Espêice Fia

Direto de Mentawai

0

Dividi alguns line ups com Bruno Veiga em Fernando de Noronha tempos atrás. Mas, aos poucos, o via também atrás das lentes com o mesmo apetite em situações pesadas. Amigo da geração dos mad dogs (big riders baianos que moram nas ilhas havaianas) Danilo Couto, Yuri Soledade e Márcio Freire, podia ter partido junto com a turma e talvez seu destino tivesse sido o mesmo, mas Bruno vem há algum tempo sendo figura conhecida pela fotografia e agora guia de surf nas ilhas Mentawai.

Perambulando por aquela área desde 2007, quando seu amigo Kadu Maia (ainda sem pretensão de negócios no futuro) o chamou para fazer uma surf trip, ao voltar ao Brasil depois daquela primeira investida  viu que não conseguiria ficar muito tempo afastado daquelas ondas perfeitas.

Voltou e conheceu o argentino Sebastian Imizcoz, que havia morado em  São Paulo e já trabalhava em Mentawai. Ele abriu portas para Bruno trabalhar em barcos e resorts. Mas, desde a temporada passada, o baiano e sua mulher Tatiana – uma portuguesa gente fina – vêm, em parceria com Kadu Maia, tocando um dos dois barcos da companhia Mentawai Surf Charters, hora o Star Koat, hora o Moon Palikir.

Em recente trip às ilhas, bati muitos papos com Bruno, falamos de tudo um pouco, mas a instigação, claro, era o surf, até porque, sempre fissurado com as ondas e interessado com a grande rotatividade de clientes, fica-se sabendo de muitas noticias de bastidores.

Em muitas ocasiões, Bruno era o primeiro a entrar na água, pois um guia competente procura passar todas as informações para os seus “guests”. No entanto, a sessão que mais marcou foi um fim de tarde em HT’s, onde ondas de 6 a 8 pés e algumas maiores vinham potentes na bancada. Peguei uma grande que veio já com pouquíssima luz. Quando saio adrenalizado do drop, vejo atrás Bruno tentando virar na base de uma onda com cerca de 10 pés em um stand up 7’10” quadriquilha. Assim que virou na base depois do drop, a prancha perdeu aderência e a espuma o engoliu, mas o momento foi adrenalizante. Pena não termos fotos do fim daquela session, mas o momento ficou marcado em nossas mentes.

E Bruno segue nessa, surfando, fotografando e guiando os surfistas em Mentawai, coisa que em certos pontos dá certo trabalho, mas isso é papo para texto futuro. Na galeria acima, vejam algumas das belas fotos de Bruno. Algumas de arquivo pessoal, outras atrás e na frente das lentes, provando sua evolução em diferentes facetas.

Fábio Gouveia
Campeão brasileiro e mundial de surfe amador, duas vezes campeão brasileiro de surfe profissional e campeão do WQS em 1998. É reconhecido como um ícone do esporte no Brasil e no Mundo. Também trabalha como shaper.