cristina, campeã entre as meninas, volta a Austrália para disputar Grom Search International. Foto: Ivan Storti.
Garotas Na Feminina, Diana teve uma bateria muito equilibrada com a pernambucana Monique Santos, atual campeã brasileira Open, e garantiu o título por menos de meio ponto.

 

Atleta de de 15 anos, local de Baía da Traição (PB) e descendente de índios, sabia que só a vitória importava, pois não havia disputado a segunda etapa na Ilha do Mel, porque naquele dia conquistava a vitória no WQS Costão do Santinho.

 

A paranaense Nathalie Martins, outra cotada ao título, ainda estava na briga. Mas a disputa ficou mesmo entre Tininha e Monique, que mesmo fortemente gripada tentou a vitória até os segundos finais.

 

A diferença entre ela foi de apenas três décimos – 11,55 a 11,25. ?Graças a Deus, consegui essa vitória. Vou dar o gás na Austrália para trazer esse título para o Brasil?, comentou Tininha.

 

Ela já este na Austrália este ano, onde foi quinta colocada no Mundial Profissional Sub-20.

 

?Achei ruim aquele resultado. Quero ganhar?, destacou a surfista paraibana, que já representou o Brasil em outros dois mundiais da ISA – Tahiti e Estados Unidos.

 

Ainda na Feminina, Nathalie Martins, que agora mora no Guarujá, garantiu o terceiro lugar, sagrando-se vice-campeã geral.

 

A guarujaense Geórgia Paschoal também festejou a quarta colocação na etapa. ?Competi com o braço machucado e remar estava muito difícil. Vim mesmo porque queria muito um bom resultado e consegui?, afirmou.

 

Além da vaga no Mundial, que acontece junto com WCT Rip Curl Pro em Bell’s Beach,  Tininha e Peterson, ganham passagens para a Austrália e também um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação oferecidas pela Study Way/ Milton College, uma das instituições mais respeitadas daquele país.

 

Garoto 100% Na final Grommets (sub 12), Filipe Toledo, paulista de Ubatuba, novamente venceu e encerra o circuito com 100% de aproveitamento.

 

Na final, chegou a ser ameaçado pelo catarinense Cainã Barletta, mas depois arrancou um 8,25 dos juizes com uma direita bem trabalhada e assegurou a vitória.

 

?Eu já era campeão, mas foi ótimo vencer novamente. No ano passado tentei uma vitória e não passei do quarto lugar. Agora, venci todas?, disse o surfista de 10 anos, que teve a importante ajuda do pai Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional e atual campeão paulista Master.

 

?É muito bom ter o meu pai por perto porque ele já surfou muito tempo e participou de tantos campeonatos. Ele me dá toques importantes?, disse Filipe, que também é bicampeão paulista Petit.

 

Além dele e Matheus, a família Toledo esteve representada por outro irmão, David, de apenas 6 anos, o caçula do evento.

 

Cainã Barletta confirmou o segundo lugar na etapa e no ranking. O também catarinense Yan Dabercow foi o terceiro colocado, seguido do talento local Edgard Groggia.

 

##

 

Nathan Brandi simplesmente escrachou as ondas na categoria Iniciantes. Foto: Ivan Storti.
Melhor nota Já na Iniciantes, o grande vencedor foi Nathan Brandi, de Guarujá, campeão do Rip Curl Grom Search na categoria Grommets em 2004.

 

Junto com Peterson, o surfista foi um dos grandes nomes do final de semana. Garantiu a maior nota do evento, um 9,75 pontos com um tubo que arrancou aplausos na praia, levando a Kyw Best Wave, prêmio extra para o melhor desempenho da etapa.

 

Além disso, disputou duas finais apesar de dores no ombro contundido. Na Mirim, ficou com em quarto lugar, mas teve grande atuação na Iniciantes, superando Jessé Mendes, também de Guarujá, e terminou como vice-campeão do ranking.

 

?Acordei conectado com as ondas e soube aproveitar bem o mar?, frisou o surfista. Jessé Mendes foi terceiro colocado, seguido de Luan Felipe, de Praia Grande, e Peterson Crisanto.

 

Confraternização O Rip Curl Grom Search teve três etapas, sempre com a proposta de unir as disputas com um clima de confraternização entre os atletas.

 

Para tanto, foi promovida uma churrascada após a competição, quando foram exibidos vídeos.

 

“O evento foi um novamente um sucesso e a molecada gostou muito. Nossa intenção é sempre proporcionar um campeonato diferenciado?, destacou Felipe Silveira, gerente de marketing da Rip Curl no Brasil.

 

Outra atração foi o projeto de conscientização ecológica promovido pela ONG EcoOnda durante o final de semana na Praia do Tombo.

 

Um túnel de 10 metros foi montado na areia, reproduzindo na forma de painel um ambiente típico do fundo do mar ecologicamente correto e, na seqüência, uma área devastada por poluição e degradação ao meio ambiente.

 

O objetivo foi transmitir ao público a sensação de estar presente nessas duas situações,

vendo as diferenças e que ações simples, como não jogar lixo no chão, podem ajudar a combater a poluição e manter o ambiente ecologicamente correto e sustentável.

 

O 7º Rip Curl Grom Search tem patrocínio o das lojas Sul Nativo, Kyw e Back Wash. Apoio da Nivana Turismo, Study Way/ Milton College, Sticle, Sky – Artes Gráficas e Tim, com a cobertura da Revista Fluir e Waves.Terra.

 

A etapa da Praia do Tombo tem a colaboração especial da Prefeitura Municipal de Guarujá. Realização da Rip Curl, com supervisão da Federação Paulista de Surf, Associação Guarujaense de Surf e da Confederação Brasileira de Surf. 

 

##

 

Matheus Toledo, campeão Mirim, abusa das leis da física na praia do Tombo. Foto: Ivan Storti.
Resultados da terceira etapa do Rip Curl Grom Search 2006

 

Mirim (sub 16)

 

1 Matheus Toledo (SP)

2 Peterson Crisanto (PR)

3 Alejo Muniz (SC)

4 Nathan Brandi (SP)

 

Feminina (sub 16)

 

1 Diana Cristina (PB)

2 Monique Santos (PE)

3 Nathalie Martins (PR/SP)

4 Georgia Paschoal (SP)

 

Iniciantes (sub 14)

 

1 Nathan Brandi (SP)

2 Jessé Mendes (SP)

3 Luan Felipe (SP)

4 Peterson Crisanto

 

Grommets (sub 12)

 

1 Filipe Toledo (SP)

2 Cainã Barletta (SC)

3 Yan Dabercow (SC)

4 Edgard Groggia (SP)

 

Ranking final depois de três etapas

 

Mirim (sub 16)

 

1 Peterson Crisanto (PR) 1.800

2 Matheus Toledo (SP) 1.729

3 Ricardo dos Santos (SC) 1.656

4 Alejo Muniz (SC) 1.620

 

Feminina (sub 16)

 

1 Diana Cristina (PB) 2.000

2 Nathalie Martins (PR/SP) 1.900

3 Monique Santos (PE) 1.800

4 Gabriela Leite (SP) 1.466

 

Iniciantes (sub 14)

 

1 Peterson Crisanto (PR) 2.000

2 Nathan Brandi (SP) 1.900

3 Jessé Mendes (SP) 1.800

4 Gabriel Medina (SP) 1.466

4 Thiago Guimarães (SP) 1.466

 

Grommets (sub 12)

 

1 Filipe Toledo (SP) 2.000

2 Cainã Barletta (SC) 1.710

3 Wesley Santos (SP) 1.629

4 Luan Wood (SC) 1.556