Rip Curl Grom Search

Deivid Silva dita o ritmo

Deivid Silva, Rip Curl Grom Search 2011, Itaúna, Saquarema (RJ)

Deivid Silva crava maior nota do dia em esquerda clássica na praia de Itaúna. Foto: Pedro Monteiro.
Filipe Toledo fratura costela em aéreo e está fora da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2011. Foto: Pedro Monteiro.

A primeira etapa do Circuito Rip Curl Grom Search 2011 começou neste sábado em ótimas condições na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Em ondas maiores de 1 metro, pouco vento e boa formação, foram definidas as semifinais da categoria Iniciantes (sub-14) e a maior parte dos confrontos semifinais da categoria Mirim (sub-16).

 

Na Mirim, disputa em que o vencedor do ranking leva uma vaga para competir a final mundial do evento em 2012 na Austrália, a nova geração brasileira foi com sede ao pote e exibiu um alto nível nas extensas ondas do pico.

 

O mais adaptado às direitas de Itaúna foi o ubatubense Filipe Toledo, autor do maior somatório do dia (16.50) ainda na primeira fase da categoria.

 

O atleta estava à vontade de frontside com boas misturas de rasgadas e cutbacks, mas lesionou-se em um aéreo e não deve seguir na competição. Nos últimos minutos de bateria nas oitavas-de-final, com classificação quase garantida, Filipinho voou no inside e bateu as costas no fundo de areia de Itaúna.

 

Acompanhado da organização do evento, ele saiu da água reclamando de fortes dores na região. O atleta consultou um médico e recebeu a notícia de que não poderá mais continuar no evento para não agravar uma fratura na costela.

 

“Tem altas direitas, onde eu tenho o surf mais afiado. Mas mandei um aéreo e cai no seco. O médico disse que se continuar vai piorar”, diz Filipe, visivelmente abatido com a notícia.

 

Outro grande destaque entre os atletas de até 16 anos foi o paulista Deivid Silva, atual campeão do Circuito e com passagem garantida para a final internacional do Rip Curl Grom Search neste ano. Com um surf polido, Deivid fez a maior nota individual da prova (9.00) durante as quartas-de-final Mirim e em bateria emocionante.

 

No melhor momento do mar em Saquarema, o atleta do Guarujá soltou três pancadas fortes em uma rápida esquerda e ainda bateu forte na junção para fechar a onda e cravar a maior nota da competição. Deivid ainda completou a bateria com uma onda de 5.75 no terceiro maior somatório do dia.

 

“Meu pai orientou certo. Fiquei atrás e esperei a série boa. A onda abriu muito e fiz ela direitinho porque o mar está perfeito”, afirma Deivid, que desembarcou do Hawaii no último domingo.

 

Na Iniciantes, destaque para o também paulista Victor Bernardo. Eliminado na Mirim na bateria vencida por Deivid Silva. Vitinho imprimiu velocidade e muita fluidez nas manobras para garantir vaga na semifinal.

 

“Altas ondas, alucinante esse mar. A água está muito fria, mas dá para aguentar. A organização está de parabéns e espero conquistar este título”, exclama o atleta do Guarujá, autor do segundo maior somatório do dia (15.25), conquistado nas oitavas-de-final da categoria Mirim.

 

Outro destaque na categoria Iniciantes foi Igor Moraes, atleta de Maresias (SP). Inspirado nas quartas-de-final, Moraes deu um show de frontside nas rápidas esquerdas de Itaúna.

 

Com 11.50 pontos ele não deu chances aos adversários e o segundo colocado Alexsandro Santos ficou muito atrás, com apenas 3.75 pontos somados de suas duas melhores ondas.

 

Uma nova chamada acontece às 8 horas deste domingo, com a realização da última bateria das quartas-de-final da categoria Mirim. Ainda faltam estrear as categorias Grommets (sub-12) e Feminino (sub-16).

 

O evento é transmitido ao vivo pelo site Rip Curl Grom Search 2011.

Exit mobile version