Definido os Campeões do CBSA 2002

Rio de Janeiro campeão

Rio de Janeiro campeão. Foto: Divulgação/surfpro.
O último dia de competições do Waikiki/Index Krown Brasileiro de Surf Amador 2002, Matinhos (PR), teve a presença de um grande público prestigiando os futuros surfistas profissionais do Brasil. Em ondas de meio metro sob um sol escaldante, as torcidas das delegações fizeram a diferença para os momentos decisivos incentivando e apoiando seus atletas.

A cada onda surfada a atenção da equipe técnica, juizes, dobrava. A principal preocupação era julgar da melhor maneira todas as baterias do evento, pois a corrida pelas primeiras colocações do ranking poderia dar a vaga para a seletiva brasileira pro ISA World Surfing Games, Olimpíadas do Surf, a ser realizado em Durban, África do Sul, entre os dias 24 de maio a 02 de junho.

Heitor Alves. Foto: Divulgação/surfpro.
Após quartas e semifinais foram apresentados os finalistas das 07 categorias do circuito. Junto estava a corrida acirrada das quatro primeiras delegações que vestiram a camisa de seu estado e ergueram suas bandeiras durante os três dias de competição.

A categoria Iniciantes contou com a presença de futuros nomes que estarão despontando no cenário do surf brasileiro e até mundial. Com a quarta colocação ficou o pernambucano Bruno Rodrigues, Gustavo Schlikmann de Santa Catarina em terceiro, o paulista Wigoly Dantas em segundo e a revelação catarinense Giancarlo Zampiere foi o grande campeão.



Palanque. Foto: Divulgação/surfpro.
Os Masters tiveram fortes disputa e o campeão foi o carioca radicado em Santa Catarina em Davi Husadel, Carlos Kxot (SC) em segundo, Murilo Cavalcanti e Sergio Pena, ambos cariocas, encerraram com a terceira e quarta colocação respectivamente.



Na Mirim nomes conhecidos figuraram nas ondas da praia Brava de Matinhos. Martins Bernardes (PE) ficou com o quarto lugar, Heitor Pereira e Hizunome Bettero (SP) ficaram em terceiro e quarto lugar, deixando Adriano Mineirinho com mais uma vitória no circuito brasileiro amador.



Podio Feminino. Foto: Divulgação/surfpro.
Show de surf clássico na apresentação dos pranchões com variações na troca de posições. Leandro Silva (SC) quarto colocado, Tiago Mariano (RJ) definiu antecipado a vitória de sua equipe e foi o terceiro colocado, Ricardo Farias (PE) e Paulo Kid (SP) disputaram onda a onda, porém o pernambucano não segurou a liderança e perdeu o título Longboard pela experiência do paulista.



Os Juniores também marcaram o evento e dois atletas que estavam na final mirim entraram em cena novamente: Hizunome Bettero (SP) levou a melhor ganhando a categoria e Heitor Pereira (SP) terminou na quarta colocação. Greg Cordeiro (SC) ficou em segundo e uma das revelações da competição Simão Romão (RJ), maior nota do evento 9.10, encerrou em terceiro.



Podio equipe campeã. Foto: Divulgação/surfpro.
O mar ficou florido com a presença das meninas, Fernanda Passos (PR) quarta colocada mostrou ser radical, Nuala Costa (PE) campeã desta etapa no ano passado foi a terceira, Viviane Maria (ES) segunda colocada e outra destaque Sabrina Munhoz (RG) acabou com o título.



A categoria Open principal do evento contou com atletas de alto nível técnico tornando a bateria final um show de surf. O local de Matinhos, Gil Cordeiro, realizou interferência e ficou na última colocação, Heitor Alves (RJ) o terceiro, Bruno Moreira (SP) foi o segundo colocado e Gustavo Fernandes levou a etapa deixando a torcida carioca eufórica. ?Contei com a ajuda da minha equipe que incentivou muito e a ajuda de Deus?, disse emocionado o vencedor da etapa, Gustavo Fernandes, carioca de 19 anos local da praia do Recreio, RJ.



Definido nas últimas baterias a delegação destaque Rio de Janeiro, cujo grito de guerra ?Rio Zasul? contou com a criatividade do grupo onde todos batiam palmas em baterias de seus companheiros, segundo o técnico carioca Caio, a estratégia serve para mexer com o psicológico dos adversários. Os cariocas grandes campeões com 125 pontos neste ano retomaram forças e prometem incomodar seus adversários. Santa Catarina terminou em segundo com 116 pontos, São Paulo acabou na terceira colocação com 105 pontos e o estado sede Paraná na quarta colocação na marca de 70 pontos.



Os campeões do Waikiki/Index Krown Brasileiro de Surf Amador 2002, primeira etapa do CBSA, foram:

Open ? Gustavo Fernandes (RJ)

Junior ? Hizunome Bettero (SP)

Mirim ? Adriano Mineirinho (SP)

Iniciantes ? Giancarlo Zampiere (SC)

Feminino ? Sabrina Munhoz (RG)

Master ? Davi Husadel (SC)

Longboard ? Paulo Kid (SP)

Equipe campeã ? Rio de Janeiro



A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador 2002 será na Praia da Joaquina, Florianópolis (SC), com o Onbongo Brasileiro de Surf AM nos dias 05, 06 e 07 de abril, com a seletiva para o mundial no dia 08 de abril.

A primeira etapa do CBSA 2002 contou com o patrocínio da Waikiki e Index Krown, apoios: Bennett Foam, Caribean, Drop Shoes, Stop & Go Turismo, Ecoplan, Paraná Turismo, Prefeitura de Matinhos, Vereador Ney Leprevost e 96 Rock, realização: CBS, FSP e OCEAM.

Exit mobile version