Graças ao patrocínio do governo do estado do Rio de Janeiro, a Prainha, localizada na capital carioca, receberá entre os dias 29 de junho e 1o de julho uma etapa do ALAS Tour.
O Rio Latin Pro Surf possui nível 6 estrelas e faz parte do ALAS Latin and Caribbean Tour 2007, o circuito latino-americano de surf.
O evento contará com participação de cerca de 128 atletas de 15 países, nas categorias Masculino e Feminino, na briga pela maior premiação da temporada e pelos pontos no ranking latino-americano.
O evento foi garantido devido ao apoio irrestrito de Eduardo Paes, atual Secretário de Esporte, Turismo e Lazer do estado do Rio de Janeiro, do deputado estadual Pedro Paulo e do vereador Guaraná. Três políticos que sempre apoiaram a prática do surf no estado do Rio.
“O surf é um dos esportes mais praticados no Rio e tem uma enorme visibilidade. Por isso, eu considero um absurdo a cidade, que foi o berço do surf no Brasil, não sediar nenhuma competição internacional desde que o WCT passou a ser realizado em Santa Catarina”, comenta Eduardo Paes.
A argentina Agostina Pellizzari é a atual líder do ranking feminino. No masculino, o peruano Sebastian Allarcon e o argentino Martin Passeri, que dividem a liderança do ranking, já confirmaram presença na etapa brasileira.
O pernambucano Ernesto Nunes é o brasileiro mais bem colocado no ranking e atualmente ocupa a quarta colocação. Ernesto venceu a quarta etapa do circuito, disputada em Montañistas, Equador.
O ALAS Latin Tour começou a ser disputado em 2002. Em seu primeiro ano, o circuito contou com apenas quatro etapas. Já em 2007, serão disputadas 14 provas em vários países da América Latina.
Entre os destinos do circuito estão Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, o Panamá, Costa Rica, Mexico, Republica Dominicana, Barbados, Guadalupe, Porto Rico e Brasil.
A Associação Latino Americana de Surf (ALAS) surgiu em 1998, em El Salvador, e tem entre seus filiados as federacões de surf dos países latino-americanos.
O evento conta com o apoio das lojas 2 SURF e faz parte do calendário oficial da Associação dos Surfistas Amigos da Prainha (ASAP).