Neste fim de semana a praia do Farol de São Thomé, litoral norte do Rio de Janeiro, recebeu a quarta etapa do Circuito UBCS e quem brilhou foi o campista Dionatan Barroso, grande campeão da etapa, ao bater o capixaba Lucas Nogueira – top do circuito mundial – na grande final. Com o título da etapa, o campista subiu para a quarta posição no ranking e passa a disputar o título de um dos principais circuitos regionais do país.
O vice-campeão, Lucas Nogueira, também ganhou boas posições e agora aparece em terceiro na classificação geral. O líder é o atual bicampeão brasileiro e terceiro colocado na etapa deste fim de semana, Israel Salas, do Espírito Santo. O capixaba tem pequena margem de vantagem para o atleta Ailton Neto, sendo de apenas 70 pontos a diferença dos dois atletas. Ainda neste fim de semana, Pablo Rodrigo completou o pódio, terminando a etapa na terceira posição.
Já na Open Masculino vitória para o atleta de Macaé Filipe Souza. Na grande decisão, Filipe passou por dois atletas de São João da Barra – Everton Souza (2º) e Lucio Santana (3º) e por Jerson Luiz (4º – Rio das Ostras). Com mais uma final no ano, Lucio Santana manteve a ponta do ranking e segue a passos largos rumo ao título da temporada. O atual campeão nacional da categoria tem mais de 700 pontos à frente de Everton Souza, segundo colocado no ranking.
Porém, a maior hegemonia no Circuito UBCS cabe ao atleta do Posto 5 (Copacabana) Sócrates Santana. Com uma campanha impecável, o atleta venceu mais essa etapa, mantendo-se invicto no ano, com vitórias em todas as etapas. Doutorzinho, como é conhecido, foi campeão nacional invicto no ano passado e este mantém o retrospecto incrível no Circuito UBCS. Com 4000 pontos no ranking o atleta já abriu mais de 1200 pontos de vantagem para o segundo colocado, Luan Tavares. Nessa etapa, Thiago Barros, de Macaé, foi o vice-campeão, seguido pelos capixabas Gabriel Freeman e João Vitor.
Fechando as disputas, a líder do ranking Open Feminino Victória Moraes, de Rio das Ostras, confirmou a boa fase e venceu a etapa. Na segunda posição ficou Yumi Vasconcelos (Rio das Ostras), em terceiro Vitoria Caroline, do Rio de Janeiro, e em quarto a também rioostrense Bruna Fortini.
O Circuito Regional UBCS é considerado um dos melhores circuitos de bodyboarding do Brasil, por oferecer excelente estrutura e premiação para os atletas, sistema SurfCore de notas e comissão técnica supervisionada pela FEBBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro. A realização é da UBCS – União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra e conta com apoio da Fundação Municipal de Esportes, Prefeitura Municipal de Campos, Genesis, Slake, À Jóia Nobre, Sport UP e SK Produções.
Resultados da quarta etapa
Profissional Masculino
1 Dionatan Barroso (RJ)
2 Lucas Nogueira (ES)
3 Israel Salas (ES)
3 Pablo Rodrigo (RJ)
Open Masculino
1 Filipe Souza (RJ)
2 Everton Souza (RJ)
3 Lucio Santana (RJ)
4 Jerson Luiz (RJ)
Open Feminino
1 Victória Moraes (RJ)
2 Yumi Vasconcelos (RJ)
3 Vitoria Caroline (RJ)
4 Bruna Fortini (RJ)
Sub 16 Masculino
1 Sócrates Santana (RJ)
2 Thiago Barros (RJ)
3 Gabriel Freeman (ES)
4 João Vitor (ES)
Ranking UBCS após quatro etapas
Profissional Masculino
1 Israel Salas – 3180
2 Ailton Neto – 3110
3 Lucas Nogueira – 3005
4 Dionatan Barroso – 2610
5 Francirley Ferreira – 2235
Open Masculino
1 Lucio Santana – 3450
2 Everton Souza – 2710
3 André Luiz – 2580
4 Filipe Souza – 2560
5 Jerson Luiz – 2390
Open Feminino
1 Victória Moraes – 3590
2 Yumi Vasconcelos – 3200
3 Paula Alonso – 2565
4 Bruna Fortini – 2445
5 Janiara Alves – 2310
Sub 16 Masculino
1 Sócrates Santana – 4000
2 Luan Tavares – 2790
3 Carlos Henrique – 2470
4 Filipe Ventura – 2220
5 Thiago Barros – 2200