No último domingo (11/9), muito sol, vento leste e ondas pequenas um seleto time de surfistas da novíssima geração brasileira se encontraram para medir forças no dia decisivo da etapa Barra da Tijuca do Estadual Sub14.
As emoções começaram pelos mais novos, que estrearam na competição, abrindo as disputas nas categorias Pré Petit (até 08 anos) e Petit (até 10 anos).
Na sequência vieram as semifinais e as baterias decisivas do Guaraviton apresenta Circuito WQSurf Oakley Estadual de Surf Sub14. A primeira final na água foi a da categoria Feminina. Maju Freitas, que viaja terça-feira para Portugal onde representa o Brasil no ISA Surfing Games, dominou as ações, vencendo com facilidade. Na disputa pelo vice, Joana Camargo foi a segunda classificada, com paulista Isabela Saldanha em terceiro e Julia Duarte em quarto lugar.
Em seguida os finalistas da Pré Petit entraram na água. Enzo Telles, vencedor da primeira etapa, começou dominando a disputa, mas o natalense Victor Santos surfou uma boa onda, reentrando com bastante segurança e conseguiu abrir vantagem. Victor finalizou em primeiro, com Enzo em segundo, seguido de Nathan Hereda e Ramon Kurpan.
Na Petit, quem dominou as ações foi surfista de São Paulo Ryan Kainalo, que marcou 11,75 pontos no somatório das duas ondas, enquanto Gabriel Dantas, o vice, que chegou mais perto ficou com 6,85 pontos. Completaram a decisão os saquaremenses Rickson Falcão e Rafael Lufty, terceiro e quarto colocados respectivamente.
Ryan Kainalo quase fez uma dobradinha na categoria Infantil, mas foi superado pelo surfista de Maresias, Caio da Costa. Caio estava bem à vontade nas ondas pequenas e cheias, conseguindo imprimir boa velocidade para chegar aos 13,50 pontos para garantir o primeiro posto. Ryan nessa decisão ficou com 9,25 pontos. Completaram essa bateria Rodrigo Saldanha, terceiro, e Guilherme Lemos, o quarto classificado.
Já na principal decisão do dia, na categoria Iniciantes, que teve recorde de inscritos na temporada (35 atletas), uma bateria que encheu os olhos daqueles que apostam no futuro do surfe brasileiro. Apesar do vento leste ter apertado e as ondas estarem bem difíceis, os quatro competidores mostraram muito talento. Os quatro finalistas tiveram chance de vencer, mas a estrela de Daniel Templar falou mais alto. Com uma direita surfada com maestria, deu duas rasgadas espetaculares e finalizou com uma boa batida. Uma onda que valeu 9 pontos e o título da etapa.
Nesse confronto Caio da Costa finalizou em segundo, seguido de Cauã Costa e do atual campeão estadual, Valentino Belga que não conseguiu uma onda mais consistente.
Antes das baterias finais aconteceu o Desafio Guaraviton, encontro que premiou a melhor manobra. Dez surfistas entraram na água junto com o profissional Samuel Igo, atleta Guaraviton para uma exibição. E quem se deu bem nesse confronto mais uma vez, foi o cearense Cauã Costa, na primeira etapa o aéreo foi com as mãos e desta vez ele deu um espetacular aéreo rodando sem as mãos.
Resultados
Feminino Iniciantes
1 Maju Freitas
2 Joana Camargo
3 Isabela Saldanha
4 Julia Duarte
Pré Petit
1 Victor Santos
2 Enzo Telles
3 Nathan Hereda
4 Ramon Kurpan
Petit
1 Ryan Kainalo
2 Gabriel Dantas
3 Rickson Falcão
4 Rafael Lufty
Infantil
1 Caio da Costa
2 Ryan Kainalo
3 Rodrigo Saldanha
4 Guilherme Lemos
Iniciantes
1 Daniel Templar
2 Caio da Costa
3 Cauã Costa
4 Valetino Belga