O tricampeão mundial Tom Curren tenta aumentar a sua galeria de conquistas nesta semana no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ). Aos 47 anos, o atleta de Santa Bárbara, Califórnia (EUA), é uma das estrelas do SuperSurf ASP World Masters Championship.
Ainda com estilo limpo e polido – o que lhe garante o simpático apelido de Mr. Perfection – ele avisa que está na disputa para levantar o caneco e não quer apenas participar.
“É um evento divertido no geral. Espero ir bem. Sempre entrei nas competições para vencer e aqui não será diferente. É muito boa a ideia de um título mundial na categoria Master. A ASP deveria fazer mais campeonatos como esse. Quero ser novamente campeão mundial”, destaca o melhor do mundo em 1985, 1986 e 1990.
Curren explica que a migração para a categoria foi natural e competições como essa servem como grandes confraternizações, pelo encontro de amigos do passado. Mas para ele, o campeonato é encarado da mesma forma como antes.
“Entro para vencer. É preciso estar concentrado e achar as ondas. São só duas ondas que entram na somatória e espero encontrar as melhores da bateria”, afirma Curren.
Mesmo na função de competidor, de querer estar concentrado o tempo todo, ele sabe dividir o seu tempo para atender os fãs. O status de ídolo de gerações o agrada. “Eu gosto, é muito bom. Sinto que tive muita sorte. Fui bem na época certa. Se pudesse voltar atrás, não mudaria nada. Gostaria que tudo acontecesse da mesma forma”, revela.
“Quando surfo, sinto a mesma coisa de quando era garoto. Estar no oceano é maravilhoso. Gosto de passar bastante tempo dentro d’água”, conta o surfista, que já passou por mais de 25 países. “Ainda não conheço alguns lugares como G-Land, na Indonésia e Filipinas, por exemplo”, completa Curren.
Na sua estreia na última segunda-feira, Tom Curren ficou em terceiro na bateria vencida pelo norte-americano Shea Lopez. O brasileiro Renan Rocha ficou em segundo e o australiano Jake Patterson em quarto.
Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira às 8 horas. (horário de Brasília). Clique aqui para ver o evento ao vivo.
Leia mais