David do Carmo busca bom resultado em Saquarema para brigar pelo título da seletiva. Foto: Fabio Minduim / Petrobras. |
Clique aqui para ver as fotos
Os 12 melhores do ranking da divisão de acesso garantem vaga na elite do ano que vem e vários atletas estão na disputa.
Entre eles, o paulista David do Carmo, vice-campeão da etapa de Maracaípe, que venceu na estréia nesta quinta-feira.
O paulista dominou a segunda bateria do dia e garantiu sua vaga em primeiro lugar ao marcar 9,96 nas ondas de meio metro e boa formação.
O também paulista Flávio Nakagima ficou com a segunda vaga. Outro atleta que mandou bem foi o catarinense Beto Mariano, vencedor da sexta bateria com 17,33 pontos – maior pontuação do dia.
O lider do ranking Léo Neves e os demais pré-classificados só entram na disputa a partir da segunda fase, prevista para esta sexta-feira, a partir de 7 horas.
Além de Neves, entram na água nesta sexta Sávio Carneiro, Danilo Costa, Jojó de Olivença, Odirley Coutinho e Marcelo Trekinho.
Dois títulos estão sendo disputados em Saquarema: o da Seletiva Petrobras Masculina, que considera apenas os resultados nas três etapas; e o do Brasil Tour, divisão de acesso do surf nacional.
Léo Neves lidera os dois rankings e tem tudo para ficar com os dois títulos. No entanto, ele tem dois adversários que querem estragar a festa do carioca.
Na seletiva, a briga é com David do Carmo, enquanto na divisão de acesso o adversário é o pernambucano Sávio Carneiro, vencedor da etapa de Cabo Frio.
A seletiva oferece uma passagem para Austrália para o campeão. Léo só não carimbará seu passaporte se David do Carmo vencer a etapa e ele ficar em quarto na estréia.
No Brasil Tour, para Sávio tirar Léo do topo do ranking, terá de ganhar a etapa e torcer para que o adversário não passe da terceira fase.
A Seletiva Petrobras Masculino tem patrocínio da Petrobras com o apoio da Tropical Brasil e da Prefeitura de Saquarema e realização da Abrasp, Feserj e Associação de Surf de Saquarema. A RM Sports é a organizadora do evento.
Ranking da seletiva
1 Léo Neves (RJ) 2.000 pontos
2 David do Carmo (SP) 1.160
3 Willian Cardoso (SC) 1.100
4 Thiago Bianchini (SC) 1.060
5 Danilo Costa (RN) 1.030
6 Leandro Bastos (RJ) 1.000
7 Diego Rosa (SC) 970
7 Flávio Costa (BA) 970
7 Tadeu Pereira (SP) 970
7º Wilson Nora (BA) 970
11 Joca Júnior (RN) 910