Sunset Beach

Daniel Ross é campeão do WQS

0

Rodrigo Dornelles está fora da lista de classificados à elite mundial. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Daniel Ross, 26 anos, é o campeão do World Qualifying Series 2009. Ele passou para as quartas-de-final com o também australiano Mick Fanning, número 1 do ASP World Tour, e seus principais adversários perderam nas ondas gigantes de 3 a 4 metros com séries ainda maiores da quinta-feira em Sunset Beach.

Clique aqui para ver o vídeo

Na outra ponta da tabela, Marco Polo, que faz 28 anos no próximo dia 8, está quase dentro da elite do ano que vem, para formar um trio brasileiro com o paulista Adriano de Souza e o potiguar Jadson André.

Ele só sai do G-15 do WQS se o também catarinense Alejo Muniz vencer a O´Neill World Cup of Surfing.

 

Alejo Muniz precisa vencer em Sunset para garantir classificação ao World Tour. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

Mesmo perdendo na estreia para Andy Irons e o uruguaio Marco Giorgi, Marco Polo só caiu uma posição, para 13a, quando Tanner Gudauskas ganhou a bateria inédita com os irmãos Patrick e Dane, que acabaram sendo superados pelo havaiano Mason Ho.

A batalha pelas últimas vagas para o ASP World Tour 2010 foi intensa nas grandes ondas de Sunset Beach, principalmente nas oitavas-de-final.

 

O gaúcho Rodrigo Dornelles não passou da sua primeira defesa do 14o lugar no ranking, sendo eliminado pela única onda boa de Alejo Muniz, que valeu a maior nota da bateria – 8,67.

 

Ele controlou bem as manobras numa direita gigante e na mesma série o australiano Adrian Buchan tirou um 8,5 para confirmar a vitória.

Na abertura das oitavas, mais dois brasileiros que estavam na briga direta para entrar no G-15 entraram juntos, porém ambos pararam no havaiano Kekoa Bacalso e o irlandês Glenn Hall, que continua na luta para voltar ao ASP Tour.

 

O catarinense Willian Cardoso adiou o sonho da classificação e o pernambucano Bernardo Pigmeu até chegou a liderar a bateria, mas não veio a onda nos minutos finais para ele conseguir os 6,64 pontos para continuar no campeonato. Ainda assim, com o terceiro lugar Pigmeu foi para 14.o no ranking, pena que seu nome tenha ficado pouco tempo na lista.

Depois da dupla eliminação, o paranaense Jihad Khodr deu novo ânimo ao Brasil ao vencer a segunda oitava-de-final, no entanto ele está se despedindo da elite mundial no Havaí e não tem chances de alcançar o grupo dos 15 do WQS.

 

O catarinense Neco Padaratz tinha, mas ficou em último na quarta bateria, a que acabou tirando dois brasileiros do G-15 numa tacada só. O francês Joan Duru dançou em terceiro e mesmo assim subiu para 13.o lugar no ranking.

 

O havaiano Dusty Payne avançou para as quartas-de-final e foi para 15o, com Bernardo Pigmeu caindo para 16.o e Rodrigo Dornelles para 18o, frustrando as tentativas dos dois de retornarem ao Dream Tour da ASP esse ano.

Também nas oitavas-de-final foi definido o número 1 do WQS 2009. Desde os títulos seguidos de Mick Fanning e Jake Paterson em 2001 e 2002, respectivamente, que a Austrália não conseguia isso. Daniel Ross assumiu a ponta na “perna européia” e não disputou as etapas seguintes, nem a fortíssima “perna brasileira de fim-de-ano”, mas ninguém o ultrapassou.

 

Só voltou a competir na Tríplice Coroa Havaiana e depois de passar junto com Mick Fanning, viu os maiores concorrentes caindo até a última bateria do dia, quando o californiano Brett Simpson foi barrado por Alejo Muniz.

O catarinense também despachou um candidato as últimas vagas para o ASP Tour, o também americano Austin Ware, na disputa vencida por uma das estrelas da elite na World Cup of Surfing, Bede Durbidge. Outra é Joel Parkinson, que venceu a bateria em que o australiano concorrente de Daniel Ross, Adam Melling, despediu-se da competição.

 

No confronto seguinte, o vice-líder Patrick Gudauskas terminou em último contra os irmãos que precisavam de um bom resultado, principalmente o Tanner, que passou em primeiro e confirmou sua classificação para a elite de 2010.

 

Mesmo com Patrick não podendo ser o número 1 do WQS, a família festejou a entrada de dois Gudauskas nos top-44 da ASP.

 

Quartas-de-final

1 Kekoa Bacalso (Haw), Daniel Ross (Aus), Jihad Khodr (Bra) e Dusty Payne (Haw)
2 Mick Fanning (Aus), Glenn Hall (Irl), Pancho Sullivan (Haw) e Torrey Meister (Haw)
3 Joel Parkinson (Aus), Taylor Knox (EUA), Tanner Gudauskas (EUA) e Alejo Muniz (Bra)
4 Sunny Garcia (Haw), Kai Otton (Aus), Bede Durbidge (Aus) e Mason Ho (Haw)