42 surfistas quebram recorde mundial de praticantes numa onda. Foto: Terra / Reuters. |
Nesta sexta-feira a praia da Macumba (RJ) entrou para a história do surfe mundial.
Depois de três tentativas, 42 atletas quebraram o recorde mundial do maior número de surfistas na onda.
A quebra do recorde aconteceu durante o primeiro dia do Petrobras Longboard Classic, sendo acompanhado por representantes da Ediouro, editora do Guinness Book no Brasil.
Depois de análise de vídeos e fotos, foi confirmada a marca de 42 surfistas na onda durante 16 segundos.
Convidados fazem círculo e dão as mãos antes da tentativa, que reuniu 59 surfistas. Foto: Terra / Reuters. |
Idealizador do evento, Rico de Souza confirmou que neste sábado os surfistas convidados voltam ao mar para uma tentativa de superar a marca estabelecida.
O recorde oficial registrado no Guinness foi estabelecido em dezembro de 2002, na praia de Manly, Austrália, quando 38 surfistas desceram a mesma onda.
?Vamos fazer nova tentativa, pois ficamos muito perto da marca anterior e queremos ampliar esta margem de segurança?, disse Rico de Souza, que colocou 59 surfistas na água para a tentativa.
?Vamos mandar todo o material para a sede do Guinness Book em Londres e aguardar a confirmação em um mês. Estávamos com três câmeras de TV posicionadas estrategicamente para documentar o feito e provavelmente não teremos problema para confirmar o recorde?, comemorou Hegel Braga, representante da Ediouro.
Rico de Souza comemorou, mas não ficou entre os recordistas. O organizador do evento foi atropelado pela prancha de Olimpinho Batista e levou uma forte pancada na panturrilha esquerda.
?Foi uma emoção muito grande, é muito difícil coordenar toda essa galera. Vamos continuar tentando aumentar o número de surfistas e espero que desta vez ninguém me atropele?, brincou Rico de Souza.
Atual recordista de distância e tempo de permanência na onda (10,1 kms e 33min15s) da Pororoca, o paranaense Sergio Laus também participou de mais esta marca mundial.
O santista Picuruta Salazar, atual líder do ranking brasileiro, também marcou presença na tentativa. De acordo com ele, foi uma oportunidade de descontrair e aliviar um pouco a pressão pela disputa do título.
?Foi muito divertido. O astral da galera do longboard é muito alto. Somos todos amigos e surfamos a mesma onda juntos. Se não conseguíssemos quebrar o recorde, a festa já teria valido a pena?, disse Picuruta.
Ele que é oito vezes campeão brasileiro de longboard, estréia neste sábado na terceira fase da competição.
Diretor do Waves.Terra, revista Fluir e Surf & Beach Show, Claudio Martins de Andrade também fez parte da festa envolvendo o recorde mundial de surfistas numa onda.
Clique aqui para ver galeria de fotos do recorde na praia da Macumba.