Billabong Rio Pro

Medina passa direto

0
980x582

Gabriel Medina brilha na estreia e avança à terceira fase do Billabong Rio Pro. Foto: © ASP / Smorigo
 

Atual líder do ranking mundial, o paulista Gabriel Medina mandou bem na estreia e avançou direto à terceira fase do Billabong Rio Pro, etapa do WCT que acontece no Postinho da Barra da Tijuca (RJ).

Em ondas de 1 metro e formação regular, Medina imprimiu um forte ritmo na água e somou 7.60 e 6.93 para derrotar o compatriota Raoni Monteiro e o australiano Adrian Buchan.

Raoni começou muito bem, entubando de backside para receber 7.50 dos juízes, mas não conseguiu outra nota expressiva e caiu para a repescagem junto com Buchan.

Medina também encontrou alguns tubos e decolou em grande estilo. “É muito bom estar de volta ao Brasil. A praia ainda está um pouco vazia porque o dia está começando, mas nós sabemos como fica aqui e essa torcida serve de motivação pra gente. Estou muito feliz por ter passado a primeira fase e isso é importante porque já elimina uma bateria e te dá confiança para o restante do campeonato”, diz Medina.

O atleta está com sedento por uma vitória no Brasil, principalmente depois de ficar engasgado com suas derrotas nas duas últimas edições do Billabong Rio Pro.

Em 2012, ele caiu diante de Peterson Crisanto na repescagem. Depois de ter a cordinha da sua prancha partida e sair nadando para buscar o equipamento, o atleta foi resgatado pelo jet-ski de apoio, levado ao outside e forçado pela direção de prova a sair da água e entrar remando.

Naquela ocasião, o diretor de prova Daniel Friedmann revelou que o piloto do jet agiu de forma precipitada e que não deu nenhuma autorização pelo rádio.

Em 2013, Medina foi até a semifinal e travou uma batalha incrível com Adriano de Souza. Eles se revezaram na liderança do início ao fim, mas quem levou a melhor foi Adriano, por uma diferença de apenas 14 centésimos.

“Essas duas etapas serviram como experiência para mim. Com certeza eu não quero dar mole para os meus adversários”, revela Medina.

Algoz do atleta nas quartas-de-final em 2013, Adriano de Souza não conseguiu encaixar seu surf na primeira bateria do dia e perdeu por muito pouco para o português Tiago Pires. Na última onda, ele precisava de 5.04 e recebeu 4.93 dos juízes.

Quem também se deu mal foi o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater. Em uma bateria com ondas inconsistentes, Slater viu o novato australiano Mitch Crews comandar as ações com 7.57 e 5.50.

Convidado pela Billabong para disputar a prova, Peterson Crisanto também não entrou em sintonia com as ondas e amargou o terceiro lugar.

Primeira fase do Billabong Rio Pro 2014

1 Tiago Pires (Por) 9.70, Adriano de Souza (Bra) 9.60 e Sebastian Zietz (Haw) 6.40
2 Gabriel Medina (Bra) 14.53, Raoni Monteiro (Bra) 10.17 e Adrian Buchan (Aus) 7.87
3 Taj Burrow (Aus) 10.10, Brett Simpson (EUA) 7.83 e Adam Melling (Aus) 7.24
4 Joel Parkinson (Aus) 13.67, Jeremy Flores (Fra) 12.20 e Glenn Hall (Irl) 8.67
5 Mitch Crews (Aus) 13.07, Kelly Slater (EUA) 8.90 e Peterson Crisanto (Bra) 8.53
6 Kolohe Andino (EUA) 13.10, David do Carmo (Bra) 10.30 e Mick Fanning (Aus) 10.07
7 Josh Kerr (Aus), Bede Durbidge (Aus) e Dion Atkinson (Aus)
8 Jordy Smith (Afr), Freddy Patacchia (Haw) e Travie Logie (Afr)
9 Julian Wilson (Aus), Filipe Toledo (Bra) e Aritz Aranburu (Esp)
10 Nat Young (EUA), Miguel Pupo (Bra) e Alejo Muniz (Bra)
11 Michel Bourez (Tah), Owen Wright (Aus) e Jadson André (Bra)
12 John John Florence (HAW), C.J. Hobgood (EUA) e Matt Wilkinson (Aus)

Primeira fase do Billabong Rio Women’s Pro 2014

1 Bianca Buitendag (AFR), Coco Ho (HAV), Nikki Van Dijk (AUS)
2 Sally Fitzgibbons (AUS), Dimity Stoyle (AUS), Johanne Defay (FRA)
3 Carissa Moore (HAV), Paige Hareb (NZL), Silvana Lima (BRA)
4 Tyler Wright (AUS), Pauline Ado (FRA), Tatiana Weston-Webb (HAV)
5 Stephanie Gilmore (AUS), Laura Enever (AUS), Alana Blanchard (HAV)
6 Lakey Peterson (EUA), Malia Manuel (HAV), Alessa Quizon (HAV)