David Carmo quebrou tudo nas Pitangueiras neste sábado. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
As disputas começam às 9 horas com as quartas-de-final, reunindo os 16 melhores da disputa, que começou com 111 atletas de oito estados. A decisão está confirmada para as 11h30.
A expectativa fica para a liderança do ranking estadual. O ubatubense Hizunomê Bettero, vice-campeão na etapa inicial, em Ubatuba, assegurou vaga nas quartas e abriu grande vantagem para os rivais, já que o guarujaense Gilmar Silva, que mais o ameaçava, ficou nas oitavas, sendo derrotado pelo próprio Hizunomê e por uma das sensações da etapa, Ricardo Silva, talento da nova geração de Guarujá.
Ainda amador, ele tem chances de terminar a etapa entre os três melhores de São Paulo no ranking. O vicentino Vitor Juns é outro surfista que ainda não é profissional e repetiu uma grande atuação neste sábado.
Cunhado do craque Robinho, ele garantiu vaga nas quartas-de-final, numa das baterias mais disputadas do dia.
Neste sábado, três grandes destaques foram de Praia Grande, David do Carmo, Bruno Moreira e Ricardo Ferreira, repetindo o trio que fez sucesso no Sul-Americano Pro Júnior em 2003. David garantiu a maior nota do evento, 9,17 pontos, com 13 manobras executadas na onda, e de quebra ficou com a melhor somatória 15,27, de 20 possíveis.
?Estou amarradão. Tomara que eu continue assim e meus amigos também?, disse.
Ricardo mostrou muita fluidez e velocidade em suas manobras e, inclusive, conquistou a segunda melhor nota do evento, 8,5 pontos (empatando com o atual campeão paulista,
Beto Fernandes, outro surfista de Praia Grande, e o vencedor da etapa inicial, o baiano Flávio Costa).
?Esse ano está sendo fantástico para mim. Meus objetivos são muito maiores e sonho em alcançá-los?, disse o surfista que tem uma superstição em todas as baterias que disputa.
Ao voltar para o palanque ele sempre entra na área do campeonato com o pé direito e se benze. ?É mania de atleta. Todos têm. Para mim está dando certo?, destacou.
A briga pela vaga para o Super Surf está embolada. O prêmio extra é oferecido pela Associação Brasileira de Surf Profissional ao paulista mais bem classificado no Circuito e que não figure na elite nacional.
Os dois mais bem classificados na etapa inicial, Danylo Grillo, de São Sebastião, e Bruno Caraça, de Guarujá, perderam na terceira fase, amargando a 49ª posição.
Clique aqui e confira a galeria de fotos da segunda etapa do Freesurf Pro.
##
Adriano Mineirinho prestigia Freesurf Pro no Guarujá (SP). Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Apesar da nova geração estar dominando entre os destaques, quem vem chegando firme é o baiano radicado em Guarujá, Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro profissional.
Ele também está nas quartas-de-final e continua na briga pelo título, tentando o bicampeonato estadual.
Visita ilustre Quem apareceu no evento, mas apenas como visitante, foi o líder do WQS, Adriano de Souza, o Mineirinho.
O surfista iria competir, mas neste domingo estará na Fórmula 1, em Interlagos, cumprindo compromissos com os seus patrocinadores.
Ele chegou ?de fininho?, mas logo foi assediado por amigos. Mostrando estar de bem com a vida, ele só lamentou não poder competir na praia onde aprendeu a surfar.
?Estava instigado para correr. Aqui só disputei evento amador. Estou mais do que feliz. Estou curtindo muito essa minha fase?, destacou.
A competição, que distribui R$ 20 mil em premiação, sendo R$ 6 mil ao vencedor, começa às 9 horas neste domingo, com as quartas-de-final.
As semifinais serão realizadas a partir das 10h20. Logo depois, será a vez da Vicunha Têxtil Air Show, uma bateria especial, sem regras, valendo o melhor e mais radical aéreo.
A final está marcada para as 11h30, com a premiação ao meio-dia. Todas as ondas do evento podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, pelo site FMA Notícias. Os internautas podem ver as ondas, ouvir a locução direta do palanque e as notas, além de interagir com atletas.
O Freesurf Pro – Paulista de Surf Profissional 2005 tem o patrocínio da Freeday, com o apoio de Bully?s, Malarrara, VI Fiberglass Foam, Ophicina, Revista Hardcore e Waves.Terra.
Colaboração do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, Turco Loco, Gávea Hotel e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer, e da Federação Paulista de Surf, com supervisão da Abrasp.
Quartas-de-final
1 Ricardo Ferreira, Renato Wanderley, Heitor Pereira e Jojó de Olivença
2 Bruno Moreira, Vitor Juns, Leandro Moulin e Saulo Júnior
3 Ricardo Silva, Hizunomê Bettero, Diego Santos e Anselmo Correia
4 David do Carmo, Eric Miyakawa, João Gutemberg e Júnior Faria
Clique aqui e confira a galeria de fotos da segunda etapa do Freesurf Pro.