Paranaense Pro

Dimitri defende liderança

0

Péricles Dimitri defende a liderança do ranking e tenta bicampeonato estadual. Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

As previsões de ondas são animadoras para o final de semana na paradisíaca Ilha do Mel (PR), onde neste sábado (26/7) começa a segunda etapa do Circuito Guarah Surf Pro.

 

A Praia de Fora será o palco de mais uma batalha pelo título paranaense de surf profissional, que vale vaga na Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

 

A decisão rola em novembro em Guaratuba e o atual campeão estadual, Péricles Dimitri, largou na frente com vitória em Matinhos. Na grande final, bateu o tricampeão brasileiro Peterson Rosa e outro paranaense, Jeferson da Veiga, concorrente direto pela vaga da Federação Paranaense de Surf para a elite nacional do SuperSurf em 2009.

 

O Circuito Guarah Surf Pro marca pontos no ranking nacional da Divisão de Acesso, que indica treze surfistas para o SuperSurf, com

Peterson Rosa é o segundo colocado na briga pelo título. Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

competidores de outros estados do país também participando da competição neste final de semana na Ilha do Mel.

 

Na etapa de abertura em Matinhos, o bicampeão catarinense Diego Rosa ficou em terceiro lugar e vai estrear neste sábado na Praia de Fora.

 

Outras estrelas também do atual grupo de 46 atletas da elite brasileira, como o cearense Márcio Farney e o gaúcho Robson Gobbato, estiveram na coletiva da imprensa realizada na útima quinta-feira (25/7) no Camboa Resort Hotel em Paranaguá, cidade histórica berço da civilização paranaense, cujos limites incluem a Ilha do Mel.

 

Também compuseram a mesa o campeão paranaense Péricles Dimitri e o catarinense Ícaro Cavalheiro, juiz do quadro internacional do Circuito Mundial WCT.

 

Quando competidor, Ícaro já venceu campeonato na Ilha do Mel e volta agora para comandar o julgamento da segunda etapa do Circuito Guarah Surf Pro.

 

Ele chegou na madrugada da terça-feira da África do Sul, onde trabalhou na quarta vitória do octacampeão mundial Kelly Slater. Sua presença eleva o nível do julgamento e os atletas elogiaram essa iniciativa da Federação Paranaense de Surf.

 

Dos quatro entrevistados na coletiva, o único que ainda não conhece a Ilha do Mel é o cearense Márcio Farney, que mora em Florianópolis e atualmente é o 19º colocado no SuperSurf, sendo o segundo melhor estreante da temporada.

 

?Vários amigos já me falaram muito bem do lugar, chamaram para fazer trip pra cá, mas nunca vim. Só agora mesmo vou conhecer e estou feliz por ser num campeonato de alto nível como esse, muito gratificante?, enalte Márcio Farney.

 

O gaúcho Robson Gobbato também está em seu primeiro ano no SuperSurf e quer somar pontos para se manter na elite.

 

?Estou muito animado. Foi excelente a Federação Paranaense de Surf marcar essa etapa na Ilha do Mel, é um campeonato diferente, numa ilha, só chega lá de barco, a adrenalina é diferente, tem uma previsão muito boa de ondas e espero cumprir aqui uma meta que coloquei para mim nesse ano, que é fazer uma final fora do meu estado, o Rio Grande do Sul?, promete Gobbato.

 

Já o objetivo de Péricles Dimitri é continuar liderando o ranking até o bicampeonato paranaense, mas revelou outro durante a coletiva.

 

##

Cearense Márcio Farney vai à Ilha do Mel pela primeira vez na vida. Foto: Munir El Hage.

?Quero tentar confirmar minha permanência entre os 24 primeiros do ranking no SuperSurf, pois assim abro essa vaga estadual para outro paranaense. Na real, aqui no Paraná não tem só eu, o Peterson Rosa e o Jihad Kohdr. Têm muitos outros que merecem um lugar na elite, então ficarei muito feliz se eu puder passar essa chance para algum deles.

 

Ele e Peterson Rosa são os únicos representantes do Paraná na elite masculina do SuperSurf 2008, mas ambos estão fora dos 24 primeiros colocados no ranking que serão mantidos na Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

 

Também não aparecem entre os 13 que sobem pelo ranking de acesso e no momento estão disputando a vaga da Federação Paranaense de Surf para a elite de 2009. Peterson não compareceu na coletiva de imprensa e existem rumores de que ele possa até nem ir

Gaúcho Robson Gobbato é um dos surfistas de outro estado que participa do campeonato. Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

para a Ilha de Mel, apesar de estar com sua inscrição confirmada no campeonato.

 

Isso animou os outros paranaenses que buscam essa vaga. ?Ele é meu vizinho lá em Matinhos e rolou mesmo esse boato. O circuito é curto, tem três etapas só e quem perder uma fica praticamente fora da briga. Acho difícil ele não ir até porque não está muito bem no SuperSurf, mas esse boato deixou a galera animada porque se eu entrar pelos 24 do SuperSurf a vaga fica aberta para outros da nova geração que estão querendo mostrar seu valor?, conta Péricles.

 

Em cada uma das etapas do Circuito Guarah Surf Pro, são distribuídos R$ 15 mil em prêmios aos melhores colocados.

 

O evento conta com patrocínio da Skol, Guaraná Guarah, Hurley, 30 Pés, Governo do Estado do Paraná, Paraná Esporte, R. Guttierres, Prefeitura Municipal de Paranaguá e FUMTUR. Apoio: Transamérica FM, Waves, Crazy Cow Energy Drink e Altos Agitos. O Circuito Estadual Profissional é uma realização da Federação Paranaense de Surf. Supervisão: Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). Organização: D´VICZ Marketing & Promoções.

 

A etapa da Ilha do Mel será transmitida ao vivo pela internet através do novo site da Federação Paranaense de Surf e a grande final no domingo passará ao vivo pelo canal de comunicação TV Educativa aberta para o Brasil inteiro.

 

Depois da Ilha do Mel, o Circuito Guarah Surf Pro será encerrado nos próximos dias 21 e 22 de novembro na badalada Guaratuba, onde será revelado o campeão estadual paranaense e o representante do estado na elite nacional do SuperSurf em 2009.

 

Ranking Parananense 2008

 

1 Pericles Dimitri ? 1.000 pontos

2 Peterson Rosa ? 860

3 Jeferson da Veiga ? 670

4 Jorge Porvilho ? 610

5 Peterson Crisanto ? 555

5 Ronaldo Chicão ? 555

7 Alessandro Schmitz ? 500

7 Márcio da Veiga ? 500

9 Maicon Rosa – 450

9 Caetano Vargas ? 450

9 Celso Junior ? 450

 

Ranking da divisão de acesso da Abrasp

 

1 David do Carmo (SP) ? 2.338 pontos

2 Diego Santos (SP) ? 2.280

3 Messias Felix (CE) ? 2.160 ? Top 24 do SuperSurf

4 Jano Belo (PB) ? 2.009 ? Top 24 do SuperSurf

5 Guilherme Ferreira (SC) ? 1.983

6 Tânio Barreto (AL) ? 1.975

7 Pedro Henrique (RJ) ? 1.939

8 Guga Arruda (SC) ? 1.900 ? Top 24 do SuperSurf

9 Daison Pereira (RS) ? 1.890

10 Tomas Hermes (SC) ? 1.868

11 Rudá Carvalho (BA) ? 1.845

12 Adilton Mariano (CE) ? 1.830 ? Top 24 do SuperSurf

13 Michel Roque (CE) ? 1.805

14 Ulisses Meira (PB) ? 1.791

15 Greg Cordeiro (SC) ? 1.730

16 Jorge Spanner (RJ) ? 1.720

17 Heitor Pereira (SP) ? 1.715