Hang Loose Surf Attack

Dantas e Pupo em destaque

Wesley Dantas Hang Loose Surf Attack 2014, Quebra-Mar, Santos (SP).

622x415
Wesley Dantas conquista o título da categoria Junior na abertura do Hang Loose Surf Attack 2014. Foto: Munir El Hage / Hang Loose.
 

Dois grandes talentos da nova geração, Wesley Dantas, de Ubatuba, e Samuel Pupo, de São Sebastião, garantiram as vitórias paulistas na abertura do Hang Loose Surf Attack, neste domingo (20), em Santos. Wesley levou a melhor na Junior (até 18 anos), enquanto que Samuel faturou a Mirim (limite de 16 anos). Nas outras três categorias, os primeiros lugares ficaram com surfistas de outros estados.

 

Clique aqui para ver as fotos 

 

Nas duas disputas para os mais jovens, vantagem para o Rio de Janeiro, com Rafael Castro na Petit (Sub 10), e Daniel Templar na Estreante (12 anos para baixo). Já na Iniciante (no máximo 14 anos), deu Mateus Herdy, de Santa Catarina. O estado do sul ainda ficou com dois segundos lugares na Junior e na Mirim, com Ian Tavares e Anderson Martins, respectivamente, confirmando que o Hang Loose Surf Attack tem um nível técnico muito forte.

 

A cidade sede comemorou duas revelações nas finais, com Yuri Beltrão sendo o segundo colocado na Petit e Vinicius Parra, o terceiro na Estreante. Destaque também aos surfistas que fizeram duas finais na etapa. Além de Samuel Pupo, que foi o terceiro na Junior, Eduardo Motta, de Guarujá, foi o segundo na Iniciante e o quarto na Estreante (onde é o atual campeão); e Pedro Dib, de São Sebastião, foi o terceiro na Iniciante e o quarto na Mirim.

 

A soma dos melhores resultados garantiu a vitória de São Sebastião na disputa por Cidades, com Ubatuba em segundo e Guarujá em terceiro. A novidade foi Santos terminar entre as top 4, para comemoração da comunidade local. Com ondas de até 1,5 metro, sol e o Parque Roberto Mario Santini, o famoso Quebra-Mar, lotado, o evento foi um grande sucesso, tendo lotação máxima, com 150 atletas.

 

O público acompanhou grandes disputas e promessas da modalidade despontando. Fora do mar, muita atividade nas tendas, com várias brincadeiras, como pebolim, ping pong, gincanas ecológicas, e a distribuição de brindes, evidenciando que o evento é feito para crianças e adolescentes. “Oferecemos uma estrutura para a garotada se divertir, não ficar só com a pressão de competir”, afirmou Tom Toledo, do marketing da Hang Loose.

622x415
Matheus Herdy comemora título da categoria Iniciante. Foto: Munir El Hage / Hang Loose.
 

Nas ondas, disputas de alto nível. A primeira final na água foi a Iniciante, com Mateus Herdy, de Florianópolis, dominando a bateria, com uma nota 8. Eduardo Motta foi o segundo, com Pedro Dib em terceiro e Mateus Lima, de Itanhaém, em quarto. “Achei boa onda logo no começo e isso ajudou. Quero competir nas quatro etapas e levar o título do Circuito”, disse.

 

Na Petit, os caçulas da competição, Rafael Castro, local de Ipanema, no Rio de Janeiro, também foi superior, deixando Yuri Beltrão em segundo, numa disputa forte com Kaique Carvalho, de Praia Grande, em terceiro. Renan Rodrigues, de São Vicente, terminou em quarto. “Queria muito ganhar aqui no Hang Loose. É um campeonato muito forte. Ano passado competi e fui terceiro, depois segundo e agora primeiro. Uma escadinha, como o meu pai disse”, festejou Rafael.

 

Na sequência, a decisão da Mirim, viu Samuel Pupo abrir caminho para o seu sétimo título no Hang Loose Surf Attack. Mesmo tendo um forte rival, o catarinense Anderson Martins, ele fez ótimas notas, somando um 7,75 e um 7,70, descartando um 7,0, para terminar com 15,45, contra 14,10 do adversário. Arthur Germano e Pedro Dib, ambos também de São Sebastião, ficaram em terceiro e quarto lugares.

622x415
Samuel Pupo é campeão na Mirim. Foto: Munir El Hage / Hang Loose.
 

A final estreante garantiu nova vitória de outro estado. Daniel Templar saiu na frente, Vinicius Parra, conhecendo bem as ondas locais chegou a assumir a ponta, mas o surfista de Saquarema, deu o troco em seguida, para terminar com a sua primeira vitória no Circuito. “Foi demais”, vibrou.

 

Melhor nota Na última final do dia, a Junior, a emoção foi grande, com o a maior nota da etapa e a definição apenas no último minuto. Wesley Dantas, atual campeão Mirim, parecia que teria um caminho fácil, quando garantiu uma nota 9,65, a mais alta da competição. Mas o catarinense Ian Tavares foi recuperando e com um oito chegou a assumir a ponta, com o surfista de Ubatuba virando o jogo com um 5,90. Samuel, cansado, acabou na terceira posição, enquanto que Kim Matheus, de São Vicente, foi o quarto.

 

“Fiquei chateado em ter perdido na semi da mirim e fui com o gás todo para essa final. Queria muito essa vitória e fiz uma onda muito boa. Surfei bem, mas o Ian também. Agora, é continuar competindo assim para levar esse título, ainda mais que a decisão será em casa”, disse Wesley.

622x415
Quebra-Mar, em Santos (SP), foi o palco da etapa de abertura do evento. Foto: Munir El Hage / Hang Loose.
 

Já Samuel comemorou a vitória Mirim e lamentou o cansaço na segundo final do dia. “Na Mirim, eu estava descansado. Mas na Junior a remada ficou pesada, as pernas moles. É dureza disputar duas categorias fortes assim. E ainda tinha o frio”, falou Samuca, que este ano teria direito a competir na iniciante, onde é bicampeão, mas abriu mão para se concentrar na Mirim e na Junior (foi vice-campeão em 2013). Vale lembrar que nessa semana o atleta voltou de viagem a Samoa, com nada menos que 25 horas de voo, que certamente influenciaram no seu condicionamento físico.

 

A próxima etapa do Hang Loose Surf Attack será disputada nos dias 6 e 7 de setembro, na Praia de Pitangueiras, em Guarujá. Depois, os surfistas competem nos dias 25 e 26 de outubro, na Praia da Baleia, em São Sebastião; e a final será nos dias 15 e 16 de novembro, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. Os resultados completos da etapa de Santos estão disponíveis no link: www.hangloose.com.br/surfattack2014/.

 

O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Hot Water, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT Wax. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.

 

Resultados

 

Junior

 

1 Wesley Dantas – Ubatuba

2 Ian Tavares – SC

3 Samuel Pupo – São Sebastião

4 Kim Matheus – São Vicente

 

Mirim

 

1 Samuel Pupo – São Sebastião

2 Anderson Martins – SC

3 Arthur Germano – São Sebastião

4 Pedro Dib – São Sebastião

 

Iniciante

 

1 Mateus Herdy – SC

2 Eduardo Motta – Guarujá

3 Pedro Dib – São Sebastião

4 Mateus Lima – Itanhaém

 

Estreante

1 Daniel Templar – RJ

2 Kauê Germano – São Sebastião

3 Vinicius Parra – Santos

4 Eduardo Motta – Guarujá

 

Petit

 

1 Rafael Castro – RJ

2 Yuri Beltrão – Santos

3 Kaique Carvalho – Praia Grande

4 Renan Rodrigues – São Vicente

 

Cidades

1 São Sebastião – 4.481 pontos

2 Ubatuba – 4.054

3 Guarujá – 3.347

4 Santos – 3.138

Exit mobile version