Ibrasurf

Curso valoriza treinamento

0

Treinamento de LPO System. Foto: Divulgação

A partir desta semana, em parceria com renomados profissionais, o Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf) coloca em prática o Programa Ibrasurf de Treinamento para Surf.

O curso acontece em São Paulo (SP), com o objetivo de oferecer um treinamento utilizando o que há de mais moderno atualmente, que são os Exercícios Funcionais, o Levantamento de Peso Olímpico (LPO System) e as Técnicas de Remada e Apnéia.

 
As aulas de Funcional e LPO System são ministradas pelos professores da USP (Universidade de São Paulo) Tiago Heck e Everson Índio, e acontecem no Parque do Ibirapuera.

“Os exercícios são em grande parte multiarticulares de cadeia cinética fechada. Em cada movimento é possível mobilizar mais de 50% da massa corporal. Ao vencer determinada resistência emprega-se força, velocidade e coordenação motora”, explica Everson Índio, judoca e preparador físico formado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP.

O treinamento é baseado nos princípios e técnicas dos exercícios funcionais e do LPO, atividade auxiliar na preparação esportiva de atletas que necessitam do aprimoramento da força e potência muscular como componente do desempenho.

“Surfistas de diferentes níveis e esportistas de diversas modalidades têm se beneficiado de programas como este em todo o mundo. Agora chegou a vez da galera de São Paulo”, diz Alexandre Zeni, free surfer que já pegou onda em mais de 15 países.

“Na maior parte dos casos são utilizados exercícios livres e integrados, onde o objetivo é melhorar a performance esportiva do dia-a-dia, sempre respeitando a individualidade biológica de cada um. Sem dúvida, estamos falando numa tendência mundial de condicionamento físico, que está modificando a maneira da preparação física para atletas”, acrescenta Tiago Heck, que trabalha há oito anos com treinamento funcional para atletas de surf, futebol, corrida, entre outros esportes.

Complementando o treinamento, o professor e recordista Christian Dequeker oferece técnicas de remada e apneia, baseado no Método de Simulação da Realidade (MSR), desenvolvido por ele nos últimos anos.

O método tem o objetivo de desenvolver a preparação física e mental em surfistas profissionais e amadores, para a obtenção do máximo desempenho e eficácia de resultados em competições, em viagens em busca de ondas grandes ou somente no free surf aos finais de semana.
 
“A principal ideia do treinamento é a planificação, organização e sistematização dos procedimentos envolvidos para a aquisição da máxima condição física e psicológica presentes em quem busca surfar em qualquer condição. No entanto, é importante saber que a melhor condição física do surfista deve permanecer constante, sempre preparado para a próxima ondulação, viagem, final de semana, ou competição”, afirma Christian Dequeker.
 
Para obter mais informações sobre o curso, entre em contato pelo telefone (0xx11) 5052-5011 ou envie mensagem para [email protected].