Cyclone Nova Geração

Danilo começa com tudo

0

A previsão se confirmou e o último domingo amanheceu com sol e clima agradável para o encerramento da primeira etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração 2012 na praia de Itacoatiara, Niterói (RJ). 

 

As disputas aconteceram em ondas de meio metro com ótima formação, próximo a pedra do Costão. O mar estava perfeito para a garotada de até 14 anos, que a cada competição demonstra estar mais madura. 

 

Além de Niterói, o evento contou com a presença de atletas de Saquarema, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro e São Francisco do Sul (SC).

 

O grande destaque foi Danilo de Souza, atleta da Cyclone. Danilinho surfou com muita habilidade, segurança e frieza para virar resultados desfavoráveis nos últimos instantes de bateria. 

 

Autor de notas altas ao longo do campeonato, ele faturou a Infantil e ficou em segundo na Iniciante.

 

A final da categoria Pré-petit (Sub 8) foi formada por quatro surfistas de cidades diferentes. Yan Söndahl de São Francisco do Sul saiu de Itacoatiara com o título da primeira etapa. 

 

Com uma diferença de menos de um ponto, Raphael Castro, do Rio de Janeiro, ficou em segundo. O saquaremense Diego Templar, caçula da competição, foi o terceiro, e o local Yan Maia o quarto.

 

Na Petit (Sub 10), o niteroiense Valentino Belga, campeão da primeira etapa do estadual, fez valer o conhecimento das ondas de Itacoá para derrotar três visitantes,. O atleta faturou o segundo caneco em duas semanas. 

 

Daniel Templar de Saquarema defendia o título, mas desta vez foi o vice. Kauai Pinheiro de Arraial do Cabo ficou em terceiro, e seu xará Kauai Marinho, de Saquá, finalizou em quarto.

 

Danilo de Souza fez uma campanha impecável na Infantil (Sub 12), e passou todas as baterias em primeiro. Na decisão ele conseguiu a maior nota e venceu com folga. 

 

Paulo Renato, que voltou às competições neste ano, garantiu o segundo lugar. Daniel Templar exibiu boas batidas, mas terminou em terceiro, enquanto Vitor Ferreira foi o quarto.

 

Antes da decisão da principal categoria da nova geração, entrou na água uma bateria de exibição com surfistas profissionais. Simão Romão, atual vice-campeão brasileiro e local do Arpoador, prestigiou o evento para acompanhar Anderson “Picachu” e Douglas “DDD”, atletas do Favela Surf Clube. 

 

O surfista aplicou suas famosas patadas de backside, mas não foram suficientes para barrar o experiente Guilherme Herdy, que estava inspirado e apresentou um repertório variado para ficar com o primeiro lugar.

 

Marcelo Maia, que representou Niterói nas competições estaduais e nacionais na década de 80, continua com o surf afiado e foi o terceiro. Guilherme Sodré não encontrou ondas de potencial para executar manobras modernas e finalizou no quarto posto.

 

Na decisão da Iniciante, foi uma batalha Rio e Niterói. O carioca João Jacques virou o resultado em seu favor nos instantes finais e pulou do terceiro para o primeiro lugar. Danilo de Souza, em sua última tentativa, pegou a segunda melhor onda da decisão e terminou com o vice. 

 

Luca Nolasco, campeão da primeira etapa do estadual, conseguiu o maior somatório do evento na semifinal e era o grande favorito. Liderou a bateria até a entrada da última série de ondas, quando foi ultrapassado por dois oponentes. Vitor Ferreira, local do Recreio, repetiu a colocação da Infantil e completou o pódio em quarto.

 

O evento contou com uma tenda onde atletas, comissão técnica e os presentes na praia puderam degustar o suco de Açaí Amazoo. A parceria acontece em todas as etapas deste ano e, além de agregando valor ao circuito, os atletas terão um alimento saudável durante as competições.