Limpeza de Rios e Praias

Dia Mundial contra poluição

Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias acontece no terceiro sábado do mês de setembro

 

Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias acontece no terceiro sábado do mês de setembro. Foto: Divulgação.

O movimento internacional que promove a campanha de limpeza de rios e praias em todo o mundo no mês de setembro – apelidado de “Clean Up the World” ou “International Costal Clean Up”, pelas organizações que iniciaram o projeto de despoluição na Austrália e América do Norte nos anos 80 – é a maior ação global para limpeza do planeta.

 

Promovida por diversas instituições que atuam com conservação marinha e políticas públicas, a ação chega ao Brasil e tem como nome “Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP”.

 

O Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspirador e efetivo que existe e é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

Durante a mobilização, que sempre ocorre no terceiro sábado do mês de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias, rios, praças, parques e trilhas coletar o lixo depositado diretamente pelos usuários desses locais ou por descargas originadas por outras fontes.

 

O evento já envolveu mais de 35 milhões de pessoas em diversas partes do mundo. Ele vem possibilitando em longo prazo, mudanças de atitudes e comportamentos em nível local. 

 

A ideia é simples. Voluntários atuam na limpeza da sua comunidade, transformando o ambiente em um local mais agradável e saudável para viver. As limpezas são coordenadas por grupos comunitários, ambientalistas, colégios, escolas, bandeirantes, departamentos de governos, organizações de consumo e indústrias e indivíduos dedicados ao meio ambiente.

 

As atividades do DMLRP variam desde a coleta do lixo até campanhas educativas, concertos ambientais, exibições fotográficas, plantio de árvores e estabelecimento de centros de reciclagem. Geralmente são realizados em lugares como praias, córregos, parques, entre outros definidos pelos comitês organizadores.

Neste ano de 2013, a campanha tem como tema “Nosso Lugar, Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade”.

 

Objetivos Trazer junto aos cidadãos uma atividade simples que ajuda positivamente os ambientes locais; compartilhar com todas as nações e culturas as informações e experiências práticas das organizações que participam da campanha; criar meios internacionais para focalizar as atividades de preservação e conservação, levantando desse modo a consciência entre os governos, indústrias e comunidades locais, para minimizar a poluição, gerar a reciclagem e o gerenciamento de resíduos. 

 

O público que participa do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP, de maneira geral, são todas aquelas pessoas que de alguma forma lutam pela preservação do meio ambiente.

 

Entre elas, podemos identificar os estudantes da rede pública e particular, em todos os níveis de ensino, bem como universitários e profissionais das áreas ligadas ao meio ambiente ou áreas afins.

 

Comunidades que residem no entorno dos locais em que as ações são realizadas, inclusive as comunidades tradicionais, como os pescadores caiçaras e famílias ribeirinhas, são potenciais parceiros do DMLRP. 

 

As atividades propostas podem incluir

 

Despoluição do ambiente costeiro e marinho

Recuperação e reciclagem de recursos

Plantio de espécies de plantas nativas

Educação e sensibilização ambiental

Uso sustentável da água

Gincanas ecológicas

Palestras e exposições

Exit mobile version