Depois de uma longa espera de 38 dias por boas condições de surf, a aguardada decisão do Natural Art Pro-Am Santos de Surf começou nesta segunda-feira em ondas de 1 metro no Quebra-Mar.
Dois surfistas locais disputam o título de campeão do circuito: Jair de Oliveira e Giovanni Ferrante, ambos classificados para a terceira fase da terceira e última etapa da temporada 2006.
Já Andrew Serrano, o outro candidato ao caneco, foi derrotado na segunda fase do evento por Dodô Veiga, de Praia Grande, e Popó Batista, de São Vicente.
?Agora é torcer para surfar bem novamente na terça-feira. Será muito bom festejar um título em casa?, disse o experiente Jair, líder do ranking, segundo colocado nas duas etapas e vice-campeão paulista profissional.
Vencedor da segunda etapa, Giovanni também está animado.
?Será um título importante, que pode me ajudar muito?, comentou o atleta, dono da melhor nota desta segunda-feira, 8,5 (a mesma obtida por Alex Ribeiro e Luisinho).
A competição definirá os campeões santistas de 2006 em sete categorias e é feita com período de espera pelas melhores ondas. A ?janela? foi aberta no início de dezembro e só agora houve uma ondulação consistente para dois dias de disputas.
Na Pro-Am, são R$ 5 mil de premiação, sendo R$ 1,5 mil para o vencedor. Os surfistas também competem na Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14 anos), Master (acima dos 35 anos), Feminina e Longboard.
Além de Jair de Giovanni, um dos grandes destaques do dia foi Picuruta Salazar, que aos 46 anos esbanjou talento e fôlego para competir em três categorias. Classificou-se na Master e Longboard, onde tem chances de levar o caneco, e por muito pouco não avançou para o terceiro round da Pro-Am.
?Mostrei que ainda vou dar muito trabalho?, brincou Picuruta, sem dúvida o maior nome do surf santista em todos os tempos e um dos principais surfistas da história do surf nacional.
O Natural Art Pro-Am é uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Natural Art e o apoio da Sthill, Hot Water, Hawaii Surf Point, SurfStore e Viking Surfboards. Colaboração: Prefeitura Municipal de Santos, Alma Surf, E-Surf, 98 FM, A Tribuna, FMA Notícias, Teccel, Governo do Estado de São Paulo, Turco Loco, Estrela de Ouro FC, Quebra-Mar Surf Club e Euro Wax, com a supervisão da Federação Paulista de Surf.