Hang Loose Surf Attack

Diego Aguiar é favorito

0

 

Diego Aguiar vem pra cima do Hang Loose Surf Attack. Foto: Munir El Hage.

Eles têm no máximo 10 anos, mas alguns já mostram muito talento nas ondas.

 

O “primeiro passo” na vida competitiva é a Petit, categoria onde participam os caçulas do Hang Loose Surf Attack, circuito paulista Sub 18 que tem a terceira etapa neste final de semana na praia da Baleia,  São Sebastião, litoral norte paulista.

 

Entre os destaques do evento estão esses pequenos surfistas, como Diego Aguiar, que aprendeu a surfar justamente na praia da Baleia e hoje mora em Ubatuba (SP), é o principal nome da categoria Petit, que já consagrou atletas como Filipe Toledo, hoje um dos Tops na elite mundial.

 

Didi, como é mais conhecido, chega à disputa como líder com 100% de aproveitamento, podendo comemorar o seu primeiro título estadual por antecipação. “Espero que essa seja uma etapa boa e que eu possa vencer novamente”, afirma o surfista de 10 anos, que começou a surfar com um ano e oito meses quando o seu pai comandava uma escola de surf na Baleia.

 

E por ter essa “intimidade” desde bebê com o pico que ele mostra ainda mais animação. “Aprendi a surfar lá, cresci na praia e é uma onda muito boa. Estou treinando para ser campeão”, comenta o atleta, que além do pai, Marcelo Aguiar, foi influenciado pelos irmãos mais velhos Pedro, 22 anos, e Arthur, 20, dois “velhos conhecidos” no Hang Loose Surf Attack. “Até hoje eles me dão muito apoio”, relata.

 

Na briga pelo título, Diego Aguiar tem como principal adversário o sebastianense Caio Costa, segundo colocado nas duas etapas iniciais deste ano.

 

“O Hang Loose Surf Attack é o primeiro estágio de um atleta que gosta do surf. A molecada aprende as regras e como se comportar num campeonato. Temos todo o cuidado com esses pequenos talentos para que, antes de tudo, se divirtam”, afirma Sílvio da Silva, o Silvério, presidente da Federação Paulista de Surf.

 

Um dos mais tradicional campeonato de surf do país, o circuito completa 25 edições consecutivas este ano e, desde 1995, tem o patrocínio da Hang Loose. 

 

“Todos os atletas que hoje disputam a elite mundial passaram, em algum momento, pelo Hang Loose Surf Attack. Alguns deles começaram na Petit e seguiram toda a trajetória”, destaca Marcos Bukão, diretor técnico do evento e também do ISA World Surfing Games e do Circuito Brasileiro Amador.

 

Além da Petit, o Hang Loose Surf Attack tem disputas nas categorias Junior (Sub 18), Mirim (Sub 16), Iniciante (Sub 14) e Estreante (Sub 12). 

 

A competição tem início no sábado, às 8 horas, e todas as baterias serão transmitidas ao vivo pela internet, pelo site do Hang Loose Surf Attack.

 

Na areia, o evento conta com diversas atrações, como pebolim, ping pong, além de várias gincanas educacionais e recreativas, com brindes durante todo o dia.