Dennis Tihara quer vitória

Dennis Tihara, Billabong Pro Teen 2005, praia de Camburi, São Sebastião (SP)

Dennis Tihara luta para ser o primeiro baiano a disputar o Mundial Pro Junior. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Um dos mais experientes no campeonato, o surfista de Ilhéus, Dennis Tihara, quer ser o primeiro baiano a disputar o título do Mundial Pro Junior de Surf.

 

Em sua última temporada na categoria, exclusiva para atletas com até 20 anos de idade, ele chega como um dos destaques do Billabong Pro Teen Claro Series, nos dias 30 deste mês, 1º e 2 de outubro na Praia de Barravento, em Salvador (BA).

 

A competição soma pontos para o ranking sul-americano que vai definir cinco surfistas para o Billabong World Junior Champs, o Mundial Profissional Sub-20, no início de janeiro, na Austrália.

Aos 20 anos e competindo pela última vez na categoria, o atleta vai para o tudo ou nada no Barravento. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.

 

O campeonato oficial da Association of Surfing Professionals (ASP) atua como uma espécie de WCT para a nova geração e lançou grandes nomes do momento. Só para ter uma idéia, o primeiro campeão foi o havaiano Andy Irons, atual tricampeão do WCT.

 

 ?Estou tentando essa vaga há quatro anos. Já fui 9º, 10º, 13º, mas nunca consegui a vaga. Agora, competindo no meu Estado, não vou deixar escapar a oportunidade. Vou competir com o apoio total da torcida e vai ser bem melhor. Sei que tenho de fazer final para conseguir a vaga. Nunca competi no Barravento, mas tem altas ondas. Estou treinado e focado para um bom resultado?, afirma o surfista de 20 anos.

 

Na etapa inicial, em São Sebastião/SP, ele ficou em 17º lugar, superado pelo vencedor do evento, Thiago Camarão e pelo capixaba Flávio Ferreira, não avançando para as quartas-de-final por menos de um ponto.

 

?Já representei o Brasil nos dois mais importantes campeonatos internacionais como amador e estou determinado a estar nesse time?, acrescentou Dennis, que integrou a seleção brasileira no ISA World Junior Games, na África do Sul, e no Pan-Americano, no Equador, ambos em 2003.

 

Além da importância de estar no Mundial que mais vem revelando talentos da nova geração, Dennis tem um motivo importante para garantir um grande resultado em Salvador. Sem patrocinador principal, ele espera aparecer bem para ter a chance de seguir com seus objetivos.

 

?Quero disputar o WQS e preciso de um patrocínio bom. Essa vai ser uma chance boa de mostrar o meu potencial?, disse o surfista, que foi vice-campeão brasileiro júnior em 2003.

 

##

 

Taís de Almeida venceu a primeira etapa em Camburi, São Sebastião. Foto: Ivan Storti / FMA.
Garotas – Simultaneamente, a capital baiana terá o Billabong Junior Girls Claro Series, novidade este ano, valendo duas vagas para o Mundial para as melhores surfistas com até 20 anos.

 

No total, serão 7 mil dólares em premiação, sendo 5 mil para a categoria masculina e 2 mil para a feminina, além das atrações extras, o Kustom Best Wave, com R$ 500 para cada categoria e o Von Zipper Air Show, uma bateria especial com mais R$ 500 ao dono do melhor aéreo.

 

Criado em 1998 pela ASP, o Billabong World Junior Champs teve seis edições, três delas

Diana Cristina é um dos destaques da disputa. Foto: Nancy Geringer.

vencidas por brasileiros.

 

O primeiro campeão foi o havaiano Andy Irons, confirmando que a iniciativa deu certo. O australiano Joel Parkinson, vice do WCT, garantiu o bicampeonato em 99 e 2001.

 

O carioca Pedro Henrique faturou em 2000 e nas duas últimas edições só deu Brasil, com o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, líder isolado do WQS, e o cearense Pablo Paulino, hoje um dos surfistas mais radicais do Mundo.

 

Inscrições até segunda-feira – As inscrições seguem abertas e devem ser feitas até segunda-feira (dia 26) na sede da ASP South America, à Praça Bento Silvério, 121, sala 6, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

 

As taxas são de 75 dólares para a disputa masculina e 35 para a feminina. O diretor-técnico dos campeonatos, Daniel Friedmann, avisa que não serão aceitas inscrições na praia. Mais informações pelo telefone (48) 232.1009, com Cleide.

 

O Billabong Pro Teen Claro Series e o Billabong Junior Girls Claro Series têm a apresentação de Wave Beach, com os patrocínios de Billabong, Claro, Prefeitura Municipal de Salvador, Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador), Shoppping Barra, Honda e Pepsi.

 

Apoio de Smel (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Entretenimento), Vi Fiberglass, Rede Outlight, Central Surf, Hot Water, Jungle Beach, Krokodilu?s, Keahana e Surfing Series.

 

Divulgação: Revistas Fluir e Fluir Girls e Waves.Terra e Rádio Transamérica Salvador. A etapa tem a colaboração da Federação Baiana de Surf e Confederação Brasileira de Surf. Supervisão: ASP South America. Realização: Billabong.

Exit mobile version