Com 220 atletas de mais de 30 países, o Billabong ISA World Surfing Games 2010 começa nesta terça-feira (19/10) em Punta Hermosa, Lima, Peru.
Organizado pela ISA (International Surfing Association), o evento é considerado como as olimpíadas do surf e reúne oito surfistas de cada país em três categorias: Masculino, Feminino e Longboard.
O Brasil é representado por Filipe Toledo, Gutembergue Silva, Alan Jhones e Peterson Crisanto (Masculino), Estefany Freitas e Silvana Lima (Feminino), além de Rodrigo Sphaier e Jefson Silva (Longboard).
O país tenta sua segunda medalha de ouro no ISA Games, já que única vitória brasileira na competição por equipes aconteceu no ano 2000, quando o evento foi realizado na praia de Maracaípe (PE).
Tetracampeã, a Austrália é o time que mais vezes conquistou o torneio. Já os sempre favoritos norte-americanos venceram a disputa do ano passado, realizada na Costa Rica, e são os atuais campeões (o Brasil terminou em nono lugar).
A cerimônia de abertura foi realizada na última segunda-feira e foi comandada por Fernando Aguerre, presidente da ISA. Atletas peruanos também marcaram presença, como Sofia Mulanovich, campeã do circuito mundial em 2004, e Gabriel Villarán, medalhista de bronze no ISA Games do ano passado.
O evento é transmitido ao vivo pelo site Billabong ISA Games.
Seleção brasileira Billabong no ISA Games 2010
Open Masculino
Filipe Toledo (SP), Gutembergue Silva (CE), Alan Jhones (RN) e Peterson Crisanto (PR)
Open Feminino
Estefany Freitas (CE) e Silvana Lima (CE)
Longboard
Rodrigo Sphaier (RJ) e Jefson Silva (SP)
Galeria de campeões do ISA Games por equipes
1996 – Huntington Beach, EUA – Estados Unidos
1998 – Carcavelos, Portugal – Austrália
2000 – Maracaípe, Brasil – Brasil
2002 – Durban, África do Sul – África do Sul
2004 – Salinas, Equador – Austrália
2006 – Huntington Beach, EUA – Austrália
2008 – Costa de Caparica, Portugal – Austrália
2009 – Playa Hermosa, Costa Rica – Estados Unidos