Curso de especialização em esporte com prancha

Prancha na areia

Preconceito

Existem vários esportes que apesar de serem muito antigos, conhecidos e praticados, ainda sofrem preconceitos. Os esportes com prancha (longboard, surf, skate, wakeboard, snowboard e outros) ainda enfrentam muita discriminação da sociedade.

Uma série de “rótulos” foram vinculados a estes esportes e seus praticantes. Do sensacionalismo exagerado a ridicularização desnecessária, algumas das conotações mais utilizadas são: esporte de louco, coisa de vagabundo, tentativa de suicídio, atividade de drogados, brinquedo de moleque, atitude de irresponsável, radicais e por aí vai…

Porém, talvez o que tem mais prejudicado o desenvolvimento dos esportes com prancha são os preconceitos que vêm dos próprios profissionais da área das ciências do esporte.

Na grande maioria das vezes, os preconceitos destes profissionais são causados por desconhecimento, incompreensão e/ou aversão sem justa causa a esses esportes.

Filosofia

Os praticantes dos esportes com prancha fazem parte de uma “tribo”. Cada “tribo” tem a sua filosofia. Por isso usam certos tipos de roupa, ouvem determinadas músicas, gostam dos mesmos passatempos e se comportam de forma semelhante.

As características específicas de uma “tribo” fazem com que ela seja diferente das demais. Porém, às vezes, certas “tribos” por terem uma forma de se expressar muito peculiar, acabam sendo mal-entendidas pelas outras existentes.

Nos esportes com prancha o que geralmente atrai mais pessoas são as possibilidades de fazer um esporte e se divertir ao mesmo tempo e/ou superar seus próprios limites.

Muitas vezes estas pessoas não estão preocupadas com os benefícios ou malefícios à saúde, nível de risco ou de segurança, críticas contrárias ou a favor, possibilidades de ganhar ou não dinheiro com isto.

O que os praticantes e simpatizantes dos esportes com prancha querem realmente é se divertir e/ou se superar.

Crescimento e Desenvolvimento

Os esportes com prancha têm muitos adeptos e simpatizantes tanto no Brasil como por todo o mundo. A quantidade de praticantes vem aumentando constantemente ano a ano.

O surfe no Brasil, por exemplo, já é o 3º esporte mais praticado, e entre os homens ocupa a segunda colocação na preferência nacional.

Apesar de não haver pesquisas sobre o número de skatistas que existem no Brasil, é bem visível que se trata de um dos esportes mais praticados atualmente neste país, principalmente entre os jovens.

O Brasil também tem conseguido vários resultados importantes nas competições internacionais tanto de surfe como de skate.

Tudo isto tem atraído muito o interesse da mídia e dos patrocinadores. Com mais divulgação e patrocínio a tendência é aumentar ainda mais o número de praticantes e simpatizantes.

Entretanto, em termos de atuação profissional junto aos esportes com prancha, a profissionalização das pessoas que deveriam estar trabalhando nesta área infelizmente não acompanhou o mesmo ritmo de crescimento destes esportes.

Formação Adequada e Campos de Trabalho

O número de profissionais habilitados e especializados para trabalhar com estes esportes é muito pequeno. Faltam professores, escolas, cursos, pesquisas, incentivos, interesse, apoio político, … Por isso existem muitas pessoas que não possuem a formação adequada (ex-atletas, ex-praticantes, simpatizantes e oportunistas espertinhos, etc…) trabalhando nestes esportes.

Existem várias áreas onde pode-se trabalhar com os esportes com prancha: educação física escolar, escolas de esportes, aulas particulares, oficinas, clubes, associações, condomínios, hotéis de lazer, colônias de férias, acampamentos, preparação e condicionamento físico, técnico esportivo, organização de eventos, consultoria esportiva, etc…

Existe também a possibilidade de docência nos cursos de graduação, extensão universitária e pós-graduação. Todavia, este mercado de trabalho enorme ainda é carente de profissionais devidamente habilitados e qualificados.

Para tentar suprir esta necessidade de mão-de-obra devidamente habilitada e qualificada para trabalhar com os esportes com prancha, é importante que os profissionais da área das ciências do esporte consigam se preparar para atuar junto a estes esportes num curto espaço de tempo.

Como os currículos da grande maioria das instituições de ensino ligadas às ciências do esporte ainda não estão prontos para resolver esta situação, os cursos de extensão universitária são a melhor solução no momento.

Para tanto, o Programa Nacional de Extensão Universitária do UniFMU estará oferecendo no segundo semestre deste ano, o primeiro curso de atualização em esportes com prancha do Brasil.

Este curso inédito foi idealizado e concebido por dois profissionais muito experientes tanto em termos teóricos como práticos em esportes com prancha.

Prof. Ms. Flávio Antônio Ascânio Lauro

* Professor de Educação Física.
* Especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFESP – EPM).
* Mestre em Reabilitação (UNIFESP – EPM).
* Pioneiro na implantação do skate nas aulas de Educação Física Escolar.
* Pioneiro na implantação de escola municipal de skate.
* Pioneiro no desenvolvimento de clínicas de skate junto ao SESC.
* Pioneiro no desenvolvimento de pesquisas científicas na área do treinamento físico relacionadas aos esportes praticados com prancha.
* Professor particular de skate e surfe.
* Preparador físico de skatistas profissionais, amadores e recreativos.
* Professor de Esportes Radicais (UNIMES – FEFIS).
* Professor de Esportes Radicais (FEFISA).
* Professor de Fisiologia do Exercício (UNIFMU – Educação Física).
* Skatista desde 1977 (EUA).
* Surfista desde 1980.
* Snowboarder desde 1995 (Chile e EUA).
* Wakeboarder desde 1996.
* Sandboarder desde 1997.
* Bi-campeão Brasileiro de Downhill Slide – Longboard Pro (1989/1990)
* Campeão do Rally de Skate do Pico do Jaraguá – Longboard Pro (1989).
* Vice-campeão Brasileiro de Snowboard – Slope Style Master (1996).
* Terceiro Lugar no Campeonato Brasileiro de Snowboard – Boarder Cross Master (1999).
* Organizador de vários campeonatos de skate.
* Colaborador de texto em várias revistas especializadas ou não em esportes com prancha.

Prof. Ms. Marcello Árias Dias Danucalov

* Professor de Educação Física.
* Especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFESP – EPM).
* Mestre em Farmacologia (UNIFESP – EPM).
Pioneiro na implantação do surfe nas aulas de Educação Física Escolar.
* Pioneiro na implantação do surfe em escolas públicas.
* Pioneiro no desenvolvimento de clínicas de surf junto ao SESC.
* Pioneiro na implantação do surfe como disciplina universitária (UNISANTA – FEFESP) e como curso de extensão universitária (UniFMU – Educação Física).
* Pioneiro no desenvolvimento de pesquisas científicas na área do treinamento físico relacionadas aos esportes praticados com prancha.
* Preparador físico de surfistas profissionais, amadores e recreativos.
* Professor de Fisiologia do Exercício (UniFMU – Educação Física, UNISANTA – FEFESP, UNIMONTE – Educação Física).
* Mergulhador profissional credenciado pela Marinha do Brasil.
* Surfista desde 1977 (Peru, México, EUA e Hawaii).
* Surfista competidor da categoria longboard.
* Skatista e Snowboarder (EUA).
* Colaborador de texto da revista Longboard.

Carga Horária: 70 horas (7 módulos de 10 horas).

Dias e Horários: aos sábados das 8h às 18h.

Objetivo Geral: Capacitar os profissionais da área da Educação Física em aspectos históricos, fisiológicos e metodológicos para o trabalho com atletas e praticantes de esportes com prancha.

Objetivo Específico: Capacitar o aluno do curso a trabalhar com esportes com prancha nas seguintes áreas de atuação:

a) Montagem e gerenciamento de escolas de iniciação e especialização esportivas;

b) Elaboração e condução de aulas (técnicas ou recreativas) individuais ou em grupos em academias, clubes, hotéis, etc.;

c) Elaboração, direção e execução de programas de condicionamento físico personalizados;

d) Elaboração, direção e execução de programas de treinamento para atletas profissionais e amadores;

e) Prestação de serviços de assessoria e consultoria para equipes competitivas;

f) Prevenção de lesões agudas e crônicas;

g) Emprego do método científico para obtenção de melhores resultados;

h) Aplicação dos princípios fisiológicos inerentes a cada esporte.

A Divisão dos Módulos

Os módulos poderão ser cursados em separado. Não é obrigatória a presença em todos os módulos do curso. Serão emitidos certificados referentes a cada módulo. Entretanto, o aluno que cursar todos os módulos, receberá um certificado geral de conclusão do primeiro curso de atualização em esportes com prancha do Brasil.

Módulo 1: (11 de Agosto)
Histórico dos esportes com prancha.
História no Brasil e no mundo.
Aspectos socioculturais,
Evolução dos materiais e equipamentos.

Módulo 2: (18 de Agosto)
Implantação e gerenciamento de escolas de iniciação aos esportes com prancha.
Técnicas e fundamentos.
Iniciação segura.
Desenvolvimento motor.
Os melhores locais e condições para a prática.
Origem e formação de ondas para o surf.
Tipos de pistas e obstáculos no skate.
Formação da neve, tipos de pistas e obstáculos no snowboard.
Formação de marola, tipos de barcos e de obstáculos no wakeboard.

Módulo 3 (15 de Setembro)
Fisiologia do exercício aplicada aos esportes com prancha.
Bioenergética.
Sistema cardiorrespiratório.
Sistema neuroendócrino.
Sistema muscular.
OBS: Será dada ênfase às adaptações fisiológicas ocorridas no organismo dos praticantes do Surfe, Skate, Snowboard e Wakeboard através de revisão crítica da literatura científica mundial sobre pesquisas publicadas sobre tais esportes.

Módulo 4 (22 de Setembro)
Treinamento físico aplicado aos esportes com prancha.
Como treinar praticantes de todos os níveis.
Periodização do treinamento.
Determinação de cargas de trabalho individualizadas.
Treinamento mental.
Yôga.

Módulo 5 (20 de Outubro)
Cinesiologia e biomecânica aplicadas aos esportes com prancha.
Análise dos principais grupamentos musculares envolvidos na realização das principais manobras e movimentos.
Análise das forças atuantes sobre os segmentos corporais.

Módulo 6 (10 de Novembro)
Biologia e comportamento dos tubarões e dos seres marinhos perigosos – mitos e verdades.
Professor convidado: Prof. Ms. Otto Bismark Fazzano Gadig
Mestre em Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba.
Especialista nos estudo do comportamento dos tubarões.

Módulo 7 (24 de Novembro)
Recursos ergogênicos e mecanismos de ação das drogas mais utilizadas nos esportes com prancha – mitos e verdades.
Suplementos nutricionais (creatina, aminoácidos, carboidratos, vitaminas, minerais, etc…).
Aspectos sociais do uso de drogas.
Bioquímica das principais drogas utilizadas.
Doping e as drogas não-permitidas.
Prejuízos na saúde e na performance pelo uso das drogas permitidas (fumo e álcool).

Maiores informações- 0XX11 ? 3399-3877 / 279-0059 ou acesse o site www.phorte.com

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