O surfista David do Carmo sagrou-se campeão da última etapa do Circuito Brasileiro de Surf, o Iesa Renault Actor de Surf Pro/Am 2014, que conta com a apresentação da De Lucca Surf Skate Shop e Restaurante Cantinho do Pescador. A competição é realizada na Prainha, em Torres (RS), durante os dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro.
Em uma bateria disputada onda a onda, David destacou-se ao somar 18.80 pontos em suas duas melhores ondas, enquanto campeão nacional Ítalo Ferreira somou 18.10 para ficar com a segunda colocação. O terceiro colocado foi Thiago Guimarães, com 16.10 pontos, enquanto Odirlei Coutinho foi o quarto com 10.05. Os gaúchos melhores colocados na competição foram Rodrigo Pedra Dornelles e Felipe Kita Martins, que caíram na fase de quartas-de-final.
O grande campeão nacional em 2014 é o potiguar Ítalo Ferreira, que agora passa a integrar a elite mundial, o WCT, ao lado de grandes nomes como Gabriel Medina, Adriano de Souza, o “Mineirinho”, dentre outros.
O terceiro dia do Iesa Renault Actor de Surf Pro/AM serviu para, além de definir os campeões profissionais, iniciar as disputas nas categorias amadoras. A competição reinicia na manha deste domingo (14), às 8 horas. Os melhores surfistas do país participam do evento em busca dos R$ 30 mil para os profissionais e mais R$ 25 mil em kits de produtos para os amadores, além dos pontos no ranking.
Todos os resultados de cada um das baterias, Profissional e Amadores, podem ser conferidas no endereço Surfpro.com.br.
“Estou muito feliz com esta vitória e com este ano. Vim competir em São Francisco do Sul e perdi de cara. Quando acabou a bateria pedi a Deus para terminar o ano com um troféu. Hoje pela manhã, aqui em Torres, quando me classifiquei para a final, agradeci a Deus porque já tinha meu troféu. Mas Ele me honrou com a vitória hoje e sou grato por tudo que Ele me deu neste ano mais que especial. Fico feliz porque o título de campeão brasileiro de 2014 fica nas mãos do Ítalo, sei que está nas mãos certas, Deus quis assim”, finalizou David do Carmo, que passa a coroa de campeão nacional para Ítalo.
O já consagrado campeão brasileiro profissional 2014, Ítalo Ferreira, destacou a alegria pelo título e declarou que deseja voltar a Torres para subir ao topo mais alto do pódio. “Hoje é um dia muito especial, vim do Havaí focado em sair de Santa Catarina campeão nacional e deu certo. Estou feliz por fazer mais esta final e quero vir um dia até Torres, que me recebeu de braços abertos, e sair campeão também”, finalizou.
Festa oficial A AST, juntamente com a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e o Bora-Bora, realizará uma grande festa oficial, que premiará os Top 16 PRO no país. Após o coquetel e premiação a festa continua sob o comando dos Dj`s Deeley (integrante da Banda Da Guedes), Milk Shake, Mannis (Black Music), Jef Dubs (Hip Hop), Oseias Mosffet (residente da casa), o projeto Live a Life, e a banda Zoo, que traz o rap gaúcho. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos diretamente no Bora-Bora, em Torres, ou em uma das lojas De Lucca Surf & Skate Shop.
Educação Ambiental Na manhã do domingo (14/12), às 10 horas, o grupo de voluntaries do projeto Praia Limpa, que difunde a Educação Ambiental no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, fará um bate-papo com crianças e uma ação de limpeza de praia junto ao evento. A proposta é mostrar como pequenas ações podem gerar melhorias no meio ambiente e consequentemente na vida da comunidade.
A apresentação do Iesa Renault – Actor de Surf PRO/AM é da De Lucca e Restaurante Cantinho do Pescador, com o patrocínio da Fundergs e Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Torres, Ilhas Park Pedra da Guarita, Index Krown, Água da Pedra, e Dado Bier. O apoio ficou por conta da Billabong, Free Surf, South to south, Sea Life, Barth, Two Dogs, Pré-requisito, Banana Wax, Cia Wax, Shaper Fins, Teccel, Portal Hotéis, RMS Telecom, Surfeeling, Storm, Moda Mar, Vosso Pão, Waves, Fluir, Maria Parafina e Borá-Borá. A realização é da Associação dos Surfistas de Torres (AST), com a supervisão da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Federação Gaúcha de Surf (FGSurf).