Diana Cristina arrepia na Austrália

0

Diana Cristina está classificada para as quartas-de-final. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.
A paraibana Diana Cristina, de apenas 15 anos, colocou o Brasil nas quartas-de-final na estréia da categoria Feminina no Mundial Pro Junior da Association of Surfing Professionals (ASP).

 

 

Dos nove surfistas representam o Brasil no Billabong World Junior Championship, a saquaremense Taís de Almeida, 20, é a única eliminada da competição.

 

No sábado foi realizada a primeira fase classificatória masculina e quatro brasileiros venceram suas baterias, seguindo direto para a terceira fase, enquanto outros três disputam a repescagem.

Stephanie Gilmore também manda bem na prova. Foto: ASP World Tour.com / Tostee.

 

No domingo, foi iniciada a categoria Feminina e as duas brasileiras chegaram nas oitavas-de-final, mas só Diana Cristina avançou para enfrentar a japonesa Mizuki Hagiwara nas quartas-de-final.

 

A indiazinha da Baía da Traição tirou notas 6,67 e 7,17 nas ondas de 1 metro para despachar a australiana Lindsay Noyes pelo apertado placar de 13,84 x 12,44 pontos.

 

No domingo, ela passou direto para as oitavas-de-final ao conquistar a segunda colocação na disputa vencida pela australiana Jessi Miley-Dyer na primeira fase classificatória.

 

Já Taís de Almeida estreou com vitória sobre Nicola Atherton e a francesa Lee-Ann Curran, mas não teve chance contra a australiana Stephanie Gilmore, que despachou a campeã sul-americana com uma larga vantagem de 17,17 x 8,67 pontos nas oitavas-de-final.

 

Diana Cristina já está escalada na última quarta-de-final com a japonesa Mizuki Hagiwara. Se conseguir mais uma vitória, enfrentará nas semifinais a ganhadora do confronto entre as australianas Stephanie Gilmore e Nicola Atherton.

 

A primeira quarta-de-final conta com a sul-africana Nikita Robb e pela australiana Carissa Moore e a segunda será disputada pela australiana Jessi Miley-Dyer e pela francesa Pauline Ado.

 

A expectativa é de que depois de dois dias só de disputas femininas, a categoria Masculina volte ao mar nesta terça-feira na Austrália. Os sete brasileiros sobrevivem na competição.

 

Quatro estrearam com vitórias e avançaram direto para a terceira rodada do Billabong World Junior Championship, como o atual campeão mundial Pablo Paulino.

 

O cearense somou 14,84 pontos para derrotar Keegan Nel e Jean Esteinne na oitava bateria, mas a melhor apresentação verde-amarela na primeira fase classificatória foi a do catarinense Jean da Silva, que totalizou 16,67 pontos na vitória sobre o espanhol Gonzalo Zubizaretta (13,66 pontos) e o paulista Giancarlo Zampieri (13,00).

 

Além dele e de Paulino, mais dois brasileiros também venceram em suas primeiras apresentações no último dia de 2005. O saquaremense Eduardo Rollins marcou 11,60 pontos para superar por uma pequena diferença os seus adversários, Granger Larsen e Hideyoshi Tanaka, que registraram iguais 10,10.

 

Já o paulista Thiago Camarão teve uma vitória mais folgada sobre os japoneses Masato Nakato e Tatsuya Fukugawa ao totalizar 14,84 pontos contra 8,67 e 7,63 pontos, respectivamente.

 

Os quatro avançaram direto para a terceira rodada da competição, que utiliza o mesmo formato das etapas do WCT. O paulista Giancarlo Zampieri terminou em último lugar na disputa vencida por Jean da Silva.

 

O catarinense Thomas Hermes foi superado pelo norte-americano Alex Gray e o carioca Leandro Bastos perdeu para Laurie Towner. No entanto, os três ainda têm uma última chance para continuar na briga pelo título mundial Pro Junior de 2005.

 

O catarinense Thomas Hermes está escalado na quinta bateria da repescagem com o japonês Masato Nakano. O paulista Giancarlo Zampieri pega Keegan Nel na sexta e o carioca Leandro Bastos enfrenta o espanhol Gonzalo Zubizaretta na décima.

 

Os quatro vencedores na primeira fase aguardam a realização da repescagem para conhecerem seus adversários na terceira rodada, quando serão disputadas as vagas para as oitavas-de-final da sétima edição do Billabong World Junior Championship.

 

Para obter mais informações, visite os sites aspworldtour.com ou billabongpro.com .

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Billabong World Junior Championships