O Festival da Juventude começou no último final de semana (9 e 10/8) na Baía de Maracaípe, Ipojuca, Porto de Galinhas (PE), promovido pela Secretaria de Juventude de Pernambuco, cujo titular Pedro Mendes é surfista.
Com o objetivo de promover a inclusão social através da cultura, esporte e formação técnica, entre outras atividades, o festival promove cursos de salva-vidas, instrutor de escolinha e técnico de surf.
Um deles é o curso de árbitros de surf, ministrado pelo catarinense Jordão Bailo Júnior e pelo baiano Elsior Lapo Coutinho.
“Com estes cursos, depois do projeto teremos vários jovens aptos a receberem pernambucanos e turistas que procuram por estes serviços, além disso, terão novas fontes de renda para suas famílias”, declara Geraldo Cavalcanti.
Já o curso de salva-vidas, conta com presença dos havaianos Brian Keaulana e Ralph Goto, autoridades em resgate com moto aquática, além dos brasileiros Lapo Coutinho e Vitor Marçal, salva-vidas no Hawaii.
O big rider pernambucano Carlos Burle foi convidado para participar mas sua presença ainda não foi confirmada.
Cronograma do Festival da Juventude
11/8 – Finalização das inscrições do curso de instrutor de escola de surf e técnico de surf.
12/8 – Chegada e apresentação do ministrante Marcos Conde.
13, 14 e 15/8 – Curso teórico e técnico de instrutor de escolas de surf.
16 e 17/8 – Curso prático de instrutor de escola de surf e técnico de surf.
23 e 24/8 – Primeira participação dos formados nos cursos de juízes de surf e técnicos na segunda etapa do Circuito Pernambucano de Surf Amador.
27/8 – Finalização das inscrições do curso de salva-vidas.
28, 29, 30 e 31/8 e 1/9 – Curso de salva-vidas e diplomação dos formados.
31/8 e 1/9 – Oficinas de Percussão, danças populares e artes, aulas de capoeira e shows de Maracatu realizados pelos alunos do curso.
1/9 – Festa de encerramento e diplomação para os formandos.