Renato Galvão busca o bicampeonato paulista em Maresias. Foto: Maurício de Souza/FMA. |
A competição deve reunir surfistas de todo o litoral brasileiro, pois também vale 1.000 pontos para o ranking Abrasp Super Trials, a divisão de acesso do SuperSurf, primeira divisão do surf brasileiro.
Entre os destaques da etapa está o ubatubense Renato Galvão, que luta pelo bicampeonato estadual e pode aumentar ainda mais a sua vantagem na liderança do Super Trials. O surfista de 21 anos atravessa grande fase e terminou o SuperSurf em terceiro lugar.
Um dos novos talentos entre os profissionais, ele conquistou sua primeira vitória na categoria há menos de um ano, no final de 2002, justamente quando faturou o título paulista, em Ubatuba.
No ranking estadual deste ano, ocupa a quarta colocação, com 1.000 pontos, 470 atrás de seu conterrâneo, Odirlei Coutinho. “Vou entrar no campeonato procurando usar mais o lado racional do que o emocional”, destaca Renatinho.
Quem também chega motivado é o fenômeno da nova geração, Adriano de Souza, do Guarujá. Com apenas 16 anos, ele também tem chances de chegar ao título paulista e ocupa a vice-liderança do Trials, depois da excelente vitória no Rio Grande do Sul.
O jovem Adriano de Souza também quer o título paulista e pode faturar o Super Trials. Foto: Grant Ellis/tostee.com. |
Na classificação geral, ele aparece logo atrás de Renato Galvão, com 930 pontos. Além dele, Renato e Odirlei, nove competidores têm chances de festejar a conquista.
A competição terá a participação de 128 surfistas, que estarão brigando pelos R$ 15 mil de premiação, sendo R$ 4 mil para o vencedor. Na sexta-feira as disputas começam às 8:30 horas, com as duas fases iniciais. No sábado recomeçam às 8:30 horas, com mais três fases e a entrada dos tops, onde o título paulista já começa a ser definido.
À noite será realizada a festa oficial de encerramento na casa noturna Sirena, para comemoração do sucesso do Circuito, que teve participação recorde de atletas na segunda etapa, no Guarujá, com nada menos que 192 surfistas. Para o domingo, ficam reservadas as quartas-de-final, a partir das 9 horas, as semifinais, às 10:40 horas, e na seqüência a grande final, prevista para começar às 11:30 horas.
O Circuito Paulista FreeSurf Protrials 2003 tem apresentação da SurfLine Watches, com patrocínio da Rubber Sticky, Central Surf, Surf Zone e Drop Shoes. Apoio da Oficina Paulista de Surf, Red Beach, Surf Store, Transportadora Kwikasair. Colaboração da Prefeitura de São Sebastião, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Turco Loco e Associação de Surf de São Sebastião. Divulgação: Nuts e Waves.Terra. Produção da Event Tools, com supervisão da Abrasp e Liga Paulista de Surf Profissional. Realização: Federação Paulista de Surf.