Dia do silêncio em Bali

Ogoh, Ogoh-ogoh, Bali

Balineses produzem bonecos para  comemorar dia do silêncio: ritual representa luta do bem contra o mal. Foto: Supri.

Anualmente, é comemorado o dia do silêncio na ilha de Bali, denominado Nyepi Day.

 

Neste ano, a data é celebrada nesta quinta-feira. Em todos os cantos da ilha são fabricados ‘ogoh-ogoh’, variados tipos de bonecos feitos com papel marchê que desfilam pelas ruas num verdadeiro ‘carnaval balinês’.

 

Os acompanhantes e carregadores de ‘ogoh-ogoh’ soltam fogos de artifício e bombinhas. Em seguida, os bonecos são queimados e levados ao mar.

 

O ritual representa a luta do bem contra o mal e reproduz a partida das energias ruins para a chegada de um momento melhor e de energia positiva.

 

Residente em Bali durante muitos anos, Gui Gama trocou a Indonésia pelo Rio de Janeiro depois do atentado de 2002. Mesmo morando no Brasil atualmente, ele ofereceu a garagem de sua casa em Bali para construir mais um ‘ogoh-ogoh’ sem correr o risco de a chuva estraga-lo.

 

No dia seguinte ao ritual, a ilha fica completamente adormecida. Ninguém saí de casa e é proibido o uso de energia elétrica para que as más energias não voltem. O aeroporto é fechado, com pousos e decolagens proibidos.

 

O objetivo é que a ilha adormeça completamente e fique em silêncio profundo. Somente os cães, conhecidos como Bali Dogs, circulam pelas vias. No vilarejo onde fica a casa de Gui, balineses ? na maioria crianças com a ajuda dos mais velhos ? produziram o “ogoh  ogoh”. Gui sempre ajuda os moradores de seu “Banjar” mesmo não estando por lá.

 

Feliz dia do silêncio, Bali! Que os espíritos do bem renovem sua energia para que a ilha continue linda e hospitaleira como sempre!

Exit mobile version