Crowd desinformado e ambiente devastado

O maior tesouro de uma praia pode ser a conciência de seu freqüentadores

#Quem viaja pelo litoral brasileiro, muitas vezes não percebe o quanto as áreas costeiras têm sido impactadas pelo homem. Ou então percebe, mas acha que esse é o destino inevitável de todas as praias… Quando poluição, ocupação desordenada, desmatamento, começam a ser encaradas com naturalidade, é porque estamos diante de um grave problema.

Provavelmente você irá perguntar: E eu com isso?
Você tem tudo a ver com isso, pois as conseqüências das agressões ao meio ambiente prejudicam o seu surf e seu lazer: alteram a formação das ondas ou tornam as águas impróprias para banho, ou ainda transformam a linda paisagem da sua praia em um feio amontoado de concreto….
Na maioria dos casos, quem causa dano ao meio ambiente não sabe que está degradando a natureza. E quem poderia denunciar também não o faz por desconhecer que poderia fazer isso. A desinformação acaba sendo uma das maiores causas da destruição do meio ambiente, principalmente nas regiões litorâneas.
Em discussões promovidas por órgãos internacionais, como a ONU e a UNESCO, e também em reuniões de especialistas em meio ambiente, existe uma unanimidade em apontar a ignorância como o principal fator relacionado à devastação. Até o premiadíssimo fotógrafo Sebastião Salgado, que já viajou o mundo todo, já declarou que os piores quadros ambientais estão sempre associados à miséria e degradação social. Apesar das ligações complexas que cercam esse assunto, parece óbvio que quanto menor for a informação, maior será o estrago.
Bom, e o que pode ser feito?
As campanhas de conscientização e educação ambiental estão cada vez mais fortes, e começam a surtir efeito, mas sozinhos podemos fazer muito.
A primeira coisa é saber quais são as principais agressões que ocorrem no litoral:
– ocupaçào desordenada
– lançamento de esgotos ( clandestinos ou não)
– desmatamento
– aterros
– despejo de lixo
– lançamento de resíduos industriais
– vazamento de óleos
A segunda é simplesmente ficar de olhos abertos para evitar mais destruição. Claro que participar de alguma ONG destinada à proteção dos mares, ou associação amigos de sua praia, etc., também pode aumentar sua contribuição. A denúncia aos órgãos competentes também é um caminho (WAVES está preparando uma matéria discutindo como e para quem pode ser feita uma denúncia de crime ambiental).
Preste atenção em sua próxima caída no mar, e veja se em sua praia não acontece pelo menos uma das agressões citadas acima. WAVES está aberta para que você apresente os problemas da sua praia. Escreva e cumpra seu papel de cidadão e surfista. Usufruir de um ambiente saudável é direito de todos.

Exit mobile version