Disputa acirrada

0

Local Saulo Júnior garante vaga na segunda rodada do Onbongo Pro Surfing 2006. Foto: Aleko Stergiou.
Até o fim da tarde da terça-feira foram realizadas as 20 primeiras baterias da rodada de abertura do Onbongo Pro Surfing, etapa 6 estrelas do WQS que rola em Ubatuba, litoral Norte paulista.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

No decorrer do dia o vento ficou mais fraco e a formação das ondas melhorou um pouco, proporcionando boas paredes de 1 metro em média em Itamambuca.

 

A maioria dos atletas gostou da melhora e aprovou a mudança do evento para Ubatuba.

 

Entrada estratégica pelo famoso canal do canto direito de Itamambuca. Foto: Aleko Stergiou.
?Aqui é um dos lugares mais bonitos que já conheci, todas essas árvores, essa floresta, essa praia. E as ondas são bem melhores que as da praia Mole, onde rolou o campeonato no ano passado?, disse o norte-americano Shaun Burrell, um dos 18 estrangeiros que competiram no primeiro dia do evento.

 

Burrell classificou-se em segundo lugar na 11a bateria, vencida pelo pernambucano Sávio Carneiro com um dos somatórios mais altos do dia, 14.33 pontos.

 

O veterano cearense Fábio Silva foi um dos destaques e registrou as maiores pontuações do dia na 14a bateria.

 

Com notas 8 e 8.83 ele somou 16.83 pontos para superar o havaiano Tonino Benson, classificado em segundo lugar com 12.70 pontos.

 

A segunda maior soma apareceu na última bateria do dia, com o catarinense Felipe Ximenes registrando 16.50 pontos. Em segundo lugar na disputa ficou o paulista Junior Faria, autor da terceira maior soma: 14.94 pontos.

 

Entre os atletas locais, o conhecimento do pico não prevaleceu para todos que caíram na água. Pela manhã o jovem Robson Santos venceu a segunda bateria, mas o experiente Tadeu Pereira perdeu na seqüência.

 

Depois foi a vez de Isaías Silva dar adeus ao evento na nona disputa, eliminado em quarto lugar. No entanto, na 16a bateria Edgley Santos avançou em segundo lugar, atrás do baiano Flávio Costa.

 

Na seqüência Edgar Bischof não encontrou as ondas certas e acabou em último lugar, eliminado ao lado de Andrew Serrano, terceiro. Em segundo lugar ficou o espanhol Hodei Colazzo, com Alon Campestrini na primeira colocação.

 

Na 18a disputa dois locais tiveram total apoio da torcida para tentar uma dobradinha. Saulo Junior fez a parte dele e venceu com manobras fortes e precisas, mas Diego Santos perdeu a prancha no meio da bateria e acabou em quarto lugar.

 

O jovem catarinense Gustavo Schlickmann carimbou passagem para a próxima fase em segundo, com o local das Ilhas Canárias Julian Cuello em terceiro.

 

Nesta quarta-feira a competição tem início 8 horas, com encerramento previsto para às 17 horas.