XXL

Danilo numa fria

Danilo Couto, Mullaghmore, Irlanda

YouTube video player

Campeão do Billabong XXL Global Big Wave Awards em 2011, com uma “bomba” domada de forma audaciosa em Jaws, Hawaii, o baiano Danilo Couto volta a ser forte candidato ao prêmio, desta vez na categoria Biggest Wave, destinada ao atleta que surfar a maior onda da temporada. A nova onda gigante dropada foi na Irlanda, em meio a um mar congelante. 

 

Ele já ficou entre os cinco finalistas do prêmio em nove ocasiões. A única categoria na qual nunca brigou pela vitória foi a de wipeouts mais especulares. Em 2001, o prêmio veio na categoria Ride of the Year – onda mais impressionante do ano. 

 

De olho em uma ondulação pesada na Europa, Danilo embarcou para a Irlanda no dia 18 de janeiro. Os primeiros dias na Irlanda foram de muitos tubos pesados na rasa bancada de Mullaghmore, conhecida como Teahupoo europeia, devido à semelhança com as ondas do pico taitiano.

 

Porém, na Irlanda, as adversidades são ainda maiores. As pedras da rasa bancada formam várias bolhas e dificultam o percurso do surfista. A água congelante e o tempo frio, muitas vezes com neve e chuva, aumentam o desafio. Quando já estava na Irlanda, Danilo e seus amigos notaram que um novo swell se aproximava no fim de semana seguinte, junto com a maior tempestade dos últimos cinco anos.

 

Como a Irlanda seria o lugar que receberia as maiores ondas na Europa, ele optou por permanecer em Mullaghmore, mesmo com sob clima totalmente desfavorável. Já outros surfistas que chegaram para o primeiro swell não quiseram permanecer na costa irlandesa e foram embora antes da tempestade e das ondas brutais. 

 

Clique aqui para ler a reportagem completa

 

Foto de capa Laurent Pujol / Billabong XXL.

 

Exit mobile version