SupClub

De Piracicaba a Águas de São Pedro: 40km de SUP travessia

0

Remadores da Equipe Mau Loa SUP remam por 40 Km pelo rio Piracicaba e se deparam com um belo cenário e fazem um alerta às autoridades pela preservação deste patrimonio.

Por Leandro Ferraz

O rio Piracicaba é o maior afluente em volume de água do rio Tietê. É também um dos mais importantes rios paulistas e responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Campinas e parte da Grande São Paulo.

Sua bacia hidrográfica estende-se por uma área de 12.531 km², situada no sudeste do Estado de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais. O rio Piracicaba nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari, no município de Americana. Após atravessar a cidade de Piracicaba, recebe as águas de seu principal afluente, o rio Corumbataí.

Sua extensão é de 250 km, de sua formação até a sua foz, no rio Tietê, entre os municípios de Santa Maria da Serra e Barra Bonita. O Piracicaba possui diversos meandros, que transformam o leito em sinuoso porém tranquilo, apto para a navegação de embarcações de menor porte após a cidade de Piracicaba.

Seus meandros são a origem do nome do rio, que em tupi significa “lugar onde o peixe para”. Sua bacia hidrográfica localiza-se numa das regiões mais desenvolvidas do estado de São Paulo, abrangendo importantes municípios como Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Americana, Atibaia, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.

Esse foi o cenário escolido pela equipe Mau Loa SUP, fiquei um pouco decepicionado com a qualidade da água e o pouco caso dos nossos governantes com um Rio tão importante como esse.

Para saber mais sobre a Mau Loa SUP acesse: www.mauloasup.com