Prainha Master

Daniel Hardman se consagra

0

A quarta e última etapa do Circuito Prainha Surf Masters 2016 terminou em festa no último domingo (4/12), no canto esquerdo do tradicional pico carioca, com ondas de meio metro e um grande clima de confraternização. 

O grande destaque da competição foi Daniel Hardman, dono da maior nota e do maior somatório de todas as disputas do último evento do calendário 2016 da ASAP (Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha). Ex-competidor profissional, Hardman se mudou para o Espírito Santo e, para não ficar longe do surfe, fez um curso de juízes da ISA (International Surfing Association). Há dois anos, Hardman vem julgando diversas competições pelo país e usou seu conhecimento técnico para vencer a categoria Pro Master. Surfando com o livro de regras debaixo do braço e arriscando todos os critérios de julgamento que elevariam sua nota, Daniel Hardman cravou a borda e arrepiou na final da categoria. Em uma direita, o atleta completou duas boas rasgadas e extrapolou numa terceira, mesmo achando que não iria voltar, mas a estratégia acabou dando certo e ele finalizou a onda com nota 9,70, uma das maiores de todo o circuito de 2016. Na matemática final, o campeão somou 16,95 pontos.

“A Prainha é uma espécie de santuário pra mim, e a coisa mais maravilhosa que eu vivenciei, depois do nascimento da minha filha, que hoje tem 11 anos e já surfa, foi vencer uma competição neste lugar. A Prainha é como se fosse um lugar sagrado e estou muito feliz por ter vencido. Este foi o lugar onde nasci e fui criado, onde aprendi a surfar. Queria agradecer muito a todo o pessoal daqui, em especial a toda diretoria da ASAP”, declarou Hardman. Como premiação, o surfista levou pra casa R$ 800 e uma prancha Wetworks.

 

O domingo também foi dedicado às disputas finais de seis outras categorias. Lula Menezes encontrou maior facilidade para pegar as melhores ondas e somou 14,25 pontos para desbancar seus adversários na categoria Legends. Márcio Mundim terminou na sua cola, com José Alla na terceira colocação e Ronaldo Moreno em quarto lugar.

 

O mesmo Ronaldo trocou a camisa de lycra e voltou pra água, garantindo o maior troféu na Super Legends, com uma distância considerável de seus adversários no somatório final. Com cerca de 5 pontos de vantagem, Moreno deixou para trás Maximo Panajoti, Marco Alho, Cabeça, Peão e Otavio Pacheco, em uma tradicional final com seis competidores. A soma de suas duas melhores notas ficou nos 13,10 pontos.

 

Numa disputa muito acirrada, Betinho Deng venceu apertado Felipe Larica na Grand Master. A diferença entre eles foi de apenas 15 décimos: 11,40 pontos contra 11,25. Guilherme Penteado e Alexandrinho completaram o pódio, respectivamente na terceira e quarta colocações.

 

Tricampeão mundial de longboard pela ISA, Marcelo Freitas levou a família toda para a Prainha no domingo e até parecia que já sabia que venceria a Master. Na presença da esposa e filha, ele desbancou Tom, Cristiano Parafina e Teozinho, levando pra casa o maior troféu da categoria.

Beto Cavallero conseguiu atingir uma das maiores médias das finais e, com 15 pontos no somatório, venceu a Grand-Kahuna em cima de Marcelo Boscoli, Ricardo Minhoca e Marco Brandão.

 

Para fechar, Duda Tedesco foi o nome da Kahuna, com 12 pontos finais. João Paulo Veiga, Joelson Tinguinha e Raphael Neto ficaram na casa dos 9 e 8 pontos.

Reconhecimento – Com a presença de autoridades, a Prainha recebeu ainda o novo certificado Five Seasons da ONG Fountadion for Environmental Education (Fundação para a Educação Ambiental). Além disso, foi hasteada a Bandeira Azul pelo quinto ano consecutivo, um reconhecimento internacional dado a praias e áreas costeiras que cumprem 33 exigências divididas em quatro áreas: educação e informação ambiental, qualidade da água do mar, segurança e gestão ambiental.

 

Resultados finais

Legends

1 Lula Menezes
2 Marcio Mundim
3 José Alla
4 Ronaldo Moreno

Super Legends

1 Ronaldo Moreno
2 Maximo Panajoti
3 Marco Alho
4 Cabeça Recreio
5 Peão
6 Otavio Pacheco

 

Kahuna

1 Duda Tedesco
2 João Paulo Veiga
3 Joelson Tinguinha
4 Raphael Neto

 

Grand Kahuna

1 Beto Cavallero
2 Marcelo Boscoli
3 Ricardo Minhoca
4 Marco Brandão

 

Pro Master

1 Daniel Hardman
2 Flávio Costa
3 Marcelo Bispo
4 Angelino Santos

 

Master

1 Marcelo Freitas
2 Tom
3 Cristiano Parafina
4 Teozinho

 

Grand Master

1 Betinho Deng
2 Felipe Larica
3 Guilherme Penteado
4 Alexandrinho