Entre os dias 3 e 6 de novembro, a Praia do Forte (BA) volta a receber um dos principais eventos ligados à cultura surfe do país. Nomes que fazem e fizeram a história do esporte no mundo estarão no famoso destino turístico do litoral norte baiano para compartilharem suas experiências dentro e fora da água e exibirem habilidades em diferentes áreas artísticas. Entre os principais personagens do Surf Culture Festival estarão o californiano tricampeão mundial e músico Tom Curren, o bicampeão do circuito mundial de acesso Teco Padaratz e a lenda viva carioca Ricardo Bocão.
Durante quatro dias, ruas, espaços culturais, praias e lojas da Praia do Forte, no município de Mata de São João, serão invadidos por exposições de artes e de pranchas, museus, cinema, música, workshops e debates, apresentações e clínicas de surfe. Será uma programação intensa, que fará o vilarejo respirar a cultura surfe por todos os cantos.
“Ousamos trazer um evento inédito para o Nordeste no ano passado e deu muito certo. O Surf Culture Festival oferece aos apaixonados pelo esporte e ao público em geral a possibilidade de conhecer a história do esporte no Brasil e no mundo, por uma perspectiva muito peculiar”, explica o idealizador e produtor de evento Ivan Lopes. “Todos estão convidados para sentir de perto a verdadeira essência deste esporte e estilo de vida tão fantástico”, intima Lopes.
Curren pela primeira vez – Uma dos principais ícones do surfe internacional de todos os tempos, o americano Tom Curren, 52 anos, quebrou a hegemonia dos australianos no circuito mundial em 1985, ao se tornar o primeiro americano campeão do mundo. Considerado o mestre do estilo, por revolucionar a plasticidade dos movimentos de surfar, Curren é conhecido também por ser a grande fonte de inspiração do 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater.
Tom Curren participará de sessão de autógrafos, debate, palestra, clínica de surfe e fará apresentação musical no surf Culture Festival. Multi-instrumentista desde os 15 anos de idade, o surfista faz suas experimentações musicais na bateria, no baixo, na guitarra, além de cantar e de compor. O público da Praia do Forte poderá conferir toda a virtuosidade musical do tricampeão mundial de surfe na noite sábado (5/11), no Coreto da Vila.
Outro astro do surfe que flutua muito bem nas ondas musicais é o catarinense Teco Padaratz, 45 anos. Um dos surfistas brasileiros mais influentes de todos os tempos, pioneiro no circuito mundial e bicampeão do circuito de acesso (1992 e 1999), Padaratz canta na banda 5’11, que se apresenta no mesma noite do sábado (5/11), também no coreto da vila.
Padaratz participa também de mesa redonda, apresentação de surf e dará autógrafos na exibição do filme Cutkback, no dia 4, às 19 horas, no Auditório do Instituto Baleia Jubarte. O documentário, dirigido por Alex Miranda, traz uma visão geral sobre a história do surfe no Brasil, através da trajetória, das vitórias, dos dramas e das derrotas de Teco Padaratz.
Bocão volta à Praia do Forte – Ricardo Bocão, 62 anos, é o único, entre as três principais atrações do Surf Culture Festival, que participa do evento pela segunda vez. Surfista de ondas grandes, fundador do canal de esportes radicais Woohoo, documentarista e comunicador, Bocão é membro de uma das primeiras gerações de surfistas do Rio de Janeiro. Foi um dos pioneiros também da fabricação de pranchas e nas viagens de brasileiros para o Havaí.
Com um vasto conhecimento sobre o esporte, uma ampla bagagem cultural e inteligência, Bocão é um figura que eleva, e muito, o nível dos debates sobre a cultura ligada ao surfe. Ele vai compartilhar de todo conhecimento nas mesas redondas e palestra.
Papo com os shapers baianos – Um dos momentos mais aguardados pelos surfistas é o debate entre os shapers (fabricantes de pranchas) baianos. Os experientes Ricardo Abubakir, Hilton Issa, Samir Silva, Manoel Leite e Eduardo Radar dialogarão entre si e com os espectadores sobre técnicas de fabricação, suas trajetórias, entre outros temas. O encontro acontecerá no primeiro dia do evento (3/10), no Auditório do Instituto Baleia Jubarte.
O evento – O Surf Culture Festival é uma realização da Warung Ideias e tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, Rip Curl, Liquidtrips, Usina Digital, Blue Cost e Corona Extra.
Programação do evento
Quinta-feira (3/11)
18:00 – Apresentação de filme de surfe “Searching for Tom Curren”
19:30 – Palestra denominada “Eu quero surfar em praias limpas! A responsabilidade socioambiental dos surfistas” palestrante: Carlas Circenis – bióloga e surfista
20:00– Mesa de debate com shapers baianos: Mauricio Abubakir, Hilton Issa, Samir Silva, Manoel Leite e Eduardo Radar
21:30 – Homenagens a pessoas que fazem o bem pelo surfe da Praia do Forte
21:45 – Sorteio de brindes e pranchas de surfe para a comunidade local
22:00 – Coquetel de abertura do evento com show da banda Utopia Celeste
Sexta-feira (4/11)
19:00 – Apresentação do filme de surfe “Cutback” de Teco Padaratz – Auditório Baleia Jubarte
20:30 – Apresentação da agência Liquid Trips – viagens de sonho – Auditório Baleia Jubarte
20:45 – Mesa de debate com surfistas Ricardo Bocão, Bruno Bocayuva e Teco Padaratz – Auditório Baleia Jubarte
22:00 – Noite de autógrafos com o tricampeão mundial de surfe Tom Curren, Teco Padaratz e Ricardo Bocão
22:30 – Show das bandas: A feira e Suspeitos do Rock – Coreto da Praia do Forte
Sábado (5/11)
10:00 – Clínica de surfe com Tom Curren na Praia do Lord
10:30 – Bateria de apresentação com os surfistas Tom Curren, Teco Padaratz, Mandinho e Cristiano Spirro
18:00 – Filme de surfe – biografia de Tom Curren e Kelly Slater no Instituto Baleia Jubarte
19:30 – Palestra com Bruno Lage, da Usina Digital – “Mídias sociais e o surfe”
19:45 – Cravando a borda, programa de entrevista do Woohoo, com Tom Curren e Teco Padaratz, no Instituto baleia jubarte
21: 30 – Apresentação de capoeira com mestre Kiko.
22:00 – Show com Teco Padaratz e banda 5`11” no coreto da vila
23:30 – Show com Tom Curren no coreto da vila
Domingo (6/11)
10:00 – Clínica de surfe na Praia do Lord
Simultaneamente à programação, várias outras atividades estarão acontecendo:
Exposição de pranchas e obras de arte do surfe
Soltura de tartarugas marinhas no Projeto Tamar
Painel com arte ligada ao surfe para selfies
Dj’s espalhados por vários pontos da vila
Coletiva de imprensa com Tom Curren, Teco Padaratz e Ricardo Bocão